Segunda geração SUV compacto virá da Argentina já com facelift e estreia ainda no primeiro semestre Agora é oficial: o novo Peugeot 2008 não será mais fabricado em Porto Real (RJ). A Stellantis, dona da marca francesa, confirmou nesta sexta-feira (25) que a segunda geração do SUV compacto virá, claro, ao Brasil, mas importado de El Palomar, nos arredores de Buenos Aires (Argentina) onde será produzido. O lançamento por aqui deve acontecer até o final do mês de junho como linha 2025 e faz parte das sete novidades que a Stellantis terá no país ainda este ano.
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O ano era 2019 e Autoesporte já confirmava que a nova geração do SUV seria construída em solo hermano — juntamente com o 208. A Stellantis ratifica a decisão em um investimento de US$ 270 milhões na unidade fabril argentina. O SUV compacto, lançado em 2019 na Europa, já terá o facelift de meia vida (apresentado no ano passado). O novo 2008 também pode estrear versões a combustão e elétrica (importada da Espanha) simultaneamente. Vale lembrar que esta segunda geração já veio ao Brasil, mas somente na opção movida por baterias, a e-2008.
Por aqui o clima já é despedida. O SUV atual teve sua gama reduzida a uma versão, a topo de linha Griffe THP, com o famoso 1.6 turbo de 173 cv, vendida por R$ 135 mil.
Nova geração do Peugeot 2008 virá em versões a combustão e elétrica
Divulgação
Como é o novo Peugeot 2008?
A primeira grande novidade é o novo logotipo da Peugeot. Já a grade traz novo formato e perde o efeito degradê para adotar um efeito cascata. As luzes diurnas no desenho de presas de leão, que é o símbolo da marca, dão lugar a três barras (e não mais só uma), como se fossem feitas pelas garras do animal. Há novas rodas de liga leve e, na traseira, as lanternas têm novo design.
O novo 2008 agora usa a plataforma CMP, modular e a mesma do 208. O SUV é maior que seu antecessor. Além do design arrojado, a aposta será em um espaço interno mais generoso. São 4,30 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,55 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Assim, ficará 14 cm mais comprido, 8 cm mais largo e com 6 cm extras de distância entre os eixos.
Novo Peugeot 2008 traz o cockpit do 208 e o novo logotipo o volante
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Segundo o Autos Segredos, o SUV será comercializado em três versões: Active, Allure e GT. Todas usarão os motor três cilindros 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de origem Fiat, produzido pela Stellantis em Betim (MG) e que equipa Pulse, Strada, Fastback, além de 208 e C3 Aircross.
Já a configuração elétrica, segundo a marca francesa, está 15% mais potente, chegando aos 156 cv, e as baterias agora são de 54 kWh, o que garante autonomia de 406 km, segundo o ciclo WLTP. A configuração anterior tinha um pacote de 50 kWh e alcance de 320 km.
E a fábrica de Porto Real (RJ)?
Sem o hatch 208 (feito no país vizinho desde 2020) e agora sem o SUV 2008, a planta fluminense da Stellantis vai concentrar seus esforços e produzir apenas carros da Citroën: C3, C3 Aircross e, futuramente, o recém-apresentado Basalt. Outra perda iminente da unidade fabril no Rio de Janeiro é o C4 Cactus (saiba mais aqui).]
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