Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Fiat Toro Freedom 2026: 5 razões para comprar e 5 motivos para pensar bem

09/11/2025
Fiat Toro Freedom 2026: 5 razões para comprar e 5 motivos para pensar bem


A Fiat Toro já se tornou uma espécie de pilar em seu segmento. Não há como pensar em uma picape intermediária sem visualizá-la como a grande referência de mercado. Líder de vendas na categoria desde seu lançamento, quase dez anos atrás, a caminhonete passou por uma considerável renovação na linha 2026. O objetivo é sobreviver por mais alguns anos antes da tão esperada troca de geração, prevista 2028.
A boa notícia é que a Toro Freedom foi contemplada com boa parte das atualizações aplicadas às demais versões da picape. Clique aqui para ver tudo que mudou, ou então aqui para ler o teste completo. Por outro lado, ainda preserva alguns velhos vícios do modelo. Confira abaixo os principais motivos para comprar e aqueles para pensar bem antes de ter uma na garagem.
5 motivos para comprar a Fiat Toro Freedom
1) Conjunto mecânico
É verdade que, no lançamento para o Brasil, o motor 1.3 GSE turbo flex de quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta e sistema MultiAir III, conhecido como Turbo 270, apresentou falhas pontuais de baixa no nível do óleo. Contudo, a Stellantis contornou rapidamente as questões e hoje esse conjunto se apresenta como um dos mais robustos e confiáveis do mercado, assim como o conhecidíssimo câmbio de seis marchas da Aisin.
Desde o início deste ano, para atender às normas de emissões do Proconve L8, a Toro Turbo 270 perdeu potência e passou de 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol para 176 cv com qualquer combustível, embora tenha mantido o pico de torque em 27,5 kgfm. Claro que há uma diferença sutil de desempenho, porém quase imperceptível, o que não compromete o uso diário.
Além disso, a Toro 2026 enfim passa a ter freios traseiros a disco e mantém a robusta suspensão independente nos dois eixos. Na versão Freedom, a tração é dianteira, mas há bloqueio eletrônico de diferencial para aumentar um pouco sua capacidade off-road.
2) Versatilidade
Fiat Toro Freedom tem caçamba com capacidade para 937 litros
André Schaun/Autoesporte
Outro ponto positivo da Toro é a versatilidade. Em movimento, a sensação é a de estar conduzindo um SUV. Sei que esta frase deve soar manjada, pois quase todo jornalista descreve essa mesma característica sobre qualquer caminhonete, mas o caso da Toro é aquele em que tal afirmação mais se aproxima da materialidade dos fatos. Ao mesmo tempo, ela continua a ser uma picape, o que significa que tem uma caçamba de excelentes 937 litros à disposição, bem maior do que qualquer porta-malas.
3) Conforto
Fiat Toro Freedom tem cabine parecida com a de um SUV
André Schaun/Autoesporte
A suspensão robusta, digna de SUV médio, a posição elevada de dirigir, a carroceria monobloco com boa rigidez, os bons bancos dianteiros e a cabine similar à de um SUV conferem à Toro um nível único de conforto no segmento. Novamente, é a picape que talvez mais se assemelhe a um carro de passeio à venda no Brasil.
4) Equipamentos
Ar-condicionado da Fiat Toro Freedom é digital
André Schaun/Autoesporte
Apesar de ser uma versão intermediária, a Toro Freedom já vem equipada com itens como quadro de instrumentos digital, ar-condicionado automático digital de duas zonas, o novíssimo freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, aletas para trocas de marcha atrás do volante e tomadas do tipo USB-A e USB-C).
5) Capota marítima de série
Caminhonete intermediária tem capota marítima de série
André Schaun/Autoesporte
Parece bobeira, mas está cada vez mais comum a capota marítima se tornar um opcional ou acessório. Veja o caso da Ford Maverick ou mesmo de várias picapes médias de nosso mercado. Na Toro Freedom, o item já vem de série.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
5 razões para pensar bem antes de comprar a Fiat Toro Freedom
1) Acabamento
Fiat Toro tem plástico rígido em diversas áreas da cabine
André Schaun/Autoesporte
Sabemos que as caminhonetes tendem a ter um acabamento mais rústico que o dos automóveis. Entretanto, a verdade é que nove anos se passaram desde o lançamento da Toro, em 2016, e, desde então, a Fiat fez pouquíssimas mudanças que realmente diminuíssem a simplicidade dos revestimentos de plástico rígido.
2) Central Multimídia
Qualidade da câmera de ré passa longe de empolgar
André Schaun/Autoesporte
Mesmo custando R$ 165 mil, a Toro Freedom traz uma central multimídia de 8,4 polegadas de penúltima geração, com resolução de tela e sensibilidade ao toque já superados. A câmera de ré, embutida no sistema, é um exemplo dessa limitação: tanto a qualidade quanto a abrangência da imagem passam longe de empolgar.
3) Espaço interno e ausência de porta-malas
Fiat Toro 2026 segue com cabine aperta na fileira traseira, com espaço limitado para pernas
André Schaun/Autoesporte
Apesar dos 4,95 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,68 m de altura e 2,99 m de entre-eixos, a Fiat Toro 2026 continua a ter uma cabine relativamente apertada na fileira traseira. O vão para pernas é limitado e a posição muito elevada do assento compromete o espaço para a cabeça de pessoas mais altas. Além disso, o encosto lombar é pouco angulado e compromete a ergonomia.
Initial plugin text
Outro ponto importante diz respeito à caçamba. Sim, ela é grande, mas ainda é uma caçamba e não um porta-malas. Mesmo com capota marítima, sua vedação contra intempéries fica limitada. Ou seja, melhor proteger muito bem qualquer bagagem caso vá trafegar sob chuva.
4) Capacidade de manobras
Outra característica incômoda da Toro e de qualquer modelo Stellantis com plataforma Small Wide é a capacidade de manobras. O diâmetro de giro é de longos 12,3 metros, praticamente a mesma medida de uma picape média. E o que dizer dos incômodos rebotes que o volante insiste em transmitir em vias mais esburacadas?
5) Itens ausentes
Ocupantes do banco traseira não têm saída de ar à disposição
André Schaun/Autoesporte
Ok, a Fiat Toro Freedom 2026 tem novos e bem-vindos equipamentos de série, mas continua devendo em alguns elementos relativamente simples de conforto: saída de ar traseira, chave presencial, partida do motor por botão, apoio de braço central no banco de trás e alerta de ponto cego. E olha que nem estamos levando em conta a ausência de pacote Adas para segurança ativa.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.