SUV de sete lugares aparece no Salão de Pequim quase irreconhecível em mais uma reestilização Eu sabia que encontraria um novíssimo Tiggo 9 PHEV (híbrido plug-in ou com recarga externa) no estande da Chery do Salão de Pequim 2024. Mas qual não foi minha surpresa ao ver destacado na ponta do cenário, um SUV com visual dianteiro levemente similar ao que conhecemos no Brasil, porém muito diferente no restante, e com o número 8 grafado na placa. Logo após uma série de ideogramas do mandarim. Um olhar mais atento à coluna C trouxe o nome ocidental que me confirmou: trata-se de um novo Chery Tiggo 8.
Saiba-mais taboola
Sem qualquer destaque na mídia local (pelo menos não que eu tenha encontrado), o novo Chery Tiggo 8 será lançado na China em julho deste ano. Ninguém no estande sabia me dizer se ele conviverá com os visuais atuais do SUV – provavelmente sim. Aliás, quase ninguém ali conseguia se comunicar comigo em inglês.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Novo Chery Tiggo 8 deve ser lançado na China em julho deste ano
Leonardo Felix/Autoesporte – Salão do Automóvel de Pequim 2024
Apelei para a ficha técnica no totem digital ao lado do carro. Por sorte, os números arábicos em meio aos ideogramas me permitiram entender as especificações do novo Tiggo 8. E aí veio outra surpresa: o veículo é um dos poucos, talvez o único, carro sem nenhum tipo de eletrificação exposto no salão chinês. Talvez seja por isso que não esteja recebendo atenção de ninguém.
A versão ali exibida traz um motor 2.0 Acteco quatro-cilindros 16V turbo a gasolina, com injeção direta, de 254 cv de potência e 39,8 kgfm de torque. E só. Não há motor elétrico auxiliar. Ele não é sequer híbrido. O câmbio é automático de oito marchas, com tração dianteira.
Apesar da motorização “antiquada” (não para os padrões de mercado, mas para um salão que é quase uma ode aos híbridos e elétricos), o novo Chery Tiggo 8 faz de tudo para não parecer um carro a combustão. A começar pela grade, que esconde a tomada de ar para parecer integralmente fechada.
Apesar de ser a combustão, design do Chery Tiggo 8 traz semelhanças ao visual de modelos eletrificados
Leonardo Felix/Autoesporte – Salão do Automóvel de Pequim 2024
O aplique em preto brilhante no para-choque, as rodas palitadas, as maçanetas escamoteáveis e as lanternas traseiras integradas a um conjunto integrado de lentes escurecidas, ao estilo da linha Volkswagen ID, são outros pontos de conexão com o universo eletrificado. Contudo, as chapas e vidros laterais denunciam que se trata da mesma geração, construída sobre a plataforma T1X.
Carros chineses disparam nas buscas no Brasil; veja os mais procurados
Interior do Chery Tiggo 8 é bem diferente do oferecido no exemplar vendido no Brasil
Leonardo Felix/Autoesporte – Salão do Automóvel de Pequim 2024
Por dentro, a quase total ausência de botões, o quadro de instrumentos digital destacado do painel e a central multimídia de 15 polegadas aumentam a sensação de que estamos em um elétrico. O console central elevado e o acabamento bicolor com boa parte dos revestimentos em tom marfim deixam o interior quase irreconhecível.
A famosa alavanca de câmbio estilo joystick dá lugar a um seletor giratório. E, como tem virado padrão em carros chineses, são dois os carregadores de celular por indução.
Caoa Chery tem 1º híbrido que carrega na tomada e vai produzir carros inéditos em Jacareí
Caoa Chery Tiggo 7 Sport é lançado com preço de VW Nivus de entrada
Não há qualquer previsão de termos este Tiggo 8 no Brasil. Por aqui, devemos receber a penúltima renovação visual do SUV na configuração PHEV, conforme este recente flagra, e com produção local em Anápolis (GO) já confirmada pelo grupo Caoa, sócio da marca chinesa em nosso país.
Alavanca de câmbio joystick se torna seletor giratório no Chery Tiggo 8, que ainda traz dois carregadores por indução
Leonardo Felix/Autoesporte – Salão do Automóvel de Pequim 2024
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More