Volvo EX30 vende em cinco dias o que o XC40 comercializou no ano todo

SUV de entrada foi apresentado no Brasil na última semana e já deve ser o segundo carro elétrico mais vendido do país O Volvo EX30 vendeu 1.000 unidades em cinco dias de pré-venda no Brasil e já deve ser o segundo carro elétrico mais vendido do país. O SUV, que foi apresentado por aqui na última semana, tem preços que variam entre R$ 219.950 e R$ 279.950.
O elétrico de entrada da fabricante sueca foi lançado com a missão de tornar a Volvo mais popular no segmento em meio a tantas montadoras chinesas. Aparentemente a estratégia está dando certo, tanto que o volume de reservas do EX30 na última semana é praticamente igual ao número de vendas do XC40 no ano.
Os 20 carros híbridos mais vendidos do Brasil em 2023
Carro elétrico vai ficar mais caro nos próximos anos no Brasil; entenda o motivo
Os 25 carros elétricos mais vendidos do Brasil em 2023
Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o Volvo XC40 é o carro elétrico mais vendido do Brasil atualmente. Foram 1.071 emplacamentos entre janeiro e agosto.
Só que o Volvo EX30 ainda não está nesta lista por um pequeno detalhe: as entregas das unidades reservadas e, consequentemente, seus emplacamentos, acontecerão apenas no próximo ano, que é quando o SUV elétrico estará nas concessionárias.
Volvo EX30 tem chances de ser o carro elétrico mais vendido do Brasil
autoesporte
Quanto custa o Volvo EX30?
Volvo EX30 E40 Core Single Engine – R$ 219.950
Volvo EX30 E60 Core Single Extended Range – R$ 239.950
Volvo EX30 E60 Plus Single Extended Range – R$ 264.950
Volvo EX30 E60 Ultra Single Extended Range – R$ 279.950
Como é o Volvo EX30?
O EX30 será vendido no Brasil com duas opções de baterias e quatro de acabamentos. Seu visual mantém boa parte da filosofia de design da fabricante sueca, mas tem detalhes futuristas. A dianteira, por exemplo, não tem divisão para a grade, mas os faróis com o estilo “martelo de Thor” também estão no compacto, assim como em XC40, XC60 e XC90.
A traseira tem as lanternas divididas entre a tampa do porta-malas e o vidro traseiro. Por dentro, o SUV elétrico deixa de lado o tradicional cluster de instrumentos para dar lugar ao detector de fadiga. As informações do computador de bordo ficam expostas em uma tela central, que também trabalha como multimídia. Ela é compatível com sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
Interior do Volvo EX30 tem bancos revestidos de couro sintético e tecido
Divulgação
Os bancos são revestidos de couro sintético e tecido, enquanto os painéis das portas têm detalhes que imitam uma pintura. O ponto mais curioso é que o acionamento dos vidros elétricos, tanto dianteiro quanto traseiro, é feito no console central, e não nas portas. Carros como o novo Citroën C3 e o Renault Kwid têm soluções parecidas.
Vale lembrar que o EX30 é um SUV compacto com medidas próximas a de um T-Cross, embora o entre-eixos seja quase igual ao Compass. São 4,23 metros de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, 1,59 m de altura e 1,83 m de largura. O porta-malas tem 400 litros de capacidade.
Volvo EX30 tem 272 cv de potência
André Schaun/Autoesporte
O motor elétrico fica posicionado no eixo traseiro nas quatro versões. Em todas, são 272 cv de potência e 34,9 kgfm de torque. A versão de entrada acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, enquanto as intermediárias e topo de linha fazem a mesma prova em 5,3 segundos.
Isso acontece por causa da composição da bateria. A versão mais básica tem o item composto por lítio-ferro-fosfato (LFP) e 51 kWh de capacidade, já as demais opções são equipadas com a de níquel-cobalto-manganês, de 69 kWh.
Initial plugin text
O Volvo EX30 ainda terá uma versão equipada com dois motores elétricos, um sobre cada eixo. Esta ainda não foi apresentada, mas a fabricante prometeu o lançamento da configuração mais potente do SUV elétrico para o próximo ano.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



