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Volkswagen Tera faz marca faturar em 1 hora o que costuma levar 11 dias

25/06/2025
Volkswagen Tera faz marca faturar em 1 hora o que costuma levar 11 dias

Foram mais de 12 mil unidades vendidas em 50 minutos com ação simultânea em 473 concessionárias; objetivo é fazer do Tera um dos 5 carros mais populares do Brasil Você ainda não deve ter visto nenhum Volkswagen Tera rodando pelas ruas. Mas saiba que a produção dos próximos dois meses do novo SUV de entrada já está vendida. No dia do lançamento, uma megaoperação promovida em todas as 473 concessionárias fez com que exatos 12.296 exemplares fossem vendidos em apenas 50 minutos.
O faturamento? Algo em torno de R$ 1,5 bilhão. Fazendo um cálculo simples, considerando os modelos mais vendidos da marca e os preços de cada um, o montante equivale a cerca de 11 dias de vendas da empresa em um mês como maio, quando a Volkswagen emplacou pouco mais de 31 mil automóveis.
Se hoje, os executivos da empresa falam, orgulhosos, dos bons resultados do Tera nessa estreia, é preciso considerar que o trabalho para criar a estratégia de lançamento comercial do modelo começou há cerca de seis meses.
De lá pra cá, o SUV foi revelado no carnaval do Rio de Janeiro e teve Sabrina Sato como garota-propaganda. Nas redes sociais, foram quase 20 postagens no Instagram e no WhatsApp. Isso, sem considerar a cobertura da imprensa.
Tera é o SUV de entrada de melhor custo no Brasil em 2025
Novo Volkswagen Tera tira nota máxima em teste de segurança do Latin NCAP
Comparativo: Volkswagen Tera, Fiat Pulse ou Renault Kardian, qual o melhor?
Versão mais vendida do Volkswagen Tera é a topo de linha, High
Renato Durães/Autoesporte
Segundo Fernando Silva, diretor de vendas da Volkswagen, no dia do lançamento, uma quinta-feira à noite, 63 mil pessoas estiveram nas 473 concessionárias da marca. Destas, pouco menos de 5 mil receberam um convite físico em casa, com condições especiais de pagamento e bônus de R$ 5 mil. “Cada loja foi preparada seguindo uma padronização para exposição dos carros, decoração e até o drink que seria oferecido aos convidados”, disse Silva.
A taxa de conversão, ou seja, a porcentagem de clientes que fecharam negócio em relação ao total de convidados, não foi maior do que na média de um dia útil, de 20%. Porém, como o número de pessoas que passou pelas lojas foi consideravelmente maior, o resultado são os mais de 12 mil carros vendidos.
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Agora, a Volkswagen corre para conseguir aumentar a produção do Tera e atender aos novos pedidos. Após o lançamento, outros 2,5 mil exemplares foram vendidos. Atualmente, a fábrica de Taubaté (SP) está na fase de aumento da produção do lançamento, com 6 mil unidades saindo da linha todos os meses.
Volkswagen Tera: fila de espera e fogo amigo
Segundo a Volkswagen, quem comprar o Tera hoje, pode levar até 90 dias para receber o carro, se optar pela versão mais barata, MPI. Se quiser investir mais, a espera será menor, de 30 a 60 dias. Isso porque a maior parte da produção (e das vendas) está concentrada na opção High, topo de linha.
Ela representa 54% do total, seguida pela Comfort, com 24%, MPI, com 13% e TSI, com 9%.
Versão de entrada, Tera MPI representa menos de 15% das vendas do modelo
Divulgação/Volkswagen
Falando em porcentagem, o diretor de vendas da Volkswagen também falou sobre o perfil dos clientes. De acordo com o executivo, mais da metade dos compradores do Tera chegaram de outras marcas. E 57% do total tinham um hatch antes de partir para o SUV de entrada. Ou seja, conforme previsto, modelos como o próprio Polo, devem perder terreno para os novos crossovers pequenos.
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Nos próximos meses, a Volkswagen espera aumentar o ritmo do Tera em Taubaté. Para isso, passou parte da produção do Polo Track para a fábrica Anchieta, no ABC Paulista. O objetivo é claro. “Queremos estar no top 5 mensal até o final do ano”, disse Silva. Atualmente, o posto tem sido ocupado por Fiat Strada e Argo, Volkswagen Polo e T-Cross e Hyundai HB20.
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