Correia dentada se quebra antes do esperado e há problemas no atuador da embreagem, segundos os proprietários Desde seu lançamento, em 2019, o Chevrolet Onix Plus se consolidou como um dos sedãs compactos mais populares do Brasil. Com bom espaço interno, tecnologia embarcada e motores eficientes, o modelo conquistou tanto consumidores particulares quanto motoristas de aplicativo.
Atualmente, o Onix Plus é oferecido em versões equipadas com o motor 1.0 turbo de até 116 cv ou 1.0 aspirado de 82 cv, ambos disponíveis com câmbio manual ou automático. Os preços partem de R$ 104.990 na versão de entrada LT e chegam a R$ 123.990 na topo de linha Premier.
O Chevrolet Onix Plus é a versão sedã do carro mais vendido do Brasil, o Chevrolet Onix
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A forte aceitação do público se reflete nos números: em 2023, o Onix Plus foi o sedã mais vendido do Brasil, com mais de 80 mil unidades emplacadas. No entanto, apesar do sucesso, o modelo não está livre de reclamações. Entre os problemas mais relatados por proprietários estão falhas no câmbio automático, desgaste prematuro da correia dentada e dificuldades com o sistema de freios.
Mas esses problemas comprometem a confiabilidade do sedã no longo prazo? A seguir, reunimos as principais reclamações de proprietários e analisamos como elas podem impactar a experiência com o Onix Plus.
Desgaste prematuro da correia dentada
Assim como visto no hatch, há queixas sobre a deterioração precoce da correia dentada banhada a óleo, levando a reparos custosos e inesperados, mesmo em veículos com baixa quilometragem. Diferente das correias convencionais, esse sistema utiliza uma lubrificação interna para reduzir o atrito e aumentar a durabilidade. No entanto, muitos proprietários afirmam que, na prática, o componente está apresentando falhas muito antes do previsto, gerando altos custos de reparo.
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De acordo com o manual do Onix Plus, a correia dentada deve ser substituída apenas aos 240 mil quilômetros ou 10 anos de uso. No entanto, há casos de donos que enfrentaram problemas graves antes mesmo dos 50 mil quilômetros, resultando em reparos que podem ultrapassar R$ 10 mil, dependendo da extensão do dano ao motor.
Problemas com o desgaste da correia banhada a óleo, por exemplo, não são cobertos pela garantia
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No Reclame Aqui, diversos relatos apontam para o mesmo problema: desgaste excessivo da correia, contaminação do óleo do motor por resíduos de borracha e falhas no funcionamento do propulsor. Um proprietário mencionou que percebeu barulhos anormais e perda de potência antes de levar o carro à concessionária, onde foi constatado que a correia estava se desintegrando. Em outro caso, um motorista relatou que o motor simplesmente parou de funcionar repentinamente, e o diagnóstico apontou falha na correia dentada, comprometendo válvulas e pistões.
Além dos custos elevados, a falta de um recall oficial por parte da Chevrolet gera incertezas entre os proprietários. Muitos argumentam que a marca deveria reduzir o intervalo de substituição da correia ou cobrir as falhas prematuras dentro da garantia, já que o problema tem ocorrido em diversos veículos com baixa quilometragem.
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Para evitar danos graves, especialistas recomendam que os donos do Onix Plus verifiquem o estado da correia a cada 40 mil km, fiquem atentos a sinais como ruídos incomuns no motor, perda de desempenho e aumento do consumo de óleo, e realizem a troca preventiva antes que o componente comprometa o funcionamento do motor.
Procurada pela reportagem, a montadora não respondeu a tempo da publicação. Atualizaremos este texto quando tivermos o posicionamento da Chevrolet.
Atuador da embreagem
A embreagem apresenta falhas mesmo em veículos novos
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Uma das reclamações recorrentes entre os proprietários do Chevrolet Onix Plus está relacionada ao atuador de embreagem, para as versões equipadas com câmbio manual. Muitos donos relatam que, com o tempo de uso, o pedal da embreagem fica mais baixo ou afunda completamente, dificultando as trocas de marcha e, em alguns casos, impossibilitando a condução do veículo.
No fórum Clube do Onix, diversos usuários compartilham experiências semelhantes. Em um dos relatos, um proprietário afirmou que, após alguns meses de uso, o pedal da embreagem começou a ceder e perdeu resistência gradualmente. A solução temporária foi bombear o pedal algumas vezes para recuperar a pressão, mas o problema voltou a ocorrer repetidamente até que foi necessária a substituição do atuador. Outro motorista mencionou que enfrentou dificuldades para engatar marchas e que, ao levar o carro à concessionária, o diagnóstico apontou vazamento de fluido do atuador hidráulico, exigindo um reparo não coberto pela garantia.
Além do desgaste prematuro, há relatos de ruídos estranhos ao soltar a embreagem, algo que também pode indicar falhas no sistema. Um usuário descreveu que percebeu um barulho semelhante a um rangido ou estalo ao soltar o pedal, principalmente em baixas rotações. O problema persistiu mesmo após ajustes na oficina autorizada, levantando dúvidas sobre a durabilidade do componente.
Com os problemas no pedal da embreagem, motoristas relatam dificuldades nas trocas de marcha o que, em alguns casos, impossibilita a condução do veículo
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No Reclame Aqui, várias queixas denunciam casos de embreagem apresentando falhas mesmo em veículos novos. Um consumidor que comprou um Onix Plus zero-quilômetro relatou que, com menos de 10 mil km rodados, o pedal começou a afundar até encostar no assoalho, impossibilitando o engate das marchas. Apesar de estar dentro da garantia, a concessionária tentou argumentar que a peça era de desgaste natural e que a troca não seria coberta integralmente, gerando insatisfação.
Em réplica ao usuário, a montadora relatou que “os itens do sistema de embreagem, fazem parte dos componentes sujeitos a desgaste natural, com cobertura de garantia de 12 meses ou 10.000 km, o que ocorrer primeiro. Portanto, o serviço em questão pode ser realizado mediante aprovação do orçamento, conforme descrito no seu Manual do Proprietário, página 238”.
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