Fiat terá conceito que antecipa novo carro popular no Salão do Automóvel


Além de veículos já conhecidos dos brasileiros, como os nacionais Pulse, Fastback e Toro, a Fiat levará para o Salão do Automóvel de São Paulo duas atrações inéditas. A primeira, confirmada, será a versão esportiva Scorpionissima do SUV elétrico 600e — que pode ser vendida no país. Já a segunda, ainda guardada a sete chaves, será um carro-conceito anunciado como “responsável por antecipar o design de toda a nova linha brasileira de carros da montadora”.
Apesar do mistério, Autoesporte aposta que o modelo conceitual em questão deve ter relação com um dos estudos apresentados pela marca em fevereiro de 2024 na Europa. Na ocasião, a empresa antecipou sua nova linguagem de design (a mesma adotada no Grande Panda) e confirmou a chegada ao mercado de uma nova família de veículos formada por hatch, SUV compacto, SUV cupê e picape pequena.
O Grande Panda, primeiro fruto da nova gama, já está à venda na Europa e será usado como base para o hatchback sucessor do Argo no Brasil. Já os demais estudos antecipam as novas gerações de Fastback e Strada e um inédito SUV de sete lugares contra a Chevrolet Spin. Em comunicado, a Fiat afirma que o conceito “orientará o futuro da marca nos próximos anos”, o que só reforça a ideia de que haverá relação direta com a nova família nacional de compactos.
Fiat Grande Panda foi antecipado por conceito revelado em 2024
Divulgação
Novo hatch popular
No caso do sucessor do Argo, Autoesporte já antecipou que o Grande Panda será usado como base. O modelo com carinha de SUV compacto atenderá por outro nome no mercado nacional. Aliás, não é só o nome que deve ser diferente em relação ao modelo europeu, mas também o design. Nas laterais, por exemplo, não haverá o nome do produto estampado nas portas como no velho continente.
Fiat Grande Panda será base para o sucessor do Argo
Divulgação
Por aqui, o hatch compacto terá configurações equipadas com o propulsor 1.0 Firefly que rende 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque. Além disso, espera-se opções mais caras com o mesmo sistema híbrido leve dos Fiat Pulse e Fastback, com motor 1.0 T200 de 130 cv. A produção será concentrada na fábrica de Betim (MG) a partir de 2026.
Novo SUV de 7 lugares (projeto F2U)
O próximo da lista a chegar ao Brasil será o novo SUV de sete lugares da Fiat. Inédito, o modelo será derivado do Citroën Aircross e posicionado acima de Pulse. Na prática, será um SUV compacto com dimensões similares ao primo da Citroën: cerca de 4,40 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,66 m de altura e 2,68 m de entre-eixos.
Projeto F2U antecipa novo SUV compacto nacional
Divulgação
Autoesporte apurou que o projeto F2U, como é chamado internamente, terá proposta mais familiar e preços na faixa dos R$ 150 mil. A motorização deve ser sempre 1.0 turbo flex com sistema híbrido leve de 12 Volts, capaz de render até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, aliado a um câmbio CVT de sete marchas.
Initial plugin text
Novo Fastback (projeto F2X)
Outra possibilidade é que o misterioso conceito venha a antecipar as linhas da nova geração do Fastback (projeto F2X). O modelo adotará a conhecida plataforma Smart Car do grupo Stellantis e deixará de lado a arquitetura MLA usada atualmente no Brasil. Entre outras melhorias, ficará mais espaçoso e terá distância entre-eixos próxima dos 2,60 m (contra os 2,53 m atuais).
Projeto F2X dará origem ao novo Fastback
Divulgação
Sob o capô, seguirá em oferta o conjunto T200 Hybrid formado pelo motor 1.0 turbo flex de três cilindros com 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, aliado a um sistema de 12V, conhecido como BSG. O câmbio será automático CVT de sete marchas simuladas. Nas versões mais caras, como a esportiva Abarth, marcará presença o propulsor 1.3 turbo flex de 185 cv.
Nova Strada (projeto XBP)
Já a Strada de terceira geração deve ser o último projeto previsto no plano de R$ 30 bilhões da Stellantis no Brasil até 2030. Ou seja, chegará no final da década. Além da plataforma comum aos demais modelos da nova família, a caminhonete terá a mesma motorização híbrida leve de 12V dos demais derivados.
Conceito revelado em 2024 antecipa nova Fiat Strada
Divulgação/Fiat
Em dimensões, a nova Strada deve crescer ligeiramente em relação à atual, que mede 4,48 metros de comprimento, 1,73 m de largura e 1,59 m de altura. A picape continuará a ser vendida em uma ampla gama de versões, com opções de cabine simples ou cabine dupla.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



