Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Volkswagen Tera MPI é mais econômico e rápido que Polo e rivais? Testamos

21/08/2025
Volkswagen Tera MPI é mais econômico e rápido que Polo e rivais? Testamos


A disputa no segmento de SUVs de entrada no Brasil nunca esteve tão acirrada quanto em 2025. A categoria vem crescendo consideravelmente e ganhando tanto novos clientes quanto mais concorrentes. O Volkswagen Tera, lançado em julho, é o mais novo integrante do nicho. Depois de comparar a versão topo de linha com Fiat Pulse e Renault Kardian, é hora de mostrar se a opção de entrada, a única equipada com motor 1.0 aspirado, é mais rápida e econômica que os rivais.
Autoesporte levou para a pista do Rota 127 Campo de Provas a versão básica, MPI e o comparou com seus principais rivais, Fiat Pulse 1.3 Drive manual, Citroën Basalt Live 1.0 manual, além do “irmão” Polo Track, com o qual o Tera compartilha conjunto mecânico.
A comparação leva em conta dois aspectos principais: consumo de combustível e desempenho na aceleração de 0 a 100 km/h. Em breve, vamos publicar um teste completo do Volkswagen Tera MPI. Confira:
Volkswagen Tera MPI
Volkswagen Tera MPI tem o mesmo motor do Polo Track
Murilo Góes/Autoesporte
Na versão MPI avaliada, o Tera sai da fábrica de Taubaté (SP) sempre equipado com o conhecido motor 1.0 aspirado flex. O propulsor entrega 77 cv de potência com gasolina e 84 cv com etanol, além de torque de 9,4 kgfm e 10,3 kgfm, respectivamente. O câmbio é sempre manual de cinco marchas.
Comparativo: Volkswagen Tera, Fiat Pulse ou Renault Kardian, qual o melhor?
Teste: Volkswagen Tera 170 TSI manual é econômico e mira frotistas
Em nossos testes, acelerou de 0 a 100 km/h em 15,3 segundos e mostrou desempenho razoável diante dos rivais diretos. Entre os modelos avaliados, foi o segundo mais rápido. Para efeito de comparação, a aceleração oficial divulgada pela Volkswagen é de 14,3 segundos (1 segundo a menos que em nossos testes).
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
No quesito consumo, o Tera MPI registrou médias de 12,6 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada, sempre com gasolina. Comparativamente, foi um dos mais econômicos em percurso urbano, porém o mais gastão em trecho rodoviário.
Fiat Pulse 1.3 Firefly
Versão de entrada do Fiat Pulse tem vantagem por oferecer motor 1.3
Murilo Góes/Autoesporte
Principal rival do Tera em termos de vendas (é o atual líder entre os SUVs de entrada), o Pulse avaliado é equipado com motor 1.3 Firefly aspirado flex. Entrega 98 cv de potência com gasolina e 107 cv com etanol. O torque é de 13,2 kgfm no primeiro caso e 13,7 kgfm no segundo. O câmbio da variante avaliada é manual de cinco marchas.
Do ponto de vista da aceleração, o Pulse 1.3 foi de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos, sendo de longe o mais rápido do comparativo. Oficialmente, a Fiat divulga números mais otimistas: 11,7 segundos.
Na avaliação de consumo, o modelo alcançou médias de 12,6 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada. Na prática, empatou com o Tera em consumo urbano e se saiu bem melhor em percurso rodoviário.
Citroën Basalt 1.0 Firefly
Citroën Basalt Feel é hoje o carro zero-quilômetro mais lento à venda no Brasil
Renato Durães/Autoesporte
Outro representante da Stellantis no segmento, o Citroën Basalt tem na versão de entrada motor 1.0 Firefly aspirado flex, de três cilindros em linha e seis válvulas. Desenvolve 71 cv de potência e 10 kgfm de torque com gasolina, bem como 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque com etanol. O câmbio é sempre manual de cinco marchas.
Em nossos testes, o SUV cupê acelerou de 0 a 100 km/h em 16,9 segundos e foi, de longe, o mais lento do comparativo. O Basalt Feel 1.0 MT é hoje o carro zero-quilômetro mais lento à venda no mercado brasileiro.
No quesito consumo, o modelo registrou média de 10,8 km/ na cidade e 16,3 km/l na estrada. Foi o segundo mais beberrão em trecho urbano e um dos mais econômicos em percurso rodoviário, superando o Tera neste último.
Volkswagen Polo Track 1.0 MPI
Volkswagen Polo Track foi campeão em consumo na estrada: 16,6 km/l
Divulgação
“Irmão” do Tera, o Polo Track é produzido na mesma fábrica de Taubaté (SP). Não por acaso, os dois carros têm exatamente o mesmo powertrain: motor 1.0 aspirado flex de 77 cv com gasolina e 84 cv com etanol, além de torque de 9,4 kgfm e 10,3 kgfm, respectivamente. O câmbio é sempre manual de cinco marchas.
Nos testes, porém, os modelos mostraram diferenças dinâmicas importantes. O Polo Track acelerou de 0 a 100 km/h em 16 segundos e foi o segundo mais lento do comparativo. O Tera, com a mesma motorização, acelerou em 15,3 segundos.
Na aferição do consumo, o hatch alcançou 9,7 km/l em trecho urbano e 16,6 km/l em percurso rodoviário, ou seja, foi o mais gastador na cidade e o mais econômico na estrada. Na comparação com o “irmão” Tera, o Polo foi bem pior no primeiro caso, mas conseguiu se sair melhor no segundo.
Veja na tabela abaixo a comparação completa dos quatro modelos:
Comparativo Tera x Polo Track x Basalt x Pulse
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.