Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Fiat Pulse é o SUV mais barato do Brasil, mas já passa de R$ 100 mil; leia o teste

11/07/2023

Versão Drive tem motor 1.3 e lista de equipamentos de série atraente, mas o comportamento do câmbio incomoda RESUMO DA NOTÍCIA
Fiat Pulse na versão de entrada é equipado com motor 1.3 aspirado de até 107 cv;
Atualmente é o SUV mais em conta vendido no Brasil, por R$ 100.990;
Câmbio manual de engates imprecisos são os pontos fracos do modelo
As fabricantes estão fazendo de tudo para surfar nessa gigantesca onda de SUVs, segmento que já representa quase 50% das vendas de carros novos no Brasil. E o modelo mais barato que alguém pode ter na garagem é o Fiat Pulse equipado com motor 1.3 e câmbio manual, que custa R$ 100.990. Mas por conta do programa de carros populares do governo federal, encerrado na última semana, ainda é possível encontrar nas lojas unidades do modelo por valores promocionais.
Pulse tem apenas 2,53 metros de entre-eixos
Renato Durães
Tratado desde sempre como o “SUV do Argo” pelo público, justamente com o argumento de que a marca queria transformar o hatch em utilitário esportivo para tirar uma fatia desse desejado segmento, o Pulse foi perdendo esse apelido no decorrer do tempo. Na comparação de dimensões entre os dois, o SUV tem 4,10 metros de comprimento (+ 7 cm), 1,77 m de largura (+ 5 cm), 1,55 m de altura (+ 7 cm) e 2,53 m de entre-eixos (+ 1 cm).
Espaço interno é um dos pontos fracos do SUV
Renato Durães
O maior problema do primeiro SUV da Fiat fabricado no Brasil é o espaço interno, uma vez que você realmente se sente dentro de um hatch, mesmo com a posição de dirigir mais alta. Afinal, o entre-eixos é só 1 centímetro maior que o do Argo. Seu principal concorrente, o Volkswagen Nivus, tem 2,56 m, como comparação.
A lista de itens de série é boa, com destaque para faróis e lanternas de LED, quatro airbags — dois laterais, além dos frontais obrigatórios —, ar-condicionado digital, central multimídia com tela de 8,4 polegadas e conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, banco do motorista com regulagem de altura, volante multifuncional, controles de tração e de estabilidade, direção elétrica e rodas de 16 polegadas.
Central multimídia tem tela de 8,4 polegadas e conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio
Renato Durães
Não há motor turbo como nas configurações mais caras; porém, como se trata de uma versão de entrada, o propulsor dá conta do recado. É o 1.3 de quatro cilindros Firefly aspirado que rende até 107 cv e 13,7 kgfm, associado a um câmbio manual de cinco marchas. Para o dia a dia, não espere arrancadas muito vigorosas, mas o Pulse tem bom torque em baixas rotações e consegue um desempenho satisfatório no trânsito — contudo, o vigor mesmo só aparece a partir das 3.000 rpm.
Acabamento é honesto e tem materiais de qualidade
Renato Durães
VEJA TAMBÉM
Os 5 SUVs compactos mais baratos do Brasil em 2023
Esses são os 15 SUVs mais econômicos do Brasil em 2023
Fiat Pulse pode ser inspiração para a próxima geração do Tipo, que vai virar SUV na Europa
Os engates do câmbio manual não são muito precisos e a alavanca é mole
Renato Durães
O volante, muito leve, não passa confiança em velocidades mais elevadas na estrada. Por outro lado, é ótimo para fazer manobras e confortável em movimentos ligeiros na cidade. O que deixa a desejar, tanto na cidade como na estrada, é o câmbio manual e sua imprecisão nas trocas, assim como acontece em outros carros da Fiat.
Em contrapartida, o consumo é de encher os olhos, principalmente considerando o preço do combustível atualmente. De acordo com o Inmetro, o Pulse manual tem médias de 9,1 km/l (cidade) e 10,1 km/l (estrada) com etanol e de 12,6 km/l (urbano) e 14,7 km/l (rodoviário) quando abastecido com gasolina.
Fiat Pulse 1.3 MT pode rodas até 14,7 km/l com gasolina
Renato Durães
Se o seu desejo é ter um SUV compacto e o orçamento não pode ir muito além dos R$ 100 mil, o Pulse de entrada tem atributos que pesam a seu favor, como equipamentos, consumo e conectividade. Por outro lado, o espaço e o comportamento do câmbio podem jogar contra o modelo da Fiat. Na análise do conjunto da obra, porém, os pontos positivos somam mais que os negativos.
Fiat Pulse
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.