Volkswagen Saveiro Cross usada: preços, equipamentos e ficha técnica
Sucesso da Fiat Strada Adventure fez com que a VW criasse a versão aventureira da picape em 2010 O segmento de picapes compactas foi dominado pela Fiat Strada nas últimas décadas, tanto na venda para o trabalho, quanto para o público que gosta do estilo e usa a caminhonete para o lazer. Nesse segmento, a Fiat oferecia um produto de sucesso, a versão Adventure, com apelo aventureiro e que era adornada por adereços plásticos e pneus de uso na terra.
A Volkswagen até tentou encarar a rival com a versão Trooper de sua Saveiro, mas não foi o suficiente. Por isso, em 2010, nascia a Saveiro Cross com a mesma receita: muitos plásticos pretos, suspensão levemente elevada e pneus lameiros. O modelo logo caiu na graça do público que gosta de caminhonetes. Comprar um usado, porém, exige alguns cuidados. Conheça mais sobre o carro a seguir.
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Versões e motorizações
No lançamento, a Saveiro Cross era vendida em versão única e tinha somente uma opção de carroceria, a de cabine estendida. Vinha com o mesmo motor 1.6 de 104 cv e 15,6 kgfm do Gol e do Voyage, além do câmbio manual de cinco velocidades.
Em 2015, a picape foi equipada com um motor 1.6 16v de até 120 cv e 16,8 kgfm quando abastecido com álcool. A única opção de transmissão continuava sendo o manual, mas a essa altura a Saveiro já havia recebido controle de tração com bloqueio eletrônico de diferencial como resposta ao Locker, da Strada, que precisava ser acionado manualmente.
Volkswagen Saveiro Cross 2015 é avaliada em R$ 66.236
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No mesmo ano chegou a carroceria com cabine dupla de duas portas. O banco traseiro para três pessoas, no entanto, era apertado e destinado a levar somente crianças com um certo conforto.
Consumo
Em relação ao consumo, a nova geração da Volkswagen Saveiro Cross pode fazer até 7,9 km/l com gasolina ou 11,4 km/l com etanol, ambos na cidade. Já as primeiras versões da picape, com motor 1.6 de 104 cv e 15,6 kgfm, são um pouco menos econômicas.
Consumo da Volkswagen Saveiro Cross
Equipamentos
Mesmo sendo uma versão topo de linha da Saveiro, a Cross nem sempre foi bem equipada. Quando foi lançada, em 2010, ar-condicionado, aquecimento, freios ABS, airbag duplo e sistema de som eram opcionais. Por outro lado, tinha direção hidráulica, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 15 e bancos revestidos parcialmente de couro.
VW Saveiro Cross passou a vir de série com central multimídia apenas em 2016
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Para a linha 2013, prevendo a legislação que obrigaria os equipamentos no ano seguinte, a Volkswagen colocou os freios ABS e o airbag duplo como itens de série.
A primeira grande mudança, no entanto, veio só na linha 2014, quando a picape teve a frente remodelada acompanhando as mudanças da linha Gol. Além das diferenças do interior, também começou a ser fabricada com ar-condicionado, sensor de ré, computador de bordo e sistema de som com Bluetooth.
Volkswagen Saveiro Cross foi reestilizada em 2014, assim como o Gol
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Em março de 2016, já como linha 2017, outra reestilização separou a Saveiro do Gol e do Voyage com uma frente exclusiva, que os “irmãos” acabaram adotando depois. A Cross passou a vir de série com central multimídia.
Em 2019, a Volkswagen enxugou o número de versões da Saveiro e deixou a Cross somente disponível com cabine dupla. A picape também passou a ser equipada com revestimento dos bancos em couro sintético na cor marrom. Desde então, segue sem alterações.
Tabela Fipe
Preços da VW Saveiro Cross 1.6 8v CE
Preços da Volkswagen Saveiro Cross 1.6 16v
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