Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Toyota interrompe produção após chuva danificar fábrica em SP

23/09/2025
Toyota interrompe produção após chuva danificar fábrica em SP


A Toyota interrompeu indefinitivamente a produção de sua fábrica de motores em Porto Feliz (SP) após temporal ter causado danos severos à estrutura da unidade na segunda-feira (22). A forte chuva acompanhada, de acordo com a Defesa Civil, por rajadas de vento de até 90 km/h destelhou a unidade e fez um carro capotar.
Segundo a Toyota, não há relatos de fatalidades. A fábrica de Porto Feliz foi inaugurada em 2016. A unidade é responsável pela produção do motor 2.0 de Corolla e Corolla Cross. Também faz o propulsor 1.5 e começaria a montar o conjunto elétrico do Yaris Cross, com lançamento previsto para outubro. A empresa de origem japonesa não informou se o ocorrido irá causar algum tipo de atraso no cronograma.
Veículo capotou nos arredores da fábrica da Toyota por conta das rajadas de vento e da tempestade
Reprodução/Instagram @placaverde
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
A paralisação das atividades em Porto Feliz seguirá por tempo indeterminado. De acordo com a Toyota, “a prioridade é a segurança das pessoas”. Em nota, a empresa disse que acompanha “cuidadosamente a situação, oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores parceiros que atuavam no local”.
Segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu, cerca de 30 pessoas ficaram feridas. Bom destacar que nenhuma em estado grave. As que foram encaminhadas ao hospital já receberam alta. A TV TEM, afiliada à Globo, revelou que funcionários tiveram que se proteger dos fortes ventos e da chuva dentro de máquinas.
Segundo afiliada à TV Globo, funcionários tiveram de se proteger dentro de máquinas
Reprodução/Instagram @placaverde
A Toyota, em comunicado, afirmou que prepara um relatório de danos “para entender a extensão dos impactos” na fábrica de Porto Feliz. Neste mesmo texto a fabricante diz que a “produção da unidade foi interrompida” e “não há previsão de retomada das operações nesse momento”.
Em vídeos que circulam na internet, é possível ver a fábrica destelhada, com maquinário danificado e áreas completamente alagadas.
Toyota Yaris Cross: tudo o que sabemos sobre o novo SUV híbrido flex
A Defesa Civil informou que, além da fábrica de motores da Toyota, houve “diversas quedas de árvores sobre vias públicas, fiação elétrica, além de algumas residências” em Porto Feliz. As equipes contabilizam os danos e prestam apoio aos munícipes. Até o momento, não há registros sobre vítimas, desabrigados ou desalojados.
Toyota Yaris Cross
Conforme mencionamos, não há informações oficiais da Toyota sobre o cronograma de lançamento do Yaris Cross. Em julho, a fabricante confirmou que o SUV compacto chegaria às lojas em outubro, quase um ano após a previsão inicial — dezembro de 2024.
Toyota Yaris Cross tem conjunto mecânico produzido em Porto Feliz; fábrica teve atividades interrompidas
Renato Durães
Embora produzido em Sorocaba, o Yaris Cross tem conjunto mecânico que vem de Porto Feliz: motor 1.5 aspirado flex aliado a um elétrico. Vale dizer que o propulsor a combustão é uma evolução do usado em Yaris hatch e sedã.
A expectativa inicial era de que o Toyota Yaris Cross fosse lançado em março. Depois, o prazo foi para o julho e, posteriormente, se estendeu para outubro. Autoesporte apurou no primeiro semestre que o motivo eram as obras na fábrica de Sorocaba, que terá novo espaço de 160 mil m² ao lado da atual linha de produção.
Initial plugin text
A reportagem procurou o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região para tentar obter mais informações sobre o cronograma de lançamento do Yaris Cross. No entanto, até a publicação dessa matéria não obteve retorno.
Leia abaixo, na íntegra, a nota da Toyota:
Na tarde desta segunda-feira (22/09), por volta das 13h, uma forte chuva acompanhada de ventos intensos atingiu a unidade de produção de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), provocando danos severos à estrutura da fábrica. A segurança das pessoas é a prioridade da Toyota. Neste sentido, a empresa está acompanhando cuidadosamente a situação, oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local. Não há relatos de fatalidades. Um relatório de danos está sendo preparado para entender a extensão dos impactos. A produção da unidade foi interrompida. Não há previsão de retomada das operações nesse momento.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Nova Toyota Hilux estreia com versão híbrida, elétrica e até a hidrogênio
11/11/2025

Nova Toyota Hilux estreia com versão híbrida, elétrica e até a hidrogênio


Leia mais
Afinal, o Leapmotor C10 REEV é híbrido ou elétrico? Entenda a tecnologia
11/11/2025

Afinal, o Leapmotor C10 REEV é híbrido ou elétrico? Entenda a tecnologia


Leia mais
Novo BYD Dolphin: veja o que muda no elétrico que chega ao Brasil em 2026
11/11/2025

Novo BYD Dolphin: veja o que muda no elétrico que chega ao Brasil em 2026


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.