Nova caminhonete da montadora japonesa chega para rivalizar com Fiat Toro, Ram Rampage e futura Renault Niagara Ao contrário de outras fabricantes, a Toyota altera seus cronogramas com menor frequência — garantindo certa estabilidade aos seus projetos. Além disso, trabalha de modo mais discreto, sem causar tanto alarde em torno de futuros produtos. Mesmo assim, as coisas seguem movimentadas no caso da sua picape intermediária, que atende por ora sob a alcunha de Corolla picape.
Em convenção realizada com concessionários no fim do ano passado, a montadora garantiu aos presentes que a picape chegará ao nosso mercado em 2027. Mas, Autoesporte apurou que a Toyota planeja, caso tudo siga dentro dos conformes, antecipar o início da produção da caminhonete no complexo de Sorocaba (SP) para o segundo trimestre de 2026. É praticamente um ano após o começo da fabricação do Yaris Cross.
Toyota começa a construir nova fábrica do Corolla e picape híbrida em SP
O projeto, bom salientar, é desenvolvido no Brasil, e faz parte do plano de investimentos de R$ 11 bilhões da Toyota em nosso país até 2030.
O novo modelo será feito sobre a plataforma TNGA-C, e aproveitará elementos do Corolla Cross, como as colunas A e B. A caminhonete, contudo, terá entre-eixos alongado e será vendida sempre com cabine dupla — o SUV tem 2,64 m de entre-eixos. As projeções nesta matéria, de Kleber Silva, do @kdesignag, são meramente ilustrativas e, evidentemente, não refletem o produto final.
Corolla picape deve começar a ser produzida no segundo trimestre de 2026
Kleber Silva/KDesignAG
A nova caminhonete da Toyota chega para disputar espaço em segmento cada vez mais disputado. Não à toa, a Corolla caminhonete brigará com rivais de estirpe, como Fiat Toro, Ram Rampage, Ford Maverick e a futura Renault Niagara, com data de chegada prevista para 2026.
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O SoP (“Start of Production”, ou “Início da Produção” em tradução livre) da nova picape intermediária da Toyota deverá ocorrer no segundo trimestre de 2026, segundo fontes, justamente para não ficar tão para trás ante as rivais. Em outubro passado, inclusive, publicamos que a fabricante já trabalhava com fornecedores para obter os primeiros protótipos de peças e moldes da Corolla picape.
Conjunto mecânico da Corolla picape
A picape intermediária, vale ainda destacar, pode ser a responsável pela estreia da motorização híbrida flex plug-in (PHEV) da Toyota. A caminhonete terá baterias de 13,6 kWh de íons de lítio, com possibilidade de recarga externa e autonomia perto dos 50 km em modo elétrico.
É o mesmo conjunto da nova geração do Prius. O motor a combustão da Corolla picape híbrida flex será o 2.0 Dynamic Force aspirado, quatro-cilindros, 16V, da família Corolla, com injeção variável entre direta e indireta, atuando em ciclo Atkinson. Combinado ao propulsor elétrico, poderá entregar até 223 cv com gasolina. O câmbio e-CVT emula transmissão continuamente variável.
Nas opções de entrada, a Toyota Corolla picape deve usar o mesmo motor 2.0 flex Dynamic Force com ciclo Otto, sem quaisquer tipos de eletrificação, do sedã e do SUV. Neste caso, terá até 175 cv de potência e 20,8 kgfm de torque com etanol. O câmbio passa a ser um CVT com simulação de dez velocidades e engrenagem mecânica a fim de otimizar arrancadas na primeira marcha.
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