

Um dos cinco lançamentos anunciados de uma só vez pela GAC no Brasil, o sedã elétrico Aion ES aposta na proposta voltada a frotas e taxistas e no competitivo preço de R$ 170.990 para conquistar espaço entre as vendas diretas.
Este é o preço cobrado por praticamente todas as concessionárias que comercializam o modelo, como a autorizada Pró Auto, de São Paulo (SP). Unidades blindadas são vendidas na faixa de R$ 270 mil, com o acréscimo de cerca de R$ 100 mil pela proteção balística.
GAC Aion ES tem porte generoso
Guilherme Silva/Autoesporte
Importado da China, o GAC Aion ES mede generosos 4,81 metros de comprimento 1,88 m de largura e 2,75 m de entre-eixos, que conferem espaço interno generoso, embora meça apenas 1,54 m de altura. O porta-malas de 453 litros, no entanto, fica na média do segmento de sedãs médios.
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Visual do GAC Aion ES não é dos mais originais
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Desenvolvida para veículos elétricos, a plataforma GEP 2.0 do GAC Aion ES acomoda no assoalho as baterias de 55,2 kWh. O tempo de recarga de 30% a 80% varia entre 6h30, em corrente alternada (AC), e apenas 37 minutos a 68 kWh, em corrente contínua (DC).
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Autonomia é de 314 km, aponta o Inmetro; existem melhores, mas não por este preço
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De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, cujo parâmetro considera o uso severo do veículo, a autonomia do sedã é de 314 quilômetros.
Para mover os seus mais de 1.650 kg, o Aion ES conta com um motor dianteiro de 136 cv de potência e 22,9 kgfm de torque. A GAC diz que o sedã atinge a velocidade máxima de 130 km/h, mas não informa o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h.
Cabine tem materiais simples e central multimídia recatada
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O interior, que se vale do bom espaço para cinco ocupantes, tem desenho minimalista e acabamento correto, com materiais e boa qualidade e montagem bem executada. O console central elevado acomoda o seletor giratório das marchas e o freio de estacionamento eletrônico.
Painel de instrumentos é pequeno e ainda tem mostradores analógicos
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Diferentemente de outros carros elétricos chineses, dotados de enormes telas de alta resolução, o Aion ES conta com um pequeno visor de 3,5 polegadas para os instrumentos e outro de 8” para a multimídia, compatível com Apple CarPlay por meio de cabo. Ao menos, o sedã traz de série ar-condicionado digital de duas zonas com saídas para o banco traseiro, faróis e lanternas em LED com acendimento automático, sensor de chuva, câmera de ré, chave presencial, controles de estabilidade e tração, controle de cruzeiro, entre outros.
Bancos de couro surgem desde a versão de entrada
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No entanto, o sedã elétrico fica devendo airbags laterais e de cortina (possui apenas os obrigatórios frontais) e assistências de condução. Os freios são a disco nas quatro rodas de liga leve de 17”.
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