Volkswagen Tera: novo SUV eleva o segmento a um novo patamar de design e tecnologia


Cercado de grande expectativa, o Volkswagen Tera chegou às lojas em junho de 2025, no maior ‘Open Doors’ da história, realizado simultaneamente nas 472 concessionárias da marca no Brasil. Foram mais de 12 mil pedidos em menos de uma hora – a mais impactante estreia de um automóvel em muito tempo aqui no Brasil.
“Nossa ideia de um grande lançamento era vender 10 mil Tera no primeiro dia”, relembra Fernando Silva, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen. “Chegamos à meta em 23 minutos e encerramos as vendas após apenas 50 minutos, com 12.296 pedidos, o equivalente a 3 meses de produção”, completa.
Esse resultado marcou o ponto alto de uma trajetória que se iniciou quase um ano antes da chegada do veículo ao país em uma estratégia bastante ousada. Sua primeira aparição ocorreu no Rock in Rio de 2024, onde o público teve um aperitivo do “futuro SUV da Volkswagen” – assim chamado na época, já que o nome “Tera” seria revelado apenas meses depois.
Exposto no estande da marca durante o festival, ele usava uma camuflagem especial dentro de uma redoma de LED glass – que mescla transparência e luminosidade com efeitos holográficos. Na ocasião, era possível observar ali a sua silhueta imponente, a assinatura dos faróis em LED e o design das rodas.
Criação nacional – O Tera por completo foi lançado alguns meses depois, em grande estilo, em plena Marquês de Sapucaí, no Carnaval 2025. E, na televisão, outra estreia igualmente grandiosa, com a veiculação da primeira peça publicitária no intervalo do Oscar 2025.
O público pôde então apreciar suas formas por inteiro. Assim como a fabricação, todo o projeto visual é 100% nacional – um carro criado por brasileiros, pensado especialmente para os brasileiros. “Todo o exterior e interior, além da paleta de cores, materiais, acabamentos e interface foram feitos pelo time de Design e Engenharia do Brasil”, explica José Carlos Pavone, Head de Design Américas da Volkswagen. “O brasileiro prioriza a estética exterior, por isso criamos um veículo escultural e expressivo, com a introdução de superfícies arredondadas.”
Pavone considera a traseira um dos pontos mais marcantes do novo SUV. “É uma escultura traseira autêntica, que se diferencia dos demais modelos da VW”, afirma, destacando ainda outros dois pontos. “A musculatura pronunciada sobre as rodas traseiras transmite força e dinamismo, enquanto as texturas internas e os apliques externos proporcionam uma experiência tátil sofisticada”, inteirou.
A traseira é um dos pontos mais marcantes do novo SUV
Divulgação
O conjunto óptico é uma atração à parte. Os faróis full LED trazem uma assinatura de iluminação fracionada, enquanto as lanternas traseiras têm o sofisticado efeito “click-clack”, presente no Tiguan e no Passat – em que as luzes de freio, mais intensas, se acendem em local distinto das luzes de posição.
Já na cabine, a luz ambiente em LED confere uma sofisticação ímpar – embora também seja funcional, facilitando a localização de objetos e comandos à noite, sem incomodar a visão. De um jeito ou de outro, ela é capaz de transformar a experiência a bordo.
A parte interna do veículo traz, além de conforto, um acabamento luxuoso e design exclusivo
Divulgação
Mundo da música – Dias antes do “Open Doors”, o lançamento oficial do Tera aconteceu no C6 Festival, entre 22 e 25 de maio, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Carro oficial do evento, o SUV deu nome a um dos palcos e sua silhueta foi projetada no céu, em uma incrível apresentação de drones.
“O território da música é estratégico para a Volkswagen”, ressalta Livia Kinoshita, diretora de marketing da Volkswagen do Brasil, sobre a estratégia de vincular as aparições do Tera aos mais badalados eventos musicais no país. “Acreditamos no poder da música enquanto linguagem universal – que conecta, emociona e cria memórias inesquecíveis com a nossa marca e nossos produtos.”
Àquela altura, o público já ia descobrindo os recursos avançados presentes no veículo, pensados para facilitar a rotina do dia a dia. Como o VW Play, central multimídia de 10 polegadas, dotado de proteção antirrisco e antirreflexo.
