Novo Volkswagen Tera tira nota máxima em teste de segurança do Latin NCAP

Novo SUV de entrada da marca recebeu cinco estrelas no teste de segurança; confira Chegou a vez do novo Volkswagen Tera ser testado no Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe (Latin NCAP). No teste de segurança, o modelo, que foi eleito o SUV de entrada de melhor custo no Brasil pelo Qual Comprar 2025, recebeu cinco estrelas. Ou seja, a nota máxima estabelecida pelo órgão.
O Volkswagen Tera, vale lembrar, é equipado com seis airbags (frontais, laterais e de cortina). O SUV compacto obteve 90% de nota para ocupantes adultos, 87% para crianças, 76% para proteção de pedestres e 85% para assistência à segurança.
Aperte o play e assista ao crash test:
De acordo com o Latin Ncap, a “proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista e do passageiro dianteiro foi boa”. A nota foi de 90% pois, enquanto a proteção do tórax do passageiro teve boa avaliação, a do motorista foi considerada marginal.
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Em complemento, o órgão diz que a proteção dos joelhos do motorista e do passageiro dianteiro foi adequada. “A estrutura foi considerada estável e capaz de suportar cargas maiores”. Lembrando que, desde a versão de entrada, o Volkswagen Tera é equipado com frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga e piloto automático. Veja todos os equipamentos.
Volkswagen Tera tira nota máxima no teste de segurança Latin NCAP
Divulgação/Latin NCAP
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Como é o Volkswagen Tera?
O recém lançado Volkswagen Tera chega às lojas com três opções de conjuntos mecânicos. Na versão mais barata, chamada de MPI, combina o motor 1.0 três-cilindros 12V aspirado flex do Polo Track com o câmbio manual de cinco marchas MQ200. Desta forma, entrega até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque com etanol. Neste caso, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13,8 segundos com etanol.
A partir da configuração TSI, o motor passa a ser o 1.0 turbo flex, ou melhor, o conhecido 170 TSI, também de três cilindros, na mesma calibração do Polo TSI. Neste caso, são até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque com etanol.
Na versão sem nome (TSI), o câmbio é manual de cinco marchas e aceleração até 100 km/h acontece em 10,1 segundos. Nas versões Comfort e High, a transmissão é automática de seis marchas, a caixa AQ160 da Aisin, com desempenho de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos, também com etanol. Já a velocidade máxima é de até 184 km/h.
Em relação às dimensões, o Volkswagen Tera tem 4,15 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,50 m de altura. O entre-eixos de 2,57 metros é o mesmo do Polo e do Nivus. Afinal, o trio compartilha a mesma plataforma MQB A0. Já o porta-malas tem capacidade para 350 litros, enquanto o tanque de combustível comporta 49 litros.
Veja os preços:
Volkswagen Tera MPI MT – R$ 103.990
Volkswagen Tera TSI MT – R$ 116.990
Volkswagen Tera Comfort – R$ 126.990
Volkswagen Tera High – R$ 139.990
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