Flagra: novo Toyota RAV4 roda no Brasil com motor que será híbrido flex


Principal lançamento da Toyota no mercado internacional no primeiro semestre, a nova geração do RAV4 mal chegou às lojas lá fora e já desembarcou no Brasil. Prova disso são as imagens deste flagra, publicadas pelo perfil @placaverde, que revelam o SUV rodando com forte camuflagem por aqui. O protótipo realiza testes de emissões e homologação do novo conjunto híbrido plug-in flex que está sendo desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro.
Nas imagens, a unidade usa tubos e equipamentos de medição acoplados ao escape como parte do processo de validação técnica. Quando ficar pronta, a motorização PHEV flex será usada tanto pelo RAV4 quanto pelas novas gerações de Corolla e Corolla Cross. Além disso, terá aplicação na inédita picape intermediária monobloco que a marca desenvolve para brigar com Fiat Toro, Ford Maverick e Ram Rampage.
Initial plugin text
Voltando ao RAV4, o modelo chegará ao Brasil unicamente híbrido e dentro da mesma estratégia já adotada pelo modelo atual. Seguirá posicionado acima do Corolla Cross e brigará diretamente com rivais chineses, incluindo GWM Haval H6 e BYD Song Plus.
Como é o novo Toyota RAV4
Novo Toyota RAV4 tem design que será inspiração para o próximo Corolla
Toyota/Divulgação
Visualmente, o novo RAV4 segue a mais recente tendência estética da Toyota e não nega inspiração em modelos como Prius e Camry. Na dianteira, destaque para os faróis em formato de C, capô em posição elevada e para-choques que variam de acordo com cada versão.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Na traseira, as lanternas têm múltiplas seções verticais de LED localizadas em uma placa preta brilhante. As laterais trazem arcos de rodas quadrados e vincos bem marcados nas portas. A mesma linguagem será vista nos próximos lançamentos da marca, especialmente a nova geração do Corolla.
Novo Toyota RAV4 tem 4,61 metros de comprimento e leva até 749 litros no porta-malas
Toyota/Divulgação
Por dentro, o painel foi inteiramente redesenhado e agora exibe uma tela de até 12,9 polegadas em destaque no centro. O quadro de instrumentos tem 12,3 polegadas e traz diversas informações sobre o veículo. Já no caso da versão Woodland, a alavanca de câmbio é convencional, enquanto as outras versões adotam um pequeno seletor no console.
Initial plugin text
Sempre híbrido
No Brasil, o RAV4 já é oferecido unicamente com motorização híbrida e com a nova geração a estratégia não será diferente. Para o mercado internacional, a Toyota já confirmou um conjunto do tipo HEV (sem recarda externa) que combina motor 2.5 a gasolina naturalmente aspirado com um ou dois motores elétricos, dependendo do tipo de tração.
Novo Toyota RAV4 tem multimídia de 12,9 polegadas em destaque no centro do painel
Toyota/Divulgação
Na Europa e no Japão a potência é de 183 cv para a versão com tração dianteira e 191 cv para a tração integral. Já nos EUA, os números são de 229 e 239 cv, respectivamente.
Por sua vez, a variante PHEV (híbrido plug-in) promete uma autonomia elétrica de 100 km, graças a uma bateria de íons de lítio de 22,7 kWh. A potência de recarga também foi aumentada, chegando a 50 kW em corrente contínua, para ir de 10 a 80% da capacidade em 30 minutos. Em corrente alternada, por outro lado, 11 kW são alcançados com uma carga elétrica completa em 3 horas.
Novo Toyota RAV4 mantém a plataforma TNGA-K da geração anterior
Toyota/Divulgação
Pela primeira vez, o trem de força plug-in pode ser combinado com a tração dianteira, com 268 cv, enquanto a tração integral fornece 304 cv ou 324 cv. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. No Brasil, o RAV4 é vendido atualmente nas versões HEV e PHEV com preços entre R$ 349.290 e R$ 402.420.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



