SUV médio deu as caras no Salão de Pequim, mas já roda em testes no Brasil A Zeekr, marca chinesa que pertence ao grupo Geely, da Volvo, já confirmou a chegada ao Brasil com o SUV 001. Mas um outro SUV médio, chamado de X, também deve desembarcar por aqui – e para brigar com a BMW e a Porsche. O modelo já apareceu em testes nas ruas brasileiras e agora, Autoesporte teve a oportunidade de conhecer o SUV durante o Salão do Automóvel de Pequim, na China.
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Começando pelo design, esse com certeza chama a atenção por conta das linhas geométricas e de diversos formatos. As lanternas e os faróis do Zeekr X ainda foram desenhados com vincos. Toda a iluminação é feita por LEDs.
Zeekr X tem visual futurista e mira nas marcas alemães
Leonardo Félix/Autoesporte
Já as portas não trazem moldura nos vidros, o que é um diferencial se comparado com os SUVs vendidos atualmente no Brasil. Além disso, as maçanetas fogem do comum e entram na carroceria. Na traseira, uma barra com a inscrição “Zeekr” une as lanternas, que ainda aparecem na lateral do SUV. As rodas são de 20 polegadas.
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Fora isso, são 4,43 metros de comprimento, 2,03 m de largura, 1,57 m de altura e 2,75 metros de entre-eixos. Essa última dimensão garante um espaço interno bem razoável para os passageiros. Já o porta-malas tem capacidade para 362 litros, o mesmo de um Volkswagen T-Cross.
Interior do Zeekr X é minimalista e traz poucos botões
Leonardo Félix/Autoesporte
O interior é totalmente minimalista e há apenas dois botões no volante. Os demais comandos são feitos pela central multimídia de 14,6 polegadas. Já o painel de instrumentos tem 8,8 polegadas. Além disso, o console central é aberto e, por isso, o seletor de marchas foi posicionado atrás do volante.
Assim como o 001, o Zeekr X tem duas diferentes motorizações. A marca chinesa ainda não confirmou se ambas serão vendidas no Brasil. A opção de entrada oferece apenas um motor elétrico, com tração traseira e 272 cv de potência. Desta forma, leva 5,6 segundos para ir de 0 a 100 km/h e as baterias de 69 kWh garantem autonomia de 400 km no ciclo WLTP.
Zeekr X oferta acabamento premium no interior
Leonardo Félix/Autoesporte
Quando um segundo motor elétrico é adicionado ao eixo dianteiro, a potência chega a 428 cv combinados, garantindo desempenho melhor. São 3,8 segundos para chegar aos 100 km/h. O número é só 0,1 s mais lento do que o de um Porsche 911 Carrera S, por exemplo. A bateria, que tem a mesma capacidade, passa a oferecer 446 km de autonomia, também segundo o ciclo WLTP.
Na China, o Zeekr X chega a custar 220 mil yuans. Em conversão direta, o valor é equivale a R$ 157 mil. O objetivo da marca é se posicionar em um segmento acima da BYD, buscando uma faixa mais premium de clientes.
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