VW Brasilia 50 anos: frente desenhada “sem querer” e referência na Alemanha
Ícone da indústria brasileira foi lançado em 1973; relembre sua história de sucesso Um dos maiores ícones da indústria automotiva nacional completa 50 anos. Foi em junho de 1973 que a Volkswagen lançou a Brasilia, um dos primeiros projetos desenvolvidos inteiramente pela marca no Brasil.
O modelo nasceu da vontade da VW em ter um produto mais espaçoso e moderno do que o Fusca. Embora o besouro ainda fosse sucesso de vendas, a Brasilia reforçaria a briga contra os rivais, como o Chevrolet Chevette.
Brasilia deu moral ao time brasileiro da Volkswagen
Divulgação
“Havia uma ideia bem determinada de como deveria ser o projeto: uma traseira com uma queda bem grande no estilo Fastback e bem largo”, afirma Günther Hix, que trabalhou no design do carro.
O ex-designer fez uma revelação sobre uma característica curiosa que não acabou ganhando as ruas. “A proposta era fazer um banco traseiro rebatível para prolongar o espaço, mas essa solução foi abandonada pela complexidade”, lembra Hix.
Sem querer querendo
Volkswagen Brasília era o carro mais espaçoso de sua época
Divulgação
O resultado final agradou a matriz na Alemanha, que deu autonomia ao time brasileiro e não acompanhou todas as fases do projeto. A dianteira com faróis duplos e formato de cunha, um dos traços mais marcantes do estilo da Brasilia, nasceu quase sem querer.
Veja também
“O estepe ficava posicionando na frente deitado em um dos primeiros projetos, mas prejudicou todo o espaço do porta-malas. Como o desenho da frente ficou muito estranho e o espaço (para o estepe) estava afetado, nós pegamos o modelo em escala de clay e pedi para o modelador raspar até onde dava. Assim nasceu a famosa frente em formato de barco”, diz Günther.
No fim das contas, a solução de estilo foi tão elogiada que acabou sendo reproduzida no Volkswagen Typ 411, que foi comercializado apenas na Europa.
Propostas controversas
Sketch da Brasília dos anos 80
Divulgação
No evento em comemoração aos 50 anos do modelo, vários esboços da Brasilia foram exibidos. Além de propostas de versões esportivas, a equipe de design também imaginou facelifts – alguns de gosto bastante duvidoso.
Estudo imaginou Brasilia com dianteira de Passat
Divulgação
Essas propostas foram feitas já nos anos 80, pouco antes de o modelo ser definitivamente aposentado em 1982. Àquela época, a Brasilia já convivia com o Gol, tido com um projeto bem mais moderno e que se tornaria o carro mais vendido da história da Volkswagen no Brasil.
Apenas um farol redondo de cada lado cairia bem na Brasília?
Divulgação
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



