Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Novo Ford Bronco Sport: 5 razões para comprar e 5 para pensar bem

12/07/2025
Novo Ford Bronco Sport: 5 razões para comprar e 5 para pensar bem

SUV mantém preço e tem novidades pontuais para seduzir o consumidor a trocar um Jeep Compass por ele; será que funciona? O Ford Bronco Sport mudou recentemente. Ficou mais equipado e passou por uma reestilização a fim de garantir aquela sobrevida ao visual. Vale também dizer que chegou às revendas em versão inédita no país, intitulada Badlands. É o mesmo nome do clássico filme de Terrence Malick, lançado em 1973. Mas o melhor de tudo é que o preço não subiu em relação ao modelo anterior.
Aqui no Brasil, a belíssima obra de ritmo lento também é conhecida por “Terra de Ninguém”. Algo similar ao que ocorre com o Bronco Sport. Explico: o SUV médio da Ford é um bom produto (isso é inegável), mas caminha a passos de tartaruga no quesito licenciamentos.
Até junho deste ano, por exemplo, o Bronco Sport teve 979 emplacadas. O GWM Tank 300, modelo com proposta algo parecida lançado em abril, já teve 1.217 unidades comercializadas. E olha que o híbrido plug-in chinês sai por R$ 339 mil, ante R$ 260 mil do Ford.
Mas será que o SUV médio da marca do oval só é mais um belo rostinho na multidão, destacado pela fotografia típica de um filme de Terrence Malick, ou tem um quê de especial? É isso que mostraremos abaixo.
5 razões para comprar o novo Ford Bronco Sport
1- Tração 4×4 com diferencial blocante
Ford Bronco Sport vai bem num off-road leve
Divulgação
O Ford Bronco Sport olha com carinho tanto para o conforto de condutor e passageiros, mas não deixa de permitir aquela brincadeira no off-road moderado. Por isso, seu principal destaque é a tração 4×4 com diferencial blocante.
Em suma, em situações mais duras no off-road, o sistema se une ao diferencial com bloqueio eletrônico e distribui o torque conforme a necessidade para as rodas traseiras. É ótimo para quem quer ir ao shopping em um fim de semana, mas não abdica de um off-road com a família em domingos ocasionais. Em condições de baixa aderência, bom dizer, funciona que é uma beleza.
Há ainda o seletor de terrenos GOAT, uma brincadeira com a sigla normalmente usada para definir o melhor de todos os tempos (greatest of all times, em inglês). No caso do Bronco, a sigla significa goes over any type of terrain, ou vai em todo tipo de superfície, na tradução livre.
2- Conjunto de suspensão com foco em conforto e off-road
Ford Bronco Sport tem bom acerto de suspensão
Marcus Celestino/Autoesporte
Temos aqui suspensão McPherson na dianteira e braços duplos independentes na traseira. Algo pouco usual em um SUV com pegada voltada para a aventura. No entanto, aí é que mora a engenhosidade do Bronco Sport.
Ao trocar o eixo rígido pelo multilink, o SUV médio se dá muito bem na cidade. Absorve com precisão as imperfeições do solo, especialmente as valetas que invadem as cidades da grande São Paulo. Todavia, o conjunto também não faz feio num off-road moderado, com boa calibração, curso adequado e respostas bem interessantes em terrenos pouco mais acidentados.
3- Câmera 360 graus de excepcional resolução
Além do painel digital, Bronco Sport tem câmeras que mostram todo o entorno do veículo
Divulgação
Aqui temos outro trunfo tanto para a cidade quanto para o fora-de-estrada. Isso porque a câmera 360 graus do Bronco Sport é de grande valia na hora de manobrar o veículo em garagens excessivamente apertadas (como a do redator) e também em situações de trilha.
5 carros usados de até R$ 45 mil com kit multimídia
A visão panorâmica é de boa resolução, e os modos frontal e traseiro são tiro e queda na hora de encarar um off-road ou uma saída de garagem. Ajuda ainda a tela da central multifuncional, HD de 13,2 polegadas. Não faz feio mesmo.
4 – Acesso ao porta-malas (abertura do vidro basculante)
Ford Bronco Sport tem excelente acesso ao porta-malas
Marcus Celestino/Autoesporte
Embora tenha 482 litros de capacidade, nada que seja digno de Oscar, o porta-malas tem acesso que é tão prático quanto uma solução de produtores inteligentes de um filme. Além da tampa convencional, temos ainda a abertura de modo separado do vidro. E isso pode ser feito com um aperto de leve, básico, na traseira.