VW Play oferece conectividade e entretenimento ao SUV
Divulgação
Composto por botões virtuais, sensíveis ao toque, o VW Play oferece conectividade e entretenimento sem precedentes num veículo dessa categoria. Junto com o Active Info Display (quadro de instrumentos também com 10”), ele forma um “cockpit digital” com interface intuitiva, lógica, inteligente e moderna.
Ou, então, o ar-condicionado digital Climatronic Touch, que permite selecionar a temperatura ideal para os ocupantes do veículo, e para o carregador por indução, no qual basta posicionar o smartphone compatível com a tecnologia em sua superfície que ele carrega.
A ferramenta ainda coloca o controle do VW Tera na palma da mão de seu proprietário. Pelo app Meu VW, é possível operar comandos remotos – como travar e destravar as portas ou acionar a buzina e o pisca-alerta. E a função de rastreamento em tempo real localiza o veículo em poucos segundos, onde quer que ele esteja.
O app ainda realiza a gestão da saúde do veículo, com acesso a relatórios detalhados dos sistemas de assistência, iluminação, motor, transmissão, pneus e freios. Também dá para criar alertas com controle de perímetro, horário de uso e limite de velocidade. E tem o modo manobrista, que avisa se o Tera saiu de um raio de 400 metros.
Democratizando tecnologias – Mesmo após o lançamento, o novo SUV manteve a sua relação especial com o mundo da música. Carro oficial do The Town 2025, evento que ocorreu em setembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, ele marcou presença no estande do palco Skyline.
Nesse ponto, o consumidor já sabia que o carro oferece uma vasta gama de recursos avançados de segurança – democratizando o acesso a uma série de tecnologias.
Todas as versões são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), controle eletrônico de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico de diferencial, sistema de detecção de fadiga do motorista e sistema de controle de perda de pressão dos pneus.
O carro oferece uma vasta gama de recursos avançados de segurança
Divulgação
Desde o modelo de entrada, o Tera é equipado com pacote ADAS (Sistemas Avançados de Assistência do Condutor), com as funções de Frenagem Autônoma de Emergência (com proteção de pedestres) e Frenagem Automática Pós-Colisão, que aciona os freios do carro automaticamente depois de uma primeira colisão.
As versões Comfort e High contam com o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) – que mantém a velocidade selecionada pelo motorista a uma distância pré-definida do veículo à frente, freando ou acelerando em função do tráfego.
Já na versão High, o pacote ADAS ainda inclui outras três importantes funções. O Assistente Ativo de Mudança de Faixa alerta quando o carro sai da faixa de rolamento, corrigindo o volante para manter a trajetória; já o Assistente Traseiro de Saída de Vaga avisa sobre a aproximação de veículos na perpendicular; enquanto o Detector de Ponto Cego, alerta quando há aproximação de veículo à esquerda.
Ícone do presente – No mês de setembro, o Volkswagen Tera assumiu a liderança absoluta do segmento de SUVs no Brasil, com 7.610 unidades emplacadas. Para se ter uma ideia, ele superou, sozinho, as vendas de seus dois principais concorrentes somados. No entanto, mais que o número de vendas, o que mais deixa a empresa satisfeita é o feedback recebido.
“Os clientes estão satisfeitíssimos com o Tera, muitos se surpreenderam com o nível de acabamento interior, seu design e toda a sua inovação”, explica Fernando Silva, VP de vendas e marketing da VW. “Além disso, os compradores reconhecem nele um produto com o legítimo DNA da Volkswagen, com qualidade, segurança, dirigibilidade e performance”, destacou.
No mês de setembro, o Volkswagen Tera assumiu a liderança absoluta do segmento de SUVs no Brasil, com 7.610 unidades emplacadas
Divulgação
Não é segredo que o SUV foi concebido para ser um carro de volume. Mas a verdade é que ele foi idealizado para ser o novo ícone da Volkswagen, emulando o que fizeram Fusca e Gol em suas respectivas épocas. Tanto que há um divertido easter-egg, que mostra o Tera ao lado dos dois veteranos.
“Esperamos que o Tera faça parte de histórias incríveis e seja tão amado pelos fãs da marca, tornando-se o ícone que acreditamos que ele nasceu para ser, assim como foi com o Fusca e o Gol”, finaliza Lívia Kinoshita, diretora de marketing da VW.
Fonte: Read More



