Novos modelos chegarão ao Brasil primeiramente com motor a diesel para não repetir o erro da BYD Shark de ofertar apenas versões híbridas O calendário de lançamentos da chinesa GWM promete ser um dos mais recheados do mercado neste ano de 2025. Após a estreia do Tank 300, realizada no início de abril, a marca prepara mais novidades e promete ampliar o portfólio nacional nos próximos meses com a chegada de mais dois modelos: a picape média Poer e o SUV grande de luxo Haval H9. Ambos já circulam em testes no Brasil e devem ser lançados por aqui ainda no terceiro trimestre.
Protótipos têm circulado com certa frequência nas ruas e revelado detalhes do que a GWM prepara. O flagra mais recente foi publicado no Instagram pelo perfil Placa Verde e mostra os dois utilitários camuflados rodando juntos. Os testes, neste momento, envolvem tanto acertos de suspensão e direção, como medições relacionadas à emissão de gases e adequação ao combustível brasileiro.
Falando em combustível, a GWM deverá adotar estratégia inédita no Brasil e lançar tanto a picape Poer quanto o SUV H9 já com motor a diesel. O propulsor em questão será um 2.4 turbodiesel associado a um câmbio automático de nove marchas. Em mercados da Ásia e Oceania, o powertrain entrega 186 cv de potência e 48,9 kgfm de torque. Entretanto, a GWM afirma que as especificações devem ser revisadas no Brasil, provavelmente para uma entrega de números maiores.
Initial plugin text
A oferta de um propulsor turbodiesel será providencial para a marca enfrentar a concorrência, já que nos dois segmentos — tanto o de picapes quanto o de SUVs — o motor a óleo é praticamente uma exigência do público. Com isso, a GWM não repetirá o erro da BYD Shark de oferecer somente versões híbridas no catálogo. Um conjunto eletrificado até está nos planos, mas, como dito, não como opção única.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Como é a picape Poer
GWM Poer terá motor 2.4 diesel no Brasil
Divulgação
Ao todo, a Poer mede 5,41 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,88 m de altura e 3,23 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, a Toyota Hilux, atual líder da categoria, possui 5,32 m de comprimento e 3,08 m de entre-eixos. A caçamba tem capacidade de carga de 1.050 kg, ao passo que a distância em relação ao solo é de 22,7 centímetros.
Estruturalmente, a picape segue receita típica do segmento e adota plataforma com carroceria sobre chassi de longarina. Assim, o sistema de tração 4×4 é convencional, com direito a eixo cardã e diferencial traseiro mecânico blocante. Há, também, a opção de bloqueio do diferencial dianteiro.
H9 leva até sete passageiros
GWM Haval H9 vai brigar com Toyota SW4 e companhia
Divulgação/GWM
O Haval H9, por sua vez, é um SUV de grande porte de até sete lugares com as seguintes dimensões: 5,07 metros de comprimento (com o estepe exposto), 2,85 m de entre-eixos, 1,98 m de largura e 1,93 m de altura. Em relação ao Toyota SW4, seu principal concorrente, o representante da GWM é consideravelmente maior em todas as dimensões: 27 cm em comprimento e cerca de 10 cm em largura, altura e entre-eixos.
A lista de equipamentos inclui tecnologias como quadro de instrumentos digital, central multimídia de 15 polegadas, comando de voz com IA, faróis de LED com ajuste automático e equipamentos ativos de segurança (Adas), como frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e assistente de permanência em faixa.
Initial plugin text
Produção nacional
Tanto a Poer quanto o H9 serão apresentados na virada do semestre e chegarão ao Brasil inicialmente importados da China. Posteriormente, em 2026, ganharão as linhas de montagem da fábrica de Iracemápolis (SP) em setor dedicado apenas a produtos de sua plataforma de carroceria sobre chassi. Nas demais instalações, a planta produzirá o SUV Haval H6 com arquitetura monobloco. Este modelo, inclusive, será o primeiro a sair da unidade, ainda em 2025.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More