SUV médio tem mais potência e desempenho nas versões com motor 2.0 aspirado flex, mas opção híbrida se destaca pelo consumo Pergunta: na hora da compra de um carro, você prioriza menor consumo ou mais potência? A resposta, com certeza, vai depender da preferência e uso diário. Mas, acredito que essa seja uma forte questão do consumidor na hora de escolher entre o Toyota Corolla Cross 2.0 flex ou o híbrido flex. Mas, afinal, quais são as principais diferenças entre as configurações e os pontos fortes de cada uma? Autoesporte explica agora!
Vamos começar com um panorama de mercado. Em 2024, o SUV médio vendeu 47.802 unidades. Desse total, 13.459 correspondem ao modelo híbrido. Lembrando que o portfólio do utilitário conta com cinco versões, com preços entre R$ 179 mil e R$ 220 mil. Veja a tabela:
Preços do Toyota Corolla Cross 2026
Importante reforçar que, em termos de dimensões, não há diferenças. O Toyota Corolla Cross tem, em todas as versões, 4,46 metros de comprimento, 2,64 m de entre-eixos, 1,82 m de largura e 1,62 m de altura. Medidas, aliás, que se refletem em um espaço confortável na cabine para pernas e cabeça, embora pessoas mais altas fiquem mais apertadas na segunda fileira.
O que muda, no entanto, é o peso. Isso porque a versão híbrida tem 20 kg a mais que o modelo a combustão (1.440 kg contra 1.420 kg com peso em ordem de marcha). Por fim, no porta-malas, o SUV médio da Toyota oferta 440 litros de volume. Não é muito espaço, mas ainda sim comporta uma boa quantidade de bagagens e supera o principal rival, Jeep Compass, que tem 410 litros.
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Motor e consumo
Quando o assunto é conjunto mecânico e consumo, temos uma inversão de papéis interessante de pontuar. O Toyota Corolla Cross a combustão é equipado com o motor 2.0 aspirado flex de 175 cv de potência e 21,3 kgfm de torque, atrelado ao câmbio automático CVT que simula 10 marchas. Como verão mais a frente, ele é mais potente que o modelo híbrido.
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Um ponto curioso é que esse câmbio tem como característica trocas de marchas mais arrastadas e progressivas, então o condutor sente uma certa demora para atingir velocidades mais altas, embora o desempenho seja bem honesto para o SUV.
Motor 2.0 aspirado a gasolina do Corolla Cross rende 175 cv de potência, 53 cv a mais que a versão híbrida
Lucas Cardoso/Autoesporte
Em contrapartida, o arranque é quase que imediato. Isso porque a primeira marcha desse sistema tem uma engrenagem mecânica que auxilia na arrancada e só depois entra a operação do câmbio CVT de fato. Ou seja, é uma sacada da fabricante para que o carro tenha uma entrega maior de força. Com isso, o 0 a 100 km/h do Corolla Cross 2.0 flex ocorre em 9,8 segundos, segundo a Toyota.
Falando de consumo, as médias não chegam a impressionar. Segundo o Inmetro, o Corolla Cross 2.0 flex faz médias de 7,6 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada, quando abastecido com etanol. Com gasolina, as médias são de 11,2 km/l e 13 km/l, respectivamente.
Toyota Corolla Cross está disponível em cinco versões no mercado brasileiro
Renato Durães/Autoesporte
Já a versão XRX Hybrid traz o motor 1.8 flex aliado a duas unidades elétricas. O conjunto é capaz de desenvolver discretos 122 cv combinados (menos que um Renault Kardian) e 16,6 kgfm de torque gerados pelo motor elétrico. São 53 cv a menos que as versões a combustão. O câmbio é chamado pela Toyota de e-CVT, mas na verdade é uma caixa transeixo que faz a junção e distribuição inteligente de forças entre o torque do motor elétrico e 1.8 aspirado de ciclo Atkinson.
Esse conjunto, por exemplo, se daria bem em SUVs compactos menos pesados. Mas, no caso do Corolla Cross, que pesa quase 1,5 tonelada, o desempenho deixa a desejar. Tanto que o 0 a 100 km/h do Corolla Cross Hybrid ocorre oficialmente em 12,4 segundos, 2,6 s acima da configuração flex.
No entanto, quando o assunto é consumo, o Corolla Cross Hybrid faz jus à fama de que carros híbridos são econômicos. Em nosso especial de modelos eletrificados, ele registrou média de 16,7 km/l de gasolina após 1.250 km, com a maior parte do trajeto em rodovias, o que, em teoria, faz o consumo ser pior.
Toyota Corolla Cross híbrido se destaca no consumo de até 17,7 km/l na cidade, quando abastecido com gasolina
Renato Durães/Autoesporte
Nos números oficiais do Inmetro, o Corolla Cross Hybrid alcança 17,7 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Quando o combustível for etanol, nessas mesmas condições, o SUV marca 12,5 km/l e 10,1 km/l.
Lista de equipamentos
Em março deste ano, o Toyota Corolla Cross chegou à linha 2026 com algumas melhorias. Ganhou sete airbags desde a versão de entrada (antes eram seis) e lanternas traseiras de LED desde a configuração mais em conta. As versões XRX, GR-Sport e XRX Hybrid passam a ter câmera 360° e o painel de instrumentos é digital em todas as opções (com 7 polegadas na XR e 12,3″ nas demais).
Acabamento claro do Corolla Cross deixa um pouco a desejar na comparação com o mercado
Renato Durães/Autoesporte
Além disso, a antiga central multimídia de 9 polegadas foi substituída por uma nova interface, de 10 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Com a adoção do novo sistema, o pacote de mídia passa a ser compatível com cabos USB-C. Para completar, a garantia do Corolla Cross pode agora ser estendida em até dez anos.
Importante reforçar que as versões XRX e XRX Hybrid ofertam, basicamente, a mesma lista de equipamentos. Desse modo, o que muda é o conjunto mecânico. Confira os equipamentos de todas as versões disponíveis do Toyota Corolla Cross:
XR (R$ 179.190) – seis airbags, faróis de LED, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado digital, banco traseiro bipartido, central multimídia com espelhamento (Android Auto e Apple CarPlay), volante multifuncional com acabamento de couro, painel de instrumentos (7 polegadas), assistente de mudança de faixa, frenagem de emergência e piloto automático;
XRE (R$ 191.190) – itens da XR + lanternas traseiras de LED, paddle-shifter, carregador de celular por indução, chave presencial, sistema de partida por botão, painel de instrumentos (12,3 polegadas);
XRX (R$ 207.990) – itens da XRE + ar-condicionado dual zone, banco do motorista com regulagem elétrica, moldura superior das janelas com acabamento cromado, teto-solar elétrico com função antiesmagamento e acionamento elétrico de abertura e fechamento do porta-malas, alerta de ponto-cego;
GR-S (R$ 214.590) – itens da XRX + acabamento interno com tecido premium, design exclusivo Gazoo Racing, retrovisores externos e teto preto metálico;
XRX Hybrid (R$ 219.890) – faróis de LED, lanternas traseiras de LED, carregador de celular por indução, chave presencial, sistema de partida por botão, painel de instrumentos (12,3 polegadas), central multimídia (com Android Auto e Apple CarPlay), volante multifuncional com acabamento de couro, assistente de mudança de faixa, frenagem de emergência, piloto automático, acionamento elétrico de abertura e fechamento do porta-malas, teto-solar panorâmico, ajustes elétricos dos bancos dianteiros e carregador de celular por indução.
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