Fiat lança minicarro elétrico que não tem portas e até uma criança pode dirigir
Fiat resgata nome Topolino da década de 1930 e será o carro elétrico mais barato da marca na Europa O Fiat Topolino retorna ao mercado europeu como uma releitura elétrica do charmoso carro italiano da década de 1930. Mas não se trata de um carro novo, e sim de uma adaptação do pequeno Citroën Ami – já testado pela Autoesporte –, com visual totalmente diferente, sem portas e que pessoas com 14 anos ou mais podem dirigir.
Podemos definir o Topolino como o pai do Fiat 500 clássico. O compacto, produzido na Itália entre 1936 e 1955, foi substituído e deu lugar ao gracioso hatch que conhecemos hoje.
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Dessa vez, a releitura moderna do Topolino vai conviver com o Fiat 500, algo que nunca aconteceu na história. E como o visual comprova, o modelo mais recente da Fiat também serviu de inspiração para o Topolino.
O Citroën Ami tem um visual mais futurista, com os faróis posicionados na linha do para-choque e linhas musculosas que demarcam a carroceria.
Fiat Topolino de 1936 foi sucesso de vendas na Itália
Divulgação
O Topolino, por sua vez, tem estilo retrô com faróis redondos, uma carroceria menos demarcada e pequenas rodas que imitam as calotas dos carros dos anos 1950.
O teto-solar do Topolino é de lona, exatamente como nos carros de 60 anos atrás. A pegada retrô continua na pintura verde-menta, no formato dos retrovisores e nas cordas que substituem as portas. Imagens da traseira não foram reveladas.
O pequeno Ami tem pegada futurista
Thais Villaça/Autoesporte
Um carro sem portas?
Exatamente. Tanto o Topolino quanto o Ami são homologados como quadriciclos no mercado europeu. Portanto, não têm portas e nem precisam de carteira de habilitação para dirigir. Qualquer pessoa com 14 anos completos pode dirigir a dupla sem restrições, mas alguns países exigem no mínimo 16 anos.
Até crianças podem dirigir o novo Fiat Topolino
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O Topolino dos anos 50 tinha motor de 550cc que era capaz de desenvolver 13 cv. A Fiat não divulgou dados oficiais da versão elétrica, mas considerando que o novo modelo é um Citroën Ami em outra roupagem, é possível que o compacto tenha os mesmos 8 cv de potência de seu irmão francês. A bateria tem míseros 5.5 kWh e proporciona autonomia para rodar 70 km e pode chegar até 45 km/h.
Vale lembrar que Fiat, Citroën, Peugeot e Jeep fazem parte do grupo Stellantis. Por isso, as marcas costumam lançar o mesmo carro em pegadas diferentes. Um exemplo recente no Brasil é a Fiat Scudo, que nada mais é do que um Citroën Jumpy com o logotipo da marca italiana.
Outro exemplo é o Peugeot Partner Rapid, que é um Fiat Fiorino com algumas diferenças visuais.
Interior do Citroën Ami servirá de base para o Fiat Topolino
Divulgação
O Citroën Ami é um verdadeiro sucesso de vendas na Europa, ao ponto de faltarem unidades nas concessionárias. Segundo a marca francesa, 83% dos clientes fazem uso pessoal do quadriciclo, enquanto os outros 17% são prestadores de serviço.
O modelo francês custa até 8,9 mil euros na Europa (R$ 49 mil), mas a tendência é que o Topolino seja mais caro.
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