Volvo lança minivan elétrica chinesa com escritório e 720 km de autonomia

Com pacote de bateria de 112 kWh, modelo pode até carregar outros carros elétricos; veja os detalhes A Volvo acaba de apresentar a nova EM90, sua primeira minivan de luxo elétrica com quase 720 km de autonomia. O modelo será produzido e vendido apenas no mercado chinês, onde mais de 500 mil vans foram emplacadas apenas no primeiro semestre deste ano.
Saiba-mais taboola
A EM90 é irmã da Zeekr 009 — outra minivan elétrica de uma submarca da Geely, exclusiva para a China. Os modelos são praticamente idênticos, com exceção ao visual dos faróis (com o martelo de Thor) e aos logotipos da Volvo.
Volvo EM90 é vendida na disposição interna 2+2+2
Divulgação
Além do visual, a EM90 tem as mesmas medidas da Zeekr 009. Ou seja, 5,21 m de comprimento, 2,02 m de largura, 1,86 m de altura e 3,21 m de distância entre-eixos.
Traseira da EM90 é praticamente igual ao outro modelo chinês
Divulgação
Fato interessante é que a EM90 não é a primeira minivan da Volvo. Nos anos 50, a marca já vendeu um carro chamado Duett, uma espécie de crossover familiar que saiu de linha em 1969. De acordo com a Volvo, não se trata de um “remake”, e sim de uma homenagem ao modelo clássico.
Motor elétrico e baterias
No primeiro momento, a Volvo EM90 será vendida com conjunto de bateria de 116 kWh que abastece um motor elétrico de 268 cv. Em unidades de recarga rápida, a minivan pode recuperar até 80% de sua capacidade em apenas 30 minutos.
Volvo EM90 terá apenas uma versão na China
Divulgação
Assim como o SUV EX90 (este sim confirmado para o Brasil), a EM90 tem plug de recarga bi-direcional, o que permite abastecer outros carros e até uma casa em caso de falta de energia.
A Zeekr 009 ainda tem uma versão mais cara, com dois motores, capaz de desenvolver 536 cv e acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Trata-se da minivan de produção mais rápida da história. Este pacote, entretanto, não está confirmado para a EM90.
Equipamentos e tecnologia
Minivan estreia tela de 15 polegadas que pode espelhar celular
Divulgação
A EM90 foi desenvolvida como um escritório sobre rodas. Para otimizar o espaço, a Volvo optou pelo arranjo que leva duas pessoas em três fileiras, totalizando seis ocupantes. A fileira do meio é modular e pode girar na direção dos assentos traseiros.
Todos os bancos têm ajustes elétricos, aquecedores e refrigeração. Assim, os ocupantes da EM90 podem aproveitar com bastante conforto a grande tela de 15,6 polegadas acoplada ao teto da van. É possível projetar a tela do celular para acessar reuniões e aplicativos.
Painel do Volvo EM90 segue a mesma identidade visual de outros carros da marca
Divulgação
Initial plugin text
O painel da EM90 tem visual limpo no estilo escandinavo. Há uma central multimídia com sistema Android nativo, que funciona por meio de uma inteligência artificial e responde a comandos por voz.
Volvo EM90 não será vendida fora da China
Divulgação
A EM90 começa a ser distribuída em 2024. O modelo parte de 818 mil yuans, valor que chega a R$ 560 mil na conversão direta.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



