Tunland terá duas versões no mercado nacional, V7 e V9, e até 10 anos de garantia Em junho de 2024, a marca chinesa Foton prometeu ingressar no disputado segmento de picapes médias no Brasil. Agora, a empresa confirma que vai lançar as novas Tunland V7 e Tunland V9 ainda no mês de junho. A família, aliás, marca o lançamento da primeira picape com motorização híbrida leve a diesel no mercado nacional.
Vale lembrar que, inicialmente, a estreia estava prevista para acontecer em janeiro deste ano. Mas, apesar da demora, a novidade mantêm-se a mesma e chega em duas versões: V7, mais voltada ao trabalho pesado, e a V9, com proposta urbana. Ambas já foram, inclusive, flagradas rodando em cegonhas, conforme publicações recentes do @placaverde.
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Embora os valores não tenham sido revelados, estima-se que a nova Foton Tunland tenha preço inicial na casa dos R$ 230 mil. Isso porque, segundo a própria marca, o modelo será cerca de 20% mais barato que Ford Ranger e Toyota Hilux, que partem de R$ 238.900 e R$ 274.690, respectivamente, nas versões de cabine dupla. Além disso, a promessa é de 10 anos anos de garantia. Mais informações serão divulgadas em breve.
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Como é a Foton Tunland?
Independente da versão, a Tunland é equipada com motorização 2.0 turbodiesel capaz de entregar 175 cv e 45,9 kgfm de torque, auxiliado por um motor elétrico de 48 V. O conjunto é combinado a um câmbio automático ZF de oito marchas e sistema de tração 4×4.
Embora compartilhem a base mecânica, as versões têm características distintas. Enquanto a Tunland V7 usa suspensão traseira com eixo rígido e feixe de molas, o que reforça o apelo utilitário, a Tuland V9 aposta em uma configuração mais voltada ao conforto, com suspensão traseira do tipo McPherson e maior foco no uso urbano.
As duas versões da Tunland apresentam propostas para diferentes perfis de consumidores
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Essa diferença também se reflete no acabamento interno e na lista de equipamentos, a exemplo do teto-solar panorâmico exclusivo da versão urbana, a V9. No entanto, as duas picapes vêm de série com seis airbags (frontais, laterais e cortina), ar-condicionado dual zone automático, acesso sem chave, freio de estacionamento eletrônico e assistente de partida em rampa.
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Na parte de conectividade e tecnologia, destaque para o painel de instrumentos e a central multimídia de 14,6 polegadas, que equipam ambas as versões. Além disso, há o pacote ADAS com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, bem como assistente de permanência em faixa.
Tunland V7 e V9 são equipadas com painel de instrumentos digital e central multimídia de 14,6 polegadas
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Quanto às dimensões, as duas versões da Foton Tunland apresentam 5,61 metros de comprimento e 3,35 m de entre-eixos, diferenciado-se na largura e altura. Nesse quesito, a V9 é ligeiramente mais robusta: com 2,09 metros de largura e 1,95 metro de altura, ante os 2 m de largura e 1,91 m de altura da V7. Em ambas, a capacidade de carga chega a uma tonelada.
Os números de eficiência energética do Inmetro ainda não foram divulgados, mas os dados publicados pela Foton na China revelam autonomia estimada de até 960 km, com consumo médio na casa dos 12,5 km/L.
Foton V7 é ligeiramente menor e menos larga que a V9
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Foton planeja produção nacional
A Foton aposta em um plano de expansão para crescer no Brasil. A marca chinesa, que já atua no país com caminhões, quer alcançar 1.000 unidades vendidas da Tunland ainda em 2025. Para isso, pretende abrir um novo centro de distribuição de peças no Brasil para suprir a demanda dos novos modelos. Até o momento, existem 30 concessionárias espalhadas pelo Brasil.
A empresa chinesa também já mencionou os planos de abrir uma fábrica no Brasil até 2028. Na época da apresentação da Tunland, Fabio Pontes, gerente de operações da Foton no Brasil, chegou a dizer que a produção nacional deve começar com o envolvimento de uma empresa parceira. Em seguida, a ideia é inaugurar uma unidade fabril. Os investimentos para essas ações, no entanto, ainda não foram anunciados.
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