Novo Jeep Compass: 10 curiosidades sobre a terceira geração do SUV
Ford Bronco Sport apresenta a mesma vantagem em outras configurações
Divulgação
Por meio do basculante, a família pode ter acesso rápido ao porta-malas sem precisar abrir a tampa por inteiro. É um recurso absolutamente versátil e que garante ao carro funcionalidade muito bacana. Vale lembrar, inclusive, que a capacidade do bagageiro sem tampão, de acordo com a Ford, é de 580 litros.
5- Motor EcoBoost confiável
Ford Bronco Sport: motor é confiável
Marcus Celestino/Autoesporte
Confiança é tudo. E o motor 2.0 turbo da família EcoBoost, injeção direta, transversal, quatro cilindros em linha, entrega tal sem quaisquer problemas. É um conjunto que é extremamente confiável e robusto, bom para quem não quer ficar na mão.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Tudo bem que desempenho não é seu forte. Até que garante 253 cv e 38,7 kgfm de torque em baixas rotações, mas tem de “pedalar” muito a fim de suportar veículo tão grandalhão. A relação peso/potência, bom dizer, é de 7,1 kg/cv. Nada de absurdo para o segmento, mas nada de incrível.
5 razões para pensar bem antes de comprar o novo Ford Bronco Sport
1- Entre-eixos não garante tanto espaço
Túnel central nem é tão elevado, mas espaço é prejudicado por entre-eixos
Marcus Celestino/Autoesporte
Entramos agora na salada de pontos a serem considerados. Este, ao menos para o escriba, é o mais cruel no caso do Ford Bronco Sport. O SUV médio tem 2,67 metros de entre-eixos, o que garante espaço aquém do que se espera nessa categoria para quem vai no banco traseiro.
Toyota Corolla Cross 2.0 ou híbrido? Entenda as diferenças entre as versões
Tudo bem que o túnel central não é tão elevado e pouco prejudica quem vai no meio, mas, mesmo assim, as pernas não ficam bem acomodadas no assento. Ponto negativo que também serve ao estadunidense Escape, feito sobre a mesma plataforma.
2- Motor apenas a gasolina
Ford Bronco Sport se sai melhor que os rivais em trilhas, mas perde na hora de abastecer: só aceita gasolina
Divulgação
Tudo bem que há de partir da premissa de que quem paga R$ 260 mil num carro não liga para o posto de combustível. Todavia, aqui fica o alerta. Por beber apenas gasolina, perde ante rivais híbridos e equipados com motores flex.
A introdução da gasolina E30, com até 30% de etanol anidro na mistura, bom frisar, pode ainda causar transtornos. Mesmo em motores devidamente calibrados, o veículo é passível de consumir mais combustível e até mesmo ter injeção e turbocompressor comprometidos. No Inmetro, o consumo do Bronco Sport é de 8,4 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada.
3- Câmbio não trabalha tão bem em baixa
Seletor giratório para o modo manual não empolga
Marcus Celestino/Autoesporte
O câmbio automático de 8 marchas tem trocas suaves, mas gera ao motorista situações incômodas em ciclo urbano. Por primar pelo consumo, faz com que o carro pareça sempre pedir trocas em baixa. Desse modo, o uso na cidade é um tanto complicado, especialmente em grandes capitais com fluxo intenso de veículos.
Para completar (e isto é algo crônico em outros Ford), o modo manual é pouco intuitivo e impreciso. As trocas são realizadas por meio de botão seletor giratório — e isso não é nada divertido numa, por exemplo, estrada de ótima pavimentação.
4- Ruídos das pastilhas de freio
Isso já ocorria no predecessor e segue no novo Ford Bronco Sport. O redator até se sentiu “em casa” ao escutar os ruídos decorrentes das pastilhas de freio do SUV médio ao tirar o carro da garagem. Isso porque esses barulhinhos são comuns quando o sistema ainda está frio. Mas são capazes de revirar os olhos de consumidores mais esquentados.
5- Direção desmultiplicada
Aqui pode ser coisa de condutor chato. Este que vos escreve, porém, acha que falta respostas mais adequadas à direção do Ford Bronco Sport, principalmente em condições de estrada. Não é lá tão progressiva e, em alta velocidade, é desmultiplicada. Até que não faz feio na cidade, mas em ciclo rodoviário passa longe de empolgar.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.