Acreditamos que oMaio Amarelo precisa também ser um Maio Inclusivo para os PCDs.
Um trânsito seguro é um trânsito que acolhe todos. Essa é a bandeira que o Grupo Sentinela levanta com orgulho durante a campanha Maio Amarelo 2025, que neste ano convida à responsabilidade coletiva com o tema: “Desacelere. Seu bem maior é a vida.”
Neste cenário, o Grupo Sentinela faz questão de lembrar que as pessoas com deficiência (PCD) também fazem parte do trânsito e precisam estar no centro desse debate. A mobilidade segura e acessível é um direito — garantido pela Lei Brasileira de Inclusão — e precisa ser respeitado com dignidade, estrutura e empatia.
“A inclusão no trânsito começa com informação, respeito e acessibilidade. Nosso papel é garantir que cada pessoa com deficiência conheça seus direitos e consiga exercê-los com autonomia”, destaca Kátia Andrade, especialista em atendimento PCD do Grupo Sentinela
Apesar das garantias legais, ainda enfrentamos muitos desafios:
E é por isso que o Maio Amarelo precisa também ser um Maio Inclusivo — que enxergue todas as formas de locomoção como legítimas e promova, de verdade, um trânsito mais humano.
O Grupo Sentinela atua com uma equipe especializada no atendimento ao público PCD. Do primeiro contato até a documentação final, oferecemos suporte completo na aquisição de veículos adaptados, solicitação de isenções fiscais e regularização da CNH especial.
“Muita gente nem sabe que tem direito à isenção de impostos ou que pode adaptar seu veículo. Nosso trabalho é transformar essa informação em ação prática, que impacte a vida das pessoas”, explica Kátia Andrade.
Acesse nosso conteúdo exclusivo sobre quem tem direito à isenção para carro PCD e entenda como iniciar seu processo com tranquilidade.
A seguir, reunimos dicas práticas para motoristas, pedestres e pessoas com deficiência, em prol de um trânsito mais respeitoso:
Além das atitudes individuais, apoiamos e defendemos medidas coletivas:
O trânsito é um reflexo da sociedade. E para que ele seja mais justo, precisa abraçar todas as formas de existência e locomoção.
O Grupo Sentinela reforça seu compromisso com a acessibilidade, a informação e o respeito. Acreditamos que um trânsito empático salva vidas — e transforma a forma como nos movemos pelo mundo.
“Que o Maio Amarelo reforce a importância de todos serem vistos e ouvidos — inclusive quem, por tanto tempo, permaneceu invisível”, reforça a especialista.
Quer saber mais sobre isenções, CNH especial ou veículos adaptados? Fale com o Grupo Sentinela e tenha o suporte de quem entende de inclusão de verdade.