Com nova plataforma e estação de carregamento ultrarrápido, fabricante promete 400 km de autonomia em apenas cinco minutos A BYD prometeu em uma só tacada resolver uma das principais questões que impedem a massificação do veículo elétrico. A fabricante chinesa apresentou na segunda-feira (17) um sistema que, de acordo com a montadora, faz com que a bateria seja recarregada em apenas cinco minutos — praticamente o mesmo tempo que um automóvel a combustão leva para ser reabastecido.
A nova tecnologia foi revelada por Wang Chuanfu, presidente e CEO da BYD. Chamada de Super e-Platform, garante potência de carregamento de 1 megawatt (ou 1.000 kW). Tal se traduz, de acordo com a montadora, em uma velocidade de carregamento máxima de 2 km por segundo.
Desse modo, o sistema permite com que um veículo elétrico recupere 400 km de autonomia em apenas cinco minutos em estação ultrarrápida compatível (falaremos abaixo sobre ela). Esta comodidade pode fazer com que muitos consumidores que veem o tempo de carregamento como um empecilho para a compra de um eletrificado passem a considerar um automóvel do segmento.
BYD quer otimizar tempo de recarga de veículos eletrificados
Marcus Celestino/Autoesporte
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Além disso, a Super e-Platform oferece motor traseiro de 788 cv de potência e que passa de 30.000 rpm. Desse modo, os carros podem fazer o 0 a 100 km/h em dois segundos e atingir velocidade máxima de 305 km/h.
Segundo a BYD, esta é a “primeira arquitetura de alta tensão de 1.000 V do mundo para veículos de passageiros com produção em massa”. A plataforma dispõe ainda de chips de carbeto de silício (SiC) com tensão nominal de até 1.500 V.
A título de comparação, o recém-lançado Mercedes-Benz CLA elétrico tem uma arquitetura de 800 V. A fabricante de origem alemã diz que o veículo, que deve chegar em breve ao Brasil, pode recuperar 325 km de autonomia em 10 minutos.
Initial plugin text
Carregadores de 1.000 kW da BYD
Além do anúncio da arquitetura, que chega ao mercado chinês por meio de Han L e Tang L, a BYD também apresentou o Megawatt Flash Charger, carregador com potência de 1000 kW e compatível com veículos elétricos com sistema de 1000 V.
A potência da nova estação da BYD supera com tranquilidade a de rivais, como, por exemplo, a Tesla. Assim, esta é mais uma arma da fabricante chinesa contra a empresa de Elon Musk, já que é duas vezes mais rápida que os supercarregadores da empresa norte-americana. Nada mal para uma companhia que completou 30 anos em 2024 e que, no início, tinha apenas 20 funcionários e produzia baterias de lítio para celulares.
De acordo com Lian Yubo, vice-presidente da BYD, a companhia pretende instalar mais de quatro mil estações de carregamento ultrarrápidos na China. O executivo disse ainda que a tecnologia de carregamento com duas pistolas da montadora “pode transformar instantaneamente os postos de super-recarga existentes em postos de carregamento ultrarrápidos, e postos de carregamento rápido em postos de super-recarga”.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More