Jipão gira no próprio eixo, roda 473 km com apenas uma carga e sobe rampas de 45 graus Após mais de 40 anos sendo abastecido só com gasolina ou diesel, o Mercedes-Benz Classe G acaba de estrear em versão elétrica no Salão de Pequim (China). O jipão, conhecido pelo seu tradicional V8, agora é equipado com quatro motores elétrico. No entanto, promete o mesmo desempenho off-road das configurações a combustão.
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Batizado de G580 with EQ Technology (sim, esse é o nome oficial), o SUV entrega potência combinada de 587 cv e 118 kgfm de torque. Ou seja, 2 cv mais potente e com 33 kgfm a mais de torque, já que as versões tradicionais ofertam 585 cv e 86,5 kgfm. Com isso, o Classe G consegue fazer de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 180 km/h.
Mercedes-Benz Classe G tem até 473 km de autonomia
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Elétrico, mas com marchas
Os números de potência e torque são entregues a partir de uma combinação inusitada de um motor para cada roda. Ou seja, dois no eixo dianteiro e outros dois traseiros. O gerenciamento é feito por uma central, que decide quanto vai extrair de cada um. Em terrenos off-road, há ainda um “truque” para criar uma espécie de marcha reduzida.
Cada motor elétrico tem uma transmissão de duas velocidades. Essas, conseguem entregar uma relação 2:1 para funcionar como reduzida em situações extremas de off-road. Em veículos 4×4 a combustão, essa conexão é feita de forma mecânica por engrenagens. Como isso não existe nos elétricos, isso é feito diretamente nos motores.
As baterias de íon de lítio têm capacidade de 116 kWh de capacidade que, segundo a fabricante, consegue entregar uma autonomia de até 473 km no ciclo WLTP. O carregamento pode ser feito em estações de até 200 kW, com recuperação de 10% a 80% em cerca de 32 minutos.
Compartimento traseiro do Classe G agora é destinado para o carregador elétrico
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Elétrico fora de estrada
A adoção de um sistema elétrico não interferiu na vocação aventureira do Classe G. O jipão de luxo é equipado com eixo traseiro rígido, bloqueios de diferencial virtuais, bem como amortecedores adaptativos. Uma das novidades é a capacidade de inclinação de até 100% (ou 45 graus). Ademais, há possibilidade de elevação em até 35 graus para atravessar inclinações laterais.
O SUV elétrico da Mercedes tem 32° de ângulo de ataque e 30,7° de saída. No mais, adota uma proteção inferior com matérias como carbono, por exemplo, para aferir uma proteção extra das baterias. Ao todo, são cinco modos de condução, sendo dois específicos para o off-road: “Trail” e “Rock”. Este último, aliás, permite ativar a redução de marcha para aumentar o torque de acionamento.
Mercedes-Benz Classe G oferta cinco modos de condução
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Outros destaques incluem as funções personalizadas para auxiliar ainda mais no fora de estrada. O sistema “G-Turn”, por exemplo, permite rodar o veículo em 720°. Isso significa que o carro pode girar no próprio eixo. A Mercedes também aproveitou para incluir a função de capô invisível, com uso de câmeras que possibilita a passagem em pisos mais difíceis.
Retoques
Mercedes-Benz Classe G tem a grade frontal mais fechada
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Em relação ao design, não houve grandes mudanças (como qualquer Classe G que se preze). O exterior agora adota uma grade mais fechada. Entretanto, um detalhe interessante é que a caixa do pneu adicional, que fica na tampa do porta-malas, se tornou em um compartimento para levar o carregador do veículo.
A cabine permanece a mesma, com um conjunto de telas grandes, sendo o painel de instrumentos de 12,3” e a central multimídia MBUX. Há também duas telas na segunda fileira para deixar a vida dos passageiros mais confortável.
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