Levamos a caminhonete mais rápida do Brasil para um teste em pista; será que a Raptor surpreendeu? A Ford Ranger Raptor é a versão esportiva de uma das caminhonetes mais tradicionais do Brasil. Seu mérito é ser o veículo com caçamba mais rápido vendido por aqui, graças ao motor V6 a gasolina de quase 400 cv e ao câmbio automático do Mustang Mach-1. A brincadeira está avaliada em R$ 466.500 — quase o preço de uma F-150, que hoje custa R$ 479.990
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Levamos a picape média ao Rota 127, o campo de provas da Autoesporte, para acelerar ao máximo e testar os limites da Raptor. Será que ela atingiu seus números de fábrica? Os freios deram conta de parar este brucutu de 2.400 kg? É o que vamos descobrir.
Ford Ranger Raptor tem motor 3.0 V6 que entrega 397 cv de potência
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Anote a receita da fera, pois a Raptor tem motor 3.0 V6 a gasolina capaz de entregar 397 cv de potência e 59,4 kgfm de torque. Nenhuma outra picape do segmento oferece números parecidos. A versão vendida nos Estados Unidos tem 411 cv, mas a Ford optou por lançar e importar para o Brasil o modelo tailandês, que segue normas mais rígidas de emissões. As demais versões da Ranger são feitas na Argentina.
Seu câmbio automático de 10 marchas é o mesmo da F-150. A versatilidade da caixa impressiona, pois a Ranger pode ir de uma picape inofensiva a uma ave de rapina violenta em segundos. Coloque isso na conta do excelente controle eletrônico que faz boa leitura dos estímulos do motorista.
Em modos menos permissivos, a Ranger Raptor parece com a versão Limited, com seus 250 cv e 50 kgfm. Mas basta afundar o pé no acelerador de surpresa para sentir as costas grudando no banco instantaneamente e um somo de esportivo invadir a cabine. A reatividade da picape chama atenção, mas, antes de partirmos para os números, vamos explicar como são feitos os testes de Autoesporte.
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Como você pode ver nos resultados ao fim da matéria, avaliamos os seguintes critérios: aceleração, retomada de velocidade, frenagem, consumo de combustível e velocidade real a 100 km/h (a exibida no painel de instrumentos nem sempre está correta). O teste é conduzido por um piloto profissional e os números são coletados e armazenados por um aparelho chamado Vbox. Após algumas passagens, calculamos uma média para sacramentar o resultado final.
Ford Ranger Raptor acelerou feito um Golf GTI na pista
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A Ford declara que a Ranger Raptor vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. No teste da Autoesporte, a picape cumpriu a marca em 6,5 s, igualando o resultado da antiga geração do Volkswagen Golf GTI, por exemplo. Além disso, a picape levou 27,1 s para percorrer 1.000 m, finalizando o trajeto com a velocidade final de 183 km/h.
Ranger Raptor vai bem nas retomadas
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Ainda que o resultado de aceleração seja 0,7 s inferior em comparação com os dados de fábrica, a Ranger Raptor mostrou bastante vigor nas retomadas. Pisando fundo, a picape levou 3,2 s para ir de 60 a 100 km/h e 3,9 s para ir de 80 a 120 km/h.
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Falando sobre os freios a discos ventilados nas quatro rodas, a Raptor percorre 45 metros para ir de 100 km/h a zero. A Ford reforçou a suspensão da picape, não apenas para aguentar curvas mais ousadas como também mitigar a tendência de embicar sua dianteira para baixo em frenagens mais vigorosas. Os amortecedores especiais, desenvolvidos pela Fox, são itens de série no Brasil.
Amortecedores estão mais rígidos para conter o balanço da carroceria
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O pedal do acelerador é realmente tentador. O motorista se sente estimulado a pisar fundo o tempo todo, característica reforçada pelo gargarejo do motor e pelos bancos esportivos que seguram bem o corpo. Na cidade, não há como brincar muito. Aliás, este definitivamente não é seu habitat.
Isso porque a picape é muito grande para as ruas brasileiras, principalmente em uma cidade apertada como São Paulo. Seus 5,36 m de comprimento (cresceu 1 cm em comparação com a Ranger normal) e 2,21 m de largura (19,3 cm a mais!) deixam tudo complicado, por mais que as câmeras 360° ajudem a manobrar em áreas limitadas. O funcionário de um estacionamento chegou a sugerir que eu parasse em outro lugar para não ter de lidar com este “brucutu”.
Estribo personalizado facilita o acesso à picape
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O consumo de combustível nos surpreendeu. Mesmo com seu corpanzil de 2.400 kg e o motor V6 a gasolina de quase 400 cv, a Ranger Raptor pode marcar 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, segundo o Inmetro. Para uma picape média que não bebe diesel e tem proposta esportiva, é um resultado excelente. Coloque-o na conta do câmbio com relações elásticas que priorizam o consumo em baixas rotações.
Por dentro, a Raptor tem os forros de teto e das portas pintados de preto e acabamentos laranja. O volante é multifuncional e tem um desenho exclusivo, além de aletas atrás para trocas de marcha. Os assentos mesclam couro e suede, e os bancos dianteiros são tipo concha com ajustes elétricos.
Interior da Ranger Raptor tem acabamento alaranjado
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O painel de instrumentos e a central multimídia estão empatados em 12,4 polegadas. A diferença é que o cluster tem tela na horizontal, enquanto a central multimídia é vertical. Há conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Detalhe do acabamento do teto da Ranger Raptor
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O pacote de assistências é parecido com o da versão Limited e oferece frenagem autônoma de emergência e leitura de pedestres e ciclistas, assistente autônomo de frenagem em marcha ré, assistente de manobras evasivas, controle de velocidade adaptativo e assistente de permanência em faixa. Desde o começo do ano, a Raptor tem preparação para reboque de série, capaz de tracionar até 2.240 kg, com engate e soquete para iluminar um trailer, por exemplo.
Uma picape memorável
Ford Ranger Raptor é picape para encarar fortes aventuras
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Não há algo parecido com a Ranger Raptor na concorrência, e isso pesa muito a favor da picape. É um carro de nicho que mira o “patrão” do agro, acelera como esportivos menores e ainda traz toda a versatilidade da caçamba de 1.200 litros.
Infelizmente, aos que moram nos grandes centros urbanos, o dia a dia com a picape se torna quase impraticável. Se você está em uma das capitais do Centro-Oeste, divirta-se com a Ranger Raptor!
Ford Ranger Raptor — Teste instrumentado
Ford Ranger Raptor 2024 — Ficha técnica
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