Yamaha lança primeira moto híbrida do Brasil por R$ 17 mil

Yamaha Fluo ABS Hybrid faz história e chega às lojas com proposta competitiva A primeira moto híbrida da história do mercado brasileiro acaba de ser lançada. Trata-se da scooter Yamaha Fluo ABS, que passou por um vasto processo de modernização e custa R$ 16.690. A novidade fica por conta de um sistema híbrido leve, semelhante ao de carros como Fiat Pulse e Fastback.
A Yamaha Fluo recebeu um sistema de assistência elétrica especial de 12V, chamado de power assist. O motor elétrico auxiliar funciona paralelamente à unidade de combustão interna (125 cm³, de 8,3 cv e 1 kgfm), e oferece suporte durante a partida ou nos momentos em que sua mecânica é mais exigida, como subidas e retomadas. Seu uso será mais frequente com um passageiro na garupa ou cargas adicionais, a fim de evitar a perda de potência.
Yamaha Fluo Hybrid ficou 12% mais econômica
Divulgação
Há uma assistência eletrônica que monitora o esforço do motor de 125 cm³. Ao detectar aumento da carga, o motor elétrico será acionado por três segundos, proporcionando torque adicional. O piloto poderá monitorar o seu funcionamento por uma indicação luminosa no painel de instrumentos.
Além do incremento de potência e torque, a Yamaha Fluo está 12% mais econômica que sua antecessora, segundo a marca japonesa. Os números de consumo, porém, não foram divulgados. Isso também se deve à adoção de um sistema start-stop atualizado.
Motor 125 cm³ é um dos mais econômicos da categoria, diz a marca
autoesporte
O motor a combustão tem comando de válvulas simples no cabeçote, com refrigeração a ar. Já o câmbio automático é do tipo CVT, como é comum na categoria. Por fim, a suspensão dianteira é composta por um garfo telescópico, e o conjunto de freios incorpora disco sólido na roda frontal e a tambor na traseira.
Equipamentos
Painel de instrumentos é totalmente novo
Divulgação
A Yamaha aproveitou a adoção do sistema híbrido para modernizar a Fluo. Com novo layout, todos os mostradores do painel de instrumentos foram atualizados. Também há uma nova saída USB-A para recarregar o celular. Por fim, iluminação full-LED é outro recurso que estreia em 2025.
Quatro cores estão disponíveis: azul metálico, preto metálico, branco metálico e vermelho sólido. As rodas podem ser pretas ou cinzas, a depender da combinação.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



