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Volvo EX30 é SUV elétrico de luxo com preço de Volkswagen e Jeep; leia o teste

06/11/2023
Volvo EX30 é SUV elétrico de luxo com preço de Volkswagen e Jeep; leia o teste

Novo SUV compacto parte de R$ 219.950 e se consagra como um dos melhores carros do Brasil por este preço A invasão chinesa que vem deixando as marcas tradicionais de cabelo em pé terá um novo integrante no Brasil em 2024. Depois de conhecermos o Volvo EX30 em sua estreia global em Milão (Itália), Autoesporte esteve em Barcelona (Espanha) para a primeira experiência ao volante de um dos SUVs elétricos mais baratos do país.
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A produção na China afeta de alguma forma sua qualidade? É possível bater de frente com a BYD? Marcas como Jeep, Volkswagen e Ford devem se preocupar? (Spoiler: sim). Vamos responder essas e outras perguntas enquanto desbravamos, juntos, o novo Volvo EX30.
Preços e versões
Volvo EX30 também será produzido na Bélgica, mas versão brasileira é chinesa
André Schaun/Autoesporte
Feito na China, o EX30 é vendido no Brasil com duas variações de bateria e quatro acabamentos (confira o pacote completo ao final da avaliação). Já é possível encomendar o novo SUV nas lojas e pela internet, mas as primeiras unidades devem ser entregues aos donos apenas em meados de abril.
A versão E40, a mais barata, parte de R$ 219.950 em pacote único. Sua bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP) tem 51 kWh de capacidade e abastece um único motor elétrico traseiro que desenvolve 276 cv de potência. A autonomia declarada é de 350 km em ciclo WLTP, mas deve ser consideravelmente menor quando o EX30 for avaliado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Modelos intermediários e topo de linha serão vendidos no pacote E60. Neste caso, a bateria de níquel-cobalto-manganês (NMC) tem 69 KWh e proporciona autonomia de 480 km (em ciclo WLTP). Seu motor elétrico traseiro desenvolve os mesmos 276 cv da versão E40. A diferença fica por conta da aceleração de 0 a 100 km/h, que acontece em 5,7 segundos na versão E40 e 5,3 s na E60.
Há três pacotes de customização para o EX30 E60: Core (R$ 239.950), Plus (R$ 265.950) e Ultra (R$ 279.950). A versão mais cara tem sido a mais procurada no Brasil — e o volume de vendas já chama atenção. Em cinco dias, o Volvo EX30 superou os emplacamentos do XC40 no ano inteiro.
O mercado europeu terá versões com dois motores e tração integral, que serão lançadas na metade de 2024. Este pacote ainda não foi confirmado para o Brasil, mas a Volvo estuda a possibilidade de importá-lo. A marca não pretende criar uma rivalidade interna com o XC40 elétrico que atualmente parte de R$ 329.950.
Portanto, o Volvo EX30 é um SUV compacto elétrico que chega ao Brasil com o mesmo preço de modelos médios a combustão, como Jeep Compass Limited (R$ 215.950), Ford Territory Titanium (R$ 219.900) e Volkswagen Taos Highline (R$ 212.490).
Ademais, comparando com outros carros elétricos, o EX30 é mais barato do que Nissan Leaf (R$ 293.790) e Chevrolet Bolt (R$ 259.990). Seu grande rival na categoria é o BYD Yuan Plus (R$ 229.800).
Isso explica a movimentação recente para retomar a taxação dos veículos elétricos no Brasil, pois o valor se tornou competitivo ao ponto de carros como EX30 e Yuan Plus roubarem as vendas de SUVs ocidentais com motores a combustão. O objetivo do governo, segundo ele próprio, é aumentar os tributos para incentivar as marcas que produzem no país.
É muito chinês?
Plataforma SEA para carros compactos foi desenvolvida pela Geely em joint-venture com a Daimler
Divulgação
Sim… e mais do que qualquer outro Volvo. O EX30 é feito sobre a plataforma Sustainable Experience Architecture (SEA), desenvolvida pela Geely em uma joint-venture com a Daimler. Antes de dar origem ao Volvo, a estrutura foi utilizada em carros exclusivos para o mercado chinês, como Ji Yue 01 e Zeekr 001.
Já o desenho ficou por conta do time de design europeu, em Gotemburgo (Suécia). O visual me causou certa estranheza no começo por ser diferente de outros Volvo. O martelo de Thor, por exemplo, deixou de ser apenas um formato de DRL e tomou conta de todo o farol. Sua iluminação é formada por pequenos retângulos que dão aspecto futurista ao SUV.
Martelo de Thor agora foi incorporado ao formato de todo o farol
Divulgação
Olhando de lado, o utilitário não parece musculoso como outros SUVs da Volvo. O jeitinho de crossover (ou de “hatch bombado”) é um charme. A traseira, minha parte favorita do EX30, se destaca pelas lanternas divididas em dois blocos (na carroceria e na coluna C).
Volvo EX30 tem lanternas divididas em um arranjo muito bonito
Divulgação
Seu estilo passa uma impressão arrojada e vanguardista. Creio que o EX30 será um daqueles carros que sobrevivem ao tempo e perduram no mercado por vários anos. O irmão XC90 é um bom exemplo. Lançado em 2015, o grande SUV continua atual até os dias de hoje.
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Por dentro, percebe-se que essa receita sueca tem um forte tempero oriental — e ele não irá agradar a todos. Não há painel de instrumentos à frente do motorista. Informações do velocímetro, autonomia e controle de cruzeiro são exibidas na própria central multimídia.
Interior é arrojado, mas peca em vários quesitos
autoesporte
Tradicionalmente, o mercado brasileiro rejeita a ideia de um cluster deslocado, pois o motorista terá de tirar os olhos da rua para olhar a velocidade ao centro do painel. Mas devo dizer que o EX30 traz números bem legíveis, que facilitam o entendimento e a visualização.
