

Os planos da Fiat para lançar o novo Fastback no Brasil seguem a todo vapor. Autoesporte apurou, com fontes ligadas à marca, que a produção em série da nova geração do SUV está prevista para o último trimestre de 2026, na fábrica de Betim (MG). O lançamento do modelo, indicam interlocutores, deve acontecer entre o fim do ano que vem e os primeiros meses de 2027.
O novo Fastback será o segundo produto nacional da Fiat a usar a plataforma Smart Car (uma derivação da CMP). O primeiro é o Grande Panda, novo hatch popular da marca italiana, que estreia em 2026 com a meta de se tornar o carro de passeio mais vendido do Brasil. Vale lembrar que essa arquitetura já é utilizada por outras empresas do grupo Stellantis, como Peugeot e Citroën.
Novo Fiat Fastback terá proposta visual mais moderna e futurista, seguindo os passos do Panda europeu
Reprodução/Jonathan Machado
Voltando a falar do Fastback, é importante frisar que antes do início da produção, o modelo será apresentado oficialmente em nosso país. O primeiro esboço do cronograma é o seguinte: apresentação no segundo trimestre de 2026, seguido pelo início da produção no terceiro trimestre e, por fim, o lançamento entre o fim do ano e o início de 2027.
Novo Fiat Fastback: veja 5 coisas que já sabemos sobre o SUV cupê
Flagra: novo Fiat Fastback terá cara de Panda e base de Citroën Basalt
Fiat vai lançar 5 novos carros no Brasil até 2030; veja quais serão
A segunda geração do SUV cupê faz parte dos cinco novos carros que a Fiat vai lançar no Brasil até 2030. Todos, inclusive, feitos sobre a plataforma Smart Car, que tem proposta de ser uma arquitetura de baixo custo. À exceção da terceira geração da Strada, prevista para 2027, os demais derivam diretamente dos Citroën C3 (Grande Panda), Basalt (Fastback) e Aircross.
Novo Fiat Fastback ficará mais espaçoso graças a nova arquitetura Smart Car
Reprodução/Motor.es
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Como será o novo Fiat Fastback?
O Fiat Fastback de segunda geração seguirá a nova proposta de design da montadora, que estreou no Grande Panda lançado recentemente na Europa. Tanto que é possível ver linhas mais modernas e futuristas nas unidades já flagradas no continente europeu.
Initial plugin text
O Fastback manterá essa pegada mais esportiva e cupê, com um proeminente caimento no teto. Destaque para a dianteira com capô alto e plano e faróis com assinatura luminosa exclusiva. Além disso, tudo indica que a placa de identificação descerá para o para-choque (saindo da tampa, como acontece hoje). A depender da versão, o modelo poderá ter até logotipo iluminado, como adiantado no conceito de 2024.
Conceito do novo SUV Cupê da Fiat apresentado pela marca em 2024
Divulgação
A adoção da nova arquitetura permitirá que o SUV fique mais espaçoso, especialmente para os ocupantes do banco traseiro. Isso porque a distância entre-eixos saltará dos atuais 2,53 metros para algo em torno de 2,60 m (podendo chegar aos mesmos 2,64 m do primo Basalt).
Sob o capô, a previsão é de que o Fastback da família Smart Car mantenha o motor 1.0 GSE T3 turbo flex híbrido leve de 12V, que foi lançado na linha 2026 do atual Fastback nacional (e também no Pulse). O câmbio, no caso, será o automático do tipo CVT com sete marchas simuladas.
O conjunto T200 Hybrid é formado pelo motor 1.0 turbo flex de três cilindros com 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, aliado ao sistema de 12V, conhecido como BSG. Nas versões mais caras, como a esportiva Abarth, deve marcar presença o propulsor 1.3 turbo flex de 185 cv.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More