Autoesporte mostra o que há de mais marcante em um dos maiores eventos do mundo automotivo O Salão do Automóvel de Pequim, ou simplesmente Auto China 2024, é um dos maiores eventos da indústria automotiva mundial. A exibição, dividida em sete pavilhões no centro capital chinesa, recebeu ainda mais atenção graças ao crescimento das marcas locais e da importância da China em contexto internacional.
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Autoesporte viajou ao outro lado do mundo para trazer as principais novidades do evento. Confira abaixo os destaques do Salão de Pequim 2024.
1. Xiaomi entra no mundo automotivo
Xiaomi SU7 tem influências de Tesla e McLaren
Leonardo Felix/Autoesporte
A Xiaomi vendeu mais de 145 milhões de aparelhos celulares em todo o planeta em 2023. Em outra empreitada megalomaníaca, a marca entrou no segmento automotivo com a apresentação de seu primeiro carro elétrico, o SU7, em Pequim.
O futuro rival do Tesla Model 3 tem três configurações no mercado chinês e usará até as baterias da BYD. Na versão de entrada, Standard, o SU7 traz um motor elétrico de 295 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. A bateria é 73,6 kWh, que entrega uma capacidade de alcance de 700 km com uma única carga (no ciclo chinês).
Xiaomi SU7 no Salão de Pequim
Leonardo Felix/Autoesporte
O modelo também enfrentou atrasos e problemas de produção. Muitos clientes até cancelaram os pedidos e solicitaram a devolução do dinheiro. Mas, a expectativa da Xiaomi é de que o SU7 seja um sucesso absoluto.
Não há qualquer possibilidade do Xiaomi SU7 ser vendido no Brasil em um futuro próximo. Porém, com a entrada de tantas marcas chinesas no país, não custa sonhar…
2. Mercedes Classe G e Lamborghini Urus agora são eletrificados
Carro mais rústico da marca, Classe G agora tem versão elétrica
Divulgação
Duas coisas chamam atenção nas apresentações dos novos Classe G e Urus. A primeira (e mais óbvia) é que são dois modelos emblemáticos que recebem versões eletrificadas: o jipe alemão é elétrico e o esportivo italiano estreia conjunto híbrido plug-in para ficar ainda mais veloz.
A segunda é que se tratam de duas marcas ocidentais que optaram por mostrar seus carros na China, e não na Europa, como seria o mais comum. Isso revela a força do mercado chinês, que vem chamando atenção das fabricantes ocidentais.
Lamborghini Urus viajou da Itália até a China para ser mostrado em Pequim
Divulgação
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O Classe G recebeu um nome pra lá de exagerado: G580 with EQ Technology. O jipão entrega 587 cv e 118 kgfm de torque. Pisando fundo, pode ir de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. O Lamborghini, por sua vez, tem motor 4.0 V8 que, combinado aos propulsores elétricos, agora entrega 800 cv e 95 kgfm. Segundo a marca, o esportivo vai de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.
3. Marcas chinesas mostram carros que estarão no Brasil
Jaecoo 7 no Salão de Pequim
Divulgação
Certamente, o Salão de Pequim 2024 foi o mais generoso quando falamos do mercado brasileiro. Marcas como BYD, Chery, Jac, Zeekr, Neta, Omoda, Jaecoo e GWM apresentaram novidades que, em alguns meses, estarão em nossas ruas.
Começando pelas já presentes no Brasil, a BYD mostrou o sedã King e o SUV de luxo Yangwang U8. A Chery mostrou a reestilização do Tiggo 8, com novo visual que deve estrear no Brasil nos próximos meses.
GWM Wey 07 será vendido no Brasil
Leonardo Felix/Autoesporte
Uma das atrações da GWM foi o Haval H4, que chega para ocupar o posto de carro mais barato da marca no Brasil e, inclusive, deve ser produzido em Iracemápolis (SP). Os novos Wey 07, SUV elétrico de sete lugares, e o Tank 300, utilitário aventureiro, também foram mostrados. Por fim, a Jac apresentou o E-JS3, que será o futuro rival de Dolphin e Ora 03 no Brasil.
As estreantes aproveitaram para mostrar seus modelos pela primeira vez à imprensa brasileira. É o caso do novo Zeekr X, confirmado para 2024, e do Neta L, um SUV elétrico com autonomia próxima de 1.000 km.
Zeekr X é novo SUV elétrico, concorrente da BYD
Leonardo Félix/Autoesporte
Já as marcas Omoda e Jaecoo apresentaram três novos SUVs que chegam ao Brasil até 2025: Omoda 5, Jaecoo J7 e Jaecoo J8. Os próximos meses serão movimentados…
4. Volkswagen terá sucessor do Tiguan para o Brasil
Tiguan chinês antecipa futuro SUV híbrido nacional da Volkswagen
Vitória Drehmer/Autoesporte
Há um mês, Autoesporte antecipou que o Volkswagen Tayron chinês seria o sucessor do Tiguan no Brasil. Mais do que isso, será o primeiro carro híbrido da marca no país desde que o Golf GTE foi descontinuado em 2020.
Volkswagen Tayron (China)
As movimentações para a produção nacional começaram com o aporte de R$ 9 bilhões anunciado pela Volkswagen em fevereiro. Ao que tudo indica, o novo SUV híbrido será produzido com base na plataforma MQB Hybrid em São Bernardo do Campo (SP) — e, além dele, haverá uma variante feita com a mesma estrutura. Portanto, aguarde dois SUVs, com motores flex.
A previsão é que os novos SUVs híbridos nacionais da Volkswagen sejam lançados em 2027.
5. BYD e GWM dobram aposta no Brasil
Marcas chinesas assumem protagonismo na indústria brasileira
Renato Durães/Autoesporte
As marcas chinesas prometem balançar o mercado brasileiro. Um mês antes do início do Salão de Pequim, a BYD aumentou seu investimento no país para R$ 5,5 bilhões. O valor é quase o dobro do anunciado inicialmente pela fabricante chinesa.
Em bate-papo com jornalistas, o presidente da GWM no Brasil, James Yang, confirmou que a marca terá um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil, mirando carros híbridos e elétricos nacionais.
Estes são dois exemplos de como o Brasil entrou no radar de fabricantes chinesas, que já ameaçam até marcas tradicionais. Existe, inclusive, a expectativa de que outras empresas anunciem investidas nos próximos meses — entre elas, a MG.
Bônus: o Salão do Automóvel sobrevive
Estande da Mercedes-Benz no último Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018
Divulgação
Enquanto os brasileiros sonham com a volta do Salão do Automóvel de São Paulo, o evento sobrevive (e muito bem) na China. A pandemia mudou o pensamento de muitos fabricantes, que optaram por exibições próprias durante o ápice da doença. O objetivo, claro, era evitar aglomerações que pudessem espalhar o coronavírus.
Em contraponto, o Auto China 2024 mostra que ainda existe fôlego para o Salão do Automóvel de São Paulo. Longas filas se formaram, mesmo no dia voltado aos jornalistas, para acompanhar as novidades na mostra chinesa.
Fila para conhecer o Xiaomi SU7
Leonardo Felix/Autoesporte
De volta à nossa realidade, a discussão foi inflamada quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu a retomada do evento. Representantes da Anfavea, a associação das fabricantes brasileiras, já se encontraram para discutir o assunto.
Existe a possibilidade do Salão do Automóvel de São Paulo acontecer em 2024, na mesma semana da Fórmula 1, no Centro de Convenções do Anhembi. Mas, por enquanto, nada está definido…
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