Veja os 10 carros elétricos mais vendidos no 1º semestre de 2023
Metade dos modelos mais vendidos é SUV e Volvo domina segmento antes mesmo da chegada do inédito EX30 RESUMO DA REPORTAGEM
Dos 10 modelos mais vendidos no período, cinco são SUVs e um é esportivo
Volvo XC40 lidera o ranking e emplacou quase mil unidades
BYD Yuan Plus, lançado no final do ano passado, assume a vice posição
Elétrico mais barato, JAC E-JS1, foi o quarto mais vendido
As vendas de carros elétricos registram alta de 11,6% no primeiro semestre de 2023 em comparação com 2022. Ao todo, 3.777 unidades foram emplacadas no período, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Com folga, a liderança ficou mais uma vez com o Volvo XC40, que emplacou 903 exemplares e parece ter caído na graça dos brasileiros. O modelo também foi o elétrico mais vendido de 2022. O trono, no entanto, pode estar ameaçado com a chegada do irmão menor EX30, que promete ser o SUV elétrico de entrada no mercado e deve custar cerca de R$ 230 mil.
VEJA TAMBÉM
Kombi volta ao Brasil em versão elétrica, mas será difícil encontrar uma
Veja os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil em julho de 2023
BYD faz rivais baixarem preços e abre caminho para carro elétrico de R$ 100 mil
A vice-liderança fica com o novato BYD Yuan Plus, utilitário lançado no final do ano passado por R$ 269.990. O modelo se destaca por ter a melhor autonomia entre os elétricos que custam até R$ 300 mil, podendo rodar até 294 km no padrão do Inmetro. Nas vendas, o carro chinês emplacou 406 unidades no período, menos da metade do que o XC40 comercializou.
Com certa distância do Yuan Plus, o Volvo C40 ocupa a terceira posição, com 290 unidades licenciadas. Oferecido por a partir de R$ 429.950, o SUV cupê tem performance de carro esportivo, com dois motores, um em cada eixo, que entregam 413 cv e 67,3 kgfm. A autonomia, no entanto, não é das mais altas: 247 km no ciclo brasileiro.
Dos 10 elétricos mais vendidos, metade dos modelos são SUVs que estão longe de serem carros de entrada da categoria. Na 10ª posição, inclusive, há até um elétrico esportivo, o Porsche Taycan. Veja a seguir os mais emplacados no período:
1- Volvo XC40 (903 unidades)
Volvo XC40 Recharge é vendido a partir de R$ 330 mil na versão com tração dianteira
Divulgação
2 – BYD Yuan Plus (406 unidades)
BYD Yuan Plus custa R$ 269.990 e é um dos SUVs de entrada no mercado
Murilo Góes
3 – Volvo C40 (290 unidades)
Volvo C40 é a versão cupê do XC40, modelo mais vendido da categoria
Divulgação
4 – Jac E-JS1 (219 unidades)
Jac é o elétrico de entrada no Brasil e custa atualmente R$ 139.990
Renato Durães
5 – BMW iX (181 unidades)
6 – BMW iX3 (177 unidades)
BMW iX3 custa a partir de meio mihlão e é R$ 76 mil mais caro do que X3 híbrido
Divulgação
7 – Renault Kwid e-Tech (165 unidades)
Renault Kwid E-Tech é o quarto elétrico mais “barato” do Brasil e custa R$ 149.990
Marcelo Machado de Melo/Renault
8 – Nissan Leaf (161 unidades)
Veterano, Nissan Leaf tem vendas impulsionadas por frotistas
Divulgação
9 – Mini Cooper S E (160 unidades)
Mesmo na versão elétrica, compacto mantém o aspecto de diversão ao volante que sempre foi marca registrada da Mini
Divulgação
10 – Porsche Taycan (144 unidades)
Taycan GTS faz o zero a 100 m/h em 3,7 segundos
Divulgação
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