Volvo EX30 peca por não oferecer um painel de instrumentos
Divulgação
Atrás do volante, onde estaria o painel de instrumentos, há um conjunto de câmeras escondidas que monitoram o seu comportamento. Ao virar a cabeça ou tirar os olhos da rua, por exemplo, o EX30 vai emitir um alerta para chamar a atenção do condutor.
Outro ponto que não agradou os seguidores de Autoesporte no Instagram é o fato do pequeno porta-luvas ter abertura eletrônica pela central. De fato, seria mais prático abrí-lo direto pela tampa. Além disso, a qualidade do plástico utilizado nesta peça faz lembrar da proposta de baixo custo do EX30.
Comandos físicos para ajustar os retrovisores sumiram e foram incorporados à central multimídia. Isso também pode desagradar alguns motoristas.
Cabine do EX30 é apertada. Se você precisa de espaço, talvez seja melhor comprar o XC40
Divulgação
A Volvo também economizou ao não colocar luzes nos quebra-sóis. Para se olhar no espelho ou retocar a maquiagem, a pessoa terá de ligar a iluminação central. Um deslize sem sentido para um carro de luxo…
Espaço interno também é um empecilho. Ajustei o assento do motorista para mim (tenho 1,84 metro) e me acomodei logo atrás. Meus joelhos são totalmente projetados contra o banco e resta pouco espaço para os pés, por mais que o túnel central seja plano. Até passageiros de estatura mediana viajam no aperto.
O console central retrátil, de plástico, pode ser ajustado em dois níveis. Ali encontram-se um porta-objetos e dois porta-copos, que ficam escondidos quando não estão em uso.
Outra sacada bacana é que o EX30 não traz alto-falantes nas portas. Eles foram deslocados para a frente do painel e liberaram mais espaço na região. O sistema de som é assinado pela Harman Kardon, mas não faz os olhos brilharem.
Central multimídia vertical tem sistema Android Auto nativo e boa resolução
Divulgação
A central multimídia tem sistema Android Auto nativo e funciona integrada a uma inteligência artificial do Google, operada via comandos por voz. Basta dizer “Ei, Google. Ajuste a temperatura do ar-condicionado no mínimo”, para que o EX30 faça a mudança automaticamente.
Porém, outros comandos de voz bem simples ainda estão aquém da compreensão do EX30. Perguntei qual era a autonomia elétrica restante para o meu trajeto, mas o sistema não soube responder. “Desculpe, não posso te ajudar”, lamentou a inteligência artificial.
Como anda?
Boa dirigibilidade marca presença neste competente carro elétrico
Divulgação
Autoesporte dirigiu a versão Ultra com 276 cv de potência e 480 km de autonomia em ciclo WLTP. A condução do EX30 é muito agradável, ainda mais no excelente asfalto europeu. Parecia até que estava ao volante do XC40.
Ao pisar fundo, as costas do motorista não chegam a grudar no banco. De qualquer forma, os 5,3 segundos para atingir 100 km/h são suficientes para um carro deste porte. Durante retomadas e ultrapassagens acima de 90 km/h, o motor elétrico é menos vigoroso.
Seu ajuste de suspensão também remete a outros Volvo. Há rigidez suficiente para conter a rolagem da carroceria em curvas rápidas e ainda manter um bom nível de conforto na cidade. Resta testá-lo nas esburacadas ruas brasileiras para um veredito final.
O EX30 pode detectar placas de velocidade e emitir um alerta sonoro (uma espécie de “bipe”) se o motorista estiver muito rápido. Este recurso é obrigatório na Europa, mas deve ser desativado quando o SUV for importado ao Brasil. Ainda bem…
Considero o EX30 mais confortável do que o Yuan Plus. Trata-se de um SUV elétrico dos mais competentes para dirigir por várias horas sem ficar cansado. Os apoios do banco e a excelente ergonomia contribuem para a boa impressão.
Futuro best-seller
Volvo EX30 é o melhor carro elétrico abaixo de R$ 300 mil vendido no Brasil
Divulgação
O EX30 proporciona uma experiência convincente ao volante, tem boa autonomia e se destaca pelo preço. Em alguns meses, será o Volvo mais vendido do país com alguma sobra, roubando vendas até dos SUVs maiores a combustão.
Apesar de deslizes como o espaço interno modesto e a falta de alguns equipamentos (preteridos por outros desnecessários, como a abertura elétrica do porta-luvas), o EX30 se porta como um carro premium de qualidade.
Talvez esta seja a melhor hora para comprar o novo SUV. A qualquer momento, impostos de importação para modelos elétricos podem ser retomados no Brasil, elevando o preço de carros oriundos da China.
Equipamentos por versão
Core (R$ 219.950) – Monitoramento de ponto cego, assistente de permanência em faixa, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, condução semi-autônoma, controle de cruzeiro adaptativo, seis airbags, sensor de chuva, chave presencial, ar-condicionado automático.
Core Extended Range (R$ 239.950) – Todos os equipamentos da Core + bateria de 69 kWh.
Plus (R$ 264.950) – Todos os equipamentos da Core Extended Range + sistema de som Harman Kardon com nove alto-falantes, sensor de estacionamento dianteiro, iluminação ambiente, ar-condicionado automático de duas zonas, abertura e fechamento elétricos do porta-malas.
Ultra (R$ 279.950) – Todos os equipamentos da Plus + câmeras com visão de 360°, teto solar panorâmico, espelhos com memória de posição, chave presencial com partida remota e assistente de baliza.
Volvo EX30 Ultra (Single Motor) – Ficha técnica
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Fonte: Read More 

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