Caminhonete mais barata do Brasil aposta no simples para manter a Volkswagen no jogo A Volkswagen Saveiro completa em 2024 nada menos que 42 anos em produção e é um dos veículos mais longevos do Brasil. A atual geração já dura uma década e meia e, em agosto do ano passado, passou pela terceira repaginada para se manter viva na briga com a Strada. Briga aqui é uma força de expressão, já que a picape da Fiat emplacou 3,5 vezes mais que a VW nos últimos três anos (342.059 unidades x 96.766).
Saiba-mais taboola
Em 2023, no entanto, a Saveiro dobrou suas vendas em comparação a 2022. A renovada linha 2024 ajuda a explicar o crescimento, mas também há uma herança de confiabilidade. Tanto que a versão Robust, caminhonete mais barata atualmente no Brasil, responde por mais de 50% dos emplacamentos.
Nova VW Saveiro x Fiat Strada: qual picape compacta é a melhor?
Saiba-mais taboola
Vale deixar claro que a VW Saveiro Robust Cabine Simples é uma picape de trabalho. Suas capacidades são menores que as da rival direta, a Fiat Strada Endurance. Enquanto a VW leva 924 litros na caçamba e 664 kg de carga, a Fiat supera com 1.354 l e 720 kg, respectivamente. A suspensão traseira por eixo rígido com molas semielípticas ajuda a Strada a ter mais robustez. A veterana Saveiro, por sua vez, é mais potente. O motor 1.6 MSI 16V flex tem 116 cv e 16,1 kgfm, contra 107 cv e 14,2 kgfm da Strada.
Volkswagen Saveiro Robust CS 2024 é vendida em quatro versões: Robust CS, Robust CD, Trendline e Extreme; preços vão até R$ 115.690
Demetrios Cardozo/Autoesporte
Sem carregar peso, contudo, a VW tem uma dinâmica mais acertada. O ajuste da suspensão traseira, com eixo de torção e molas helicoidais, é mais refinado. O torque cresce rápido, dando agilidade à picape. Os engates precisos do câmbio manual de cinco marchas, então, estão a léguas de distância.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Por ser uma configuração para frotistas, a Saveiro Robust não tem grandes mimos: não há rádio, a direção ainda é hidráulica e os ajustes dos retrovisores são feitos por meio da famigerada alavanquinha.
As saídas de ar redondas não estão mais lá, mas o interior antiquado traz lembranças de 2009, com muitos plásticos e texturas estranhas. As únicas comodidades são o ar-condicionado, os vidros elétricos, os sensores traseiros de estacionamento, o assistente de partida em rampa e uma entrada USB do tipo A.
Câmbio manual da Volkswagen Saveiro Robust CS 2024 é referência até para carros de passeio
Demetrios Cardozo/Autoesporte
A grande questão da Saveiro Robust 2024, no entanto, não é a falta de itens nem o acabamento espartano. A chave é o preço. Sim, eu sei que uma etiqueta de quase R$ 100 mil em um veículo tão simples e com projeto de 15 anos atrás assusta, mas esqueça os R$ 98.670 do catálogo oficial. Esse valor não corresponde à realidade.
Volkswagen Amarok com visual inspirado na Saveiro chega em agosto, diz site
10 caminhonetes mais vendidas: Saveiro e Rampage sobem no 1° trimestre
Volkswagen Saveiro 2024: preços, versões, equipamentos e consumo
Cabine da Volkswagen Saveiro Robust CS 2024 é simplória, com muito plástico e sem rádio
Demetrios Cardozo/Autoesporte
Compradores da Saveiro Robust CS são, geralmente, empresários ou produtores rurais. Para eles, a Volkswagen pratica descontos generosos; chega a baixar o valor para R$ 79.990 promocionalmente em feiras agropecuárias. Como comparação, a Fiat Strada Endurance é tabelada em altos R$ 103.490 e é tão pé-de-boi quanto a Saveiro, embora tenha projeto mais moderno.
No fim, a renovação foi pequena, mas deu um novo sopro de vida à Saveiro. Vamos ver até onde vai essa longevidade…
Medidas e capacidade de carga da Volkswagen Saveiro Robust CS 2024
Demetrios Cardozo/Autoesporte
Volkswagen Saveiro Robust CS 2024
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More