Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Volkswagen Nivus Sense é mais barato e potente que o Tera Comfort

08/07/2025
Volkswagen Nivus Sense é mais barato e potente que o Tera Comfort

Versão de entrada é bem equipada, tem porta-malas grande e bom espaço interno, mas é mais básica em outros aspectos O Volkswagen Nivus foi o quarto carro mais emplacado no varejo em junho. Ao todo, foram vendidas 3.504 unidades do SUV cupê compacto no período para pessoas físicas. Segundo dados da Fenabrave, o modelo ficou atrás apenas do trio Hyundai Creta, Honda HR-V e do “rival interno” T-Cross, com o qual voltou a disputar o mercado de forma mais acirrada.
A diferença entre os dois modelos foi de apenas 99 unidades. Parte desse crescimento do Nivus pode ser atribuído ao retorno da versão Sense. A configuração de entrada foi atualizada para a linha 2026 somente em abril, mas manteve o preço antigo de R$ 119.990. O valor é o mesmo cobrado pelo T-Cross Sense.
Volkswagen Nivus 2026: preços, versões e equipamentos
Melhor comprar o Volkswagen Nivus Comfortline ou esperar o Tera?
Mesmo com calotas, os faróis de LED ajudam o Nivus a não ter a imagem de carro básico
Lucas Cardoso/Autoesporte
Diante dessa equivalência de preços entre a dupla, fica a dúvida sobre o que o Nivus “básico” entrega e que pode, de certa forma, levá-lo a manter essa competição interna.
Para responder a essa pergunta, a Autoesporte visitou uma concessionária Volkswagen no Rio de Janeiro. A loja WTotal, localizada no bairro Cachambi, na Zona Norte da capital fluminense, tinha uma unidade da versão Sense exposta no seu showroom.
Nivus Sense mantém faróis de LED, mas barra iluminada foi trocada por peça plástica
Lucas Cardoso/Autoesporte
O Nivus não transmite uma imagem de carro básico à primeira vista. A dianteira traz conjunto ótico de LED. Em comparação com as versões mais completas, a principal diferença visual é a ausência da barra iluminada que conecta os faróis — substituída aqui por um friso com pintura metálica.
As laterais têm retrovisores e maçanetas na cor da carroceria. As rodas de 16 polegadas são de aço. Ao menos, as calotas (iguais às do Polo Track) disfarçam bem a simplicidade da versão. Na traseira, a diferença da versão em relação às mais completas está na falta da iluminação entre as lanternas de LED.
Calota do Nivus Sense têm a mesma pintura preta do Polo Track
Lucas Cardoso/Autoesporte
Acabamento dentro do padrão
Por dentro, a versão de entrada segue o padrão das demais, incluindo a predominância de plástico rígido na maioria das superfícies. O Nivus Sense só é mais simples no revestimento. Enquanto nas versões mais caras bancos e apoios de braço das portas dianteiras são de couro, na versão básica o material escolhido é o tecido.
Interior do Nivus Sense é mais simples no quesito revestimento
Lucas Cardoso/Autoesporte
O painel exibe acabamento brilhante com aparência de fibra de carbono, enquanto nas versões superiores essa peça é revestida em couro sintético. A configuração perde também o descansa braço e o porta-objetos no console central.
Equipamentos e segurança
Central multimídia do Nivus Sense tem 10 polegadas
Lucas Cardoso/Autoesporte
Na lista de equipamentos, o Nivus Sense traz quadro de instrumentos digital de 8 polegadas — contra 10,25 polegadas nas versões mais caras. A central multimídia VW Play de 10”, com espelhamento sem fio via Android Auto e Apple CarPlay, é a mesma das demais configurações.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
O ar-condicionado é manual, e não há saídas de ar para o banco traseiro. Pelo menos, os vidros são elétricos nas quatro portas e os retrovisores têm ajuste elétrico. O carregamento de celulares é possível através das duas portas USB tipo C instaladas no console. A chave é do tipo canivete.
Nivus é equipado com um bom pacote, mesmo na versão de entrada
Lucas Cardoso/Autoesporte
A segurança não é um problema no Nivus Sense. Apesar de não contar com o controle de velocidade adaptativo das versões topo, a configuração entrega um bom pacote de série. Entre os destaques estão os seis airbags (frontais, laterais e de cortina), sistema de frenagem de emergência e o monitor de pressão dos pneus.
Initial plugin text
Completam a lista de itens os controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e fixação Isofix e Top Tether para cadeirinhas infantis. A versão vem ainda com sistema start-stop e piloto automático.
Espaço e desempenho
O Nivus ganha em alguns aspectos e perde em outros para o T-Cross quando o assunto é espaço interno. O SUV Cupê é maior no comprimento (4,27 metros) e tem um porta-malas mais generoso (415 litros). Porém, a cabine é menos ampla, com entre-eixos de 2,56 m, contra 2,65 m do T-Cross.
SUV apresenta porta-malas generoso que o T-Cross, de 415 litros
Lucas Cardoso/Autoesporte
A motorização é a mesma das demais versões, exceto pela GTS. O modelo de entrada usa motor 1.0 200 TSI, com 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque com etanol. Abastecido de gasolina, o propulsor rende 116 cv, mas o torque se mantém. O câmbio é automático de seis marchas.
Segundo dados do Inmetro, o consumo do Nivus Sense é de 8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada usando etanol. Com gasolina, os números sobem para 12,4 km/l e 14,8 km/l, respectivamente.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.