Em resposta ao avanço chinês e à baixa demanda por elétricos, marca japonesa planeja colocar no mercado 13 novos carros híbridos até 2030 Em entrevista concedida à revista britânica Autocar, o CEO da Honda, Toshihiro Mibe, confirmou uma nova estratégia global para o segmento de veículos híbridos. De acordo com o executivo, a empresa japonesa vai apostar no que chama de “sistema híbrido mais eficiente do mundo”.
Durante a conversa, Toshiriro afirmou que modelos do tipo serão priorizados dentro dos novos investimentos da empresa e ganharão mais espaço dentro do portfólio como forma de compensar a queda na demanda por carros elétricos. Além disso, serão uma resposta direta da marca ao avanço das rivais chinesas BYD e GWM.
Detalhes sobre o funcionamento do conjunto não foram revelados, mas desde já sabe-se que será do tipo tradicional — ou seja, sem necessidade de recarga externa, como em modelos plug-in. O sistema virá associado aos motores 1.5 ou 2.0 a gasolina. No primeiro caso, a marca diz que ampliou em 40% a faixa das rotações em que a unidade é mais eficiente.
Honda Civic terá nova geração em 2027 já com o sistema híbrido super eficiente
Renato Durães
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A versão com motor 2.0, por sua vez, será destinada a modelos maiores. Nos dois casos, a marca diz que haverá total compatibilidade de peças e uso ampliado de componentes comuns para redução dos custos de fabricação.
Ambas as variantes oferecerão o melhor desempenho térmico entre todos os motores de combustão do mercado, afirma a Honda. O motor elétrico usado no conjunto será bem menor e mais leve para otimizar ainda mais a estrutura.
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Carros híbridos mais leves e baratos
A chegada dos dois sistemas híbridos coincidirá com o lançamento de uma nova plataforma, cuja promessa é de avanços importantes em conforto e segurança. Para carros de médio porte, por exemplo, a base será 90 kg mais leve e a estrutura de carroceria será simplificada em relação à arquitetura atual.
A meta da Honda é reduzir o consumo de combustível em mais de 10% na comparação com a safra de híbridos hoje à venda.
Até 2030, HR-V também deve trocar de geração
Renato Durães/Autoesporte
Os novos modelos também serão mais baratos de produzir e compartilharão pelo menos 60% de suas peças, incluindo o compartimento do motor e o assoalho traseiro. Os conjuntos híbridos, por sua vez, terão custo de produção 30% inferior em relação a sistemas equivalentes lançados em 2023.
Próximos lançamentos
Até 2030, a Honda planeja vender 1,3 milhão de híbridos por ano. O cronograma prevê o lançamento de 13 novos modelos do tipo até o final da década, o que deve incluir as novas gerações de veículos importantes para a marca como Civic, HR-V, CR-V e Fit. “A demanda por veículos híbridos está crescendo”, enquanto “a expansão do mercado de veículos elétricos ficou abaixo da projeção inicial”, justificou Mibe.
Já para 2040, o objetivo é oferecer apenas veículos elétricos com bateria ou célula de combustível. Por fim, em 2050, a meta é alcançar neutralidade de carbono em todas as operações.
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