Lançado em 2005, sedã que deu início à gigante chinesa era uma junção de estilo e tecnologias já presentes no mercado Frente, laterais e interior de Toyota Corolla, traseira que lembra carros da Mercedes, debaixo do capô um motor Mitsubishi. Essa salada toda resulta no F3, sedã lançado em 2005, primeiro carro desenvolvido e produzido pela BYD.
Vale citar, porém, o contexto da época. Há quase 20 anos, a indústria automotiva chinesa ainda engatinhava e eram comuns os carros “clones” de modelos ocidentais. Teve cópia de Land Rover, Mini e foi com inspiração no Corolla que a BYD se lançou no mundo para ser a fabricante gigante que é hoje, com mais de 10 milhões de carros produzidos.
Faróis, grade, capô, para-lamas, formato das portas e linhas do painel. O F3 é uma cópia inegável do Corolla, e manteve esse visual por 12 anos. Só em 2014 que o sedã passo por seu primeiro facelift, e ganhou um visual mais original.
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O modelo teve ainda uma versão hatch, lançada em 2007, com lanternas que lembravam os carros da Volkswagen na época, com a peça toda vermelha e dois círculos brancos para as luzes de seta e ré.
O motor era fornecido pela Mitsubishi, um 1.5 quatro cilindros aspirado de 100 cv de potência e 13,6 kgfm de torque. O câmbio era manual de cinco marchas e, a partir de 2008, a caixa automática com quatro velocidades passou a ser opcional.
Já com foco nos elétricos, muitas mudanças visuais e até uma versão híbrida plug-in depois, a BYD tirou o F3 de linha em 2021. Hoje, o sedã médio da marca é o King (e suas variações). Sua relação com o Corolla é apenas de concorrente.
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