Volkswagen Tera: quanto vai custar o novo SUV da marca no Brasil?

Novo SUV compacto da VW é sucessor do Gol e quer ser o modelo mais vendido do segmento; confira preços e versões O Volkswagen Tera já começou a sair das linhas de montagem da fábrica de Taubaté (SP). O SUV compacto está previsto para chegar às lojas em maio deste ano, com a missão de ser o representante mais barato da marca no segmento. E embora a VW mantenha os preços em sigilo, é possível traçar uma estimativa de valores levando em consideração o posicionamento, bem como os principais rivais do modelo: Fiat Pulse e Renault Kardian.
Até o momento, como já adiantamos na Autoesporte, podemos dizer que o Tera contará com quatro versões no portfólio: MPI, TSI, Comfort e High. Tratado como o “sucessor do Gol”, o modelo será posicionado entre Polo e Nivus — com quem divide a plataforma MQB A0, também presente no T-Cross. Dessa forma, é possível estimar que o novo SUV compacto da Volkswagen tenha uma tabela de preços entre R$ 100 mil e R$ 140 mil.
Na versão mais barata, a MPI, o conjunto mecânico será o mesmo 1.0 aspirado emprestado do Polo. Ou seja, são 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque com etanol, bem como 77 cv e 9,6 kgfm com gasolina. O câmbio é manual de cinco marchas. Já as demais configurações do Tera sempre serão equipadas com o propulsor 1.0 170 TSI de 116 cv/109 cv e 16,8 kgfm. A transmissão, no caso da opção TSI, também será manual de cinco marchas. As demais configurações virão com caixa automática de seis velocidades.
Volkswagen Tera começa a ser produzido na fábrica de Taubaté
Considerando a linha Volkswagen atual, a concorrência e as ambições do Tera, portanto, podemos apostar (com veemência) que a versão de entrada com câmbio manual e motor aspirado deva chegar pelo mágico preço de R$ 99.990. Confira a estimativa:
Tera MPI – R$ 100 mil
Tera TSI – R$ 108 mil
Tera Comfort – R$ 120 mil
Tera High – R$ 130 mil
Pacote Outfit – R$ 3 mil adicionais
Pacote Adas – R$ 5 mil adicionais
Volkswagen Tera MPI conta com acabamento mais simples e motor aspirado
João Kleber Amaral/Autoesporte
Importante reforçar que a configuração de entrada, que teve sua existência revelada em primeira mão por Autoesporte em dezembro do ano passado, irá ter diferenças relevantes em comparação com as de topo.
Também pudera: com o objetivo de ter custo-benefício competitivo e preço abaixo dos R$ 100 mil, o Tera MPI deve herdar soluções do Polo Track além do motor aspirado. Acabamento mais simples e quadro de instrumentos analógico com computador de bordo são alguns dos itens esperados na versão.
Initial plugin text
Em contrapartida, a Volkswagen já forneceu os equipamentos do Tera High com o pacote Adas. A lista é bem recheada e traz alguns itens incomuns para o segmento, como iluminação ambiente (presente no Kardian), retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e alerta de saída de faixa com correção no volante (apenas SUVs compactos mais caros têm). Neste link, contamos mais sobre as versões e equipamentos da versão mais cara do utilitário esportivo.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Volkswagen Tera 2026 está previsto para chegar às lojas em maio de 2025
Renato Durães/Autoesporte
Volkswagen Tera foi criado “do zero”
O Tera, vale dizer, foi concebido “do zero” pela equipe de design da Volkswagen, liderada por JC Pavone, orgulhoso “pai” do SUV que nos contou os detalhes da criação em entrevista exclusiva. O inédito modelo será o responsável por inaugurar a nova identidade visual da empresa no Brasil. Então, é muito provável que os próximos lançamentos da VW no país tragam estilo similar. Veja mais detalhes sobre o design do utilitário esportivo.
Volkswagen Tera traz lanternas conectadas por uma peça preta
Renato Durães/Autoesporte
Em termos de tamanho, as dimensões estimadas por Autoesporte são de: 4,13 metros de comprimento, 2,57 m de entre-eixos, pouco mais de 1,75 m de largura e pouco menos de 1,60 m de altura. O porta-malas deve ficar na casa de 350 litros, fazendo deste um dos pontos mais positivos do modelo.
O Volkswagen Tera, conforme mencionamos no início do texto, é produzido na unidade de Taubaté (SP). Além de vendido no Brasil, o SUV de entrada será exportado para mais de 25 países da América Latina.
Initial plugin text
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



