Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Design da Volkswagen no Brasil está no ‘topo’, diz CEO global da marca

09/09/2025
Design da Volkswagen no Brasil está no ‘topo’, diz CEO global da marca


Um dos atributos mais importantes na jornada de compra de um carro é o visual. Possivelmente, o mais irracional de todos. Um veículo pode ser econômico, ágil, prático e até barato, mas se não for minimamente bonito, o potencial comprador vai pensar muito antes de assinar o cheque. Talvez seja por isso que o atual CEO global da marca Volkswagen, Thomas Schäfer, seja só elogios ao time de design da filial brasileira, liderada pelo chefe da área nas Américas, José Carlos Pavone.
Já contamos detalhes do trabalho de Pavone em projetos como o Gol GT Concept e o Tera, modelo cuja concepção visual surgiu quase toda no Brasil. Em entrevista exclusiva à Autoesporte durante o Salão do Automóvel de Munique 2025 (IAA), Schäfer rasgou elogios ao time liderado por Pavone no Brasil, afirmando que a equipe está “no topo” em comparação com outras filiais da marca.
“É desafiador [ter uma empresa global que desenvolve soluções regionais]. Mas, se olharmos para o copo meio cheio, você tem um monte de ideias de diferentes regiões que te ajudam a fazer o negócio crescer. Um exemplo é o time de engenharia e, especialmente, o time de design do Brasil. Rapaz… Esses caras voam em qualquer coisa que se propõem a fazer”, elogiou o executivo.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Volkswagen Tera foi criado pela equipe de design da Volkswagen do Brasil
Autoesporte/Murilo Goes
“Temos reuniões regulares sobre nosso design global, nas quais os times trazem ideias e nós as colocamos em discussão. Sempre que o time do Brasil participa, é muito divertido, porque eles são tão entusiasmados… Eles realmente vivem a marca e a levam para o coração, sabe? Adoro eles, são fantásticos”, prosseguiu.
Além do Tera, a Volkswagen do Brasil foi a responsável pela concepção estética do Nivus, um projeto considerado ousado e inovador para os padrões da marca na época. Em entrevistas passadas, Pavone chegou a relatar como o time brasileiro enfrentou resistência a detalhes como o nível de caimento do terceiro volume da carroceria e a inclinação do vidro traseiro, considerada excessivamente horizontal do ponto de vista de segurança.
Na Europa, o VW Nivus é vendido como Taigo
Divulgação
No fim, a proposta foi aprovada e deu tão certo que o projeto foi exportado para a Europa, onde é vendido como Taigo.
Perguntado sobre se considerava a equipe brasileira de design a melhor da Volkswagen no mundo atualmente, Schäfer respondeu: “Eles com certeza estão brigando no topo. Quero dizer… No topo real! É claro que tem situações em que você precisa de itens especificamente pensados para a China ou para a Europa. Mas tem coisas que você olha e fala: “Isso é muito legal! Vamos adotar globalmente”.
O chefão mundial da marca também ressaltou a rápida capacidade de adaptação do grupo brasileiro: “Uma coisa que eu gosto neles é que, ao receberem, uma crítica, eles não ficam chorando, se lamentando e apegados à ideia original. A postura deles é: ‘Precisa de ajustes? Ok, deixa comigo’. E aí, algumas semanas depois, já aparecem com uma ideia melhor. Adoro isso”, descreveu.
Sistema multimídia VW Play foi desenvolvido por times brasileiros
Murilo Góes/Autoesporte
Thomas Schäfer deu como exemplo de inovação dos designers brasileiros a central multimídia VW Play Connect, que teve toda a interface e a chamada “UX” (experiência do usuário, na sigla em inglês) desenvolvida no país. “O time brasileiro criou um sistema muito atraente que está sendo usado em várias partes do mundo, como África e Oriente Médio. Custa muito menos [do que o sistema europeu], mas a percepção é de primeira qualidade. O time brasileiro fez sozinho e veio com isso pronto. Nós não interferimos em nada”, revelou o CEO.
Após o Tera, modelo que, segundo Pavone, teve grande parte de seu design feito no Brasil e aprovado pela matriz com poucas interferências, a divisão local da Volkswagen já tem outros projetos importantes engatilhados: uma nova picape intermediária sucessora da Saveiro, conhecida internamente como projeto Udara; a segunda geração sul-americana da picape média Amarok; e as novas gerações de Nivus e T-Cross, que serão projetos regionais derivados do novo T-Roc europeu, mas com visual próprio.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.