Volkswagen Nivus GTS será o substituto e deve ter produção iniciada ainda em março; crossover tem o mesmo conjunto mecânico do hatch Passados menos de seis meses da confirmação da chegada do Nivus GTS ao mercado, a Volkswagen tirou oficialmente de linha o Polo GTS. A variante esportiva do hatch compacto não está mais no site da marca.
Autoesporte procurou a fabricante, que enviou a seguinte nota:
“A Volkswagen do Brasil confirma o encerramento da produção do Polo GTS, decisão estratégica que visa otimizar sua gama de produtos. Em 2025, a marca segue comprometida com a oferta de opções esportivas no mercado brasileiro, com o lançamento já confirmado dos novos Nivus GTS, Jetta GLI e Golf GTI. Trata-se do resgate da esportividade, com a ampliação do portfólio com alternativas para diferentes clientes e faixas de preço”.
Ainda em novembro, a versão esportiva do hatch deixou de ser produzida em São Bernardo do Campo (SP). Na ocasião, a Volkswagen já havia comunicado funcionários e fornecedores que sua montagem não seria retomada.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Volkswagen Polo GTS teve a produção encerrada no final de 2024
Cauê Lira/Autoesporte
O Volkswagen Polo GTS deixa o mercado após cinco anos de vida. Seu lançamento ocorreu em janeiro de 2020, à época por pouco menos de R$ 100 mil. Atualmente, o modelo era comercializado por R$ 158.590.
Initial plugin text
Volkswagen Nivus GTS será o sucessor
No entanto, mesmo com o fim da linha para o Polo GTS, a Volkswagen ainda não lançou oficialmente seu sucessor, o Nivus GTS. A produção em série do crossover deve ter início ainda em março, na mesma fábrica da Anchieta. O local também deve absorver a produção do Polo Track, a fim de abrir espaço na planta de Taubaté, no interior do estado, para a escalada na fabricação do Tera.
Desta forma, o SUV compacto com pegada esportiva deve ser lançado justamente no final do primeiro trimestre. Seu preço deve ficar na faixa de R$ 170 mil.
Volkswagen Nivus GTS será equipado com motor 1.4 turboflex
Jady Peroni/Autoesporte
Com visual já revelado no fim do ano passado, o Volkswagen Nivus GTS virá com a mesma mecânica do Polo GTS: motor 250 TSI 1.4 turbo flex da família EA211, com quatro cilindros, 16 válvulas e injeção direta de combustível, capaz de render 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com qualquer combustível.
O câmbio será automático de seis marchas, a caixa AQ250 da Aisin, com tração dianteira. Contudo, o esportivo terá ajustes exclusivos de suspensão e freios em relação ao novo Nivus já lançado no mercado nacional.
Visualmente, o novo Volkswagen Nivus GTS terá elementos exclusivos como malhas da grade do tipo colmeia, acabamento das tomadas de ar dianteiras em preto brilhante e toda a base do para-choque em tom escuro, e spoiler traseiro mais robusto, apliques em tom vermelho e rodas de liga leve aro 18 exclusivas.
Volkswagen Nivus GTS terá detalhes exclusivos
Jady Peroni/Autoesporte
A traseira é praticamente idêntica, exceção feita à inscrição GTS na tampa do porta-malas. O letreiro também aparece na extremidade das portas laterais dianteiras, quase coladas aos dois para-lamas frontais. Curiosamente, estão aplicadas diretamente ao vinco da carroceria, sem a presença de uma insígnia.
Já itens como a grade iluminada e as lanternas traseiras integradas por uma barra central de LED são iguais às da versão Highline 200 TSI. O teto terá pintura em preto brilhante, mas virá sem teto solar, que estará no Fastback Abarth a partir da linha 2026. Os faróis terão o mesmo formato do Tera, mas com arranjos internos diferentes.
A Volkswagen ainda não revelou o interior do novo Nivus GTS, mas espera-se que o acabamento traga bancos mesclando couro com tecido xadrez nas faixas centrais, costuras duplas vermelhas espalhadas por toda a cabine e peças imitando fibra de carbono com faixas avermelhadas no painel.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More