Volkswagen Tera MPI: como será versão de R$ 100 mil com motor do Gol

Configuração de entrada do SUV vai ter motor 1.0 aspirado flex de 84 cv para ser um dos SUVs mais baratos no Brasil O Volkswagen Tera já está aí. Quer dizer… O novo SUV de entrada da marca foi revelado no início deste mês, embora o lançamento efetivo esteja programado para o segundo trimestre deste ano. Por enquanto, a fabricante mostrou apenas a versão de topo, High, com o pacote opcional Outfit, que deve custar entre R$ 130 mil e R$ 140 mil. Mas confirmou que o modelo terá, ao todo, quatro versões. Clique aqui para ver a lista completa de versões e equipamentos.
Uma delas, a de entrada, vai trocar o propulsor 1.0 TSI turbo flex dos Polo mais caros, com até 116 cv de potência e 16,8 kgm de torque, além do câmbio automático de seis marchas, pelo motor 1.0 MPI naturalmente aspirado e também flex do Polo Track.
São 77 cv de potência e 9,6 kgfm de torque com gasolina e 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque com etanol, gerenciados pelo câmbio manual de cinco marchas MQ200. É o mesmo conjunto motriz que um dia já foi usado pelo Gol, carro que o Tera chega para suceder em termos de revelância no portfólio nacional da Volkswagen .
A existência dessa versão foi revelada em primeira mão por Autoesporte em dezembro do ano passado. E apesar de o Volkswagen Tera ter um visual inédito e criado pelo time brasileiro de design da marca, chefiado por José Carlos Pavone – que nos contou os detalhes da criação em uma entrevista exclusiva –, o que inclui a versão de entrada, a configuração MPI do novo SUV compacto terá muitas diferenças para as de topo.
Projeção traseira do Volkswagen Tera MPI
João Kleber Amaral/Autoesporte
Também pudera: o objetivo é deixar a versão de entrada do modelo com custo/benefício competitivo e preço logo abaixo de R$ 100 mil. Por isso, além do motor 1.0 aspirado, o Tera MPI deve herdar outras soluções do Polo Track. Com base em flagras e informações apuradas, o designer João Kleber Amaral preparou um pacote de projeções antecipando como será a configuração mais barata do Volkswagen Tera.
Tudo sobre o Volkswagen Tera
Como será o Volkswagen Tera MPI?
Para começar, a versão de entrada do Volkswagen Tera não deve ter nome. Quer dizer… Sua nomenclatura será apenas o código do motor 1.0 naturalmente aspirado de três cilindros e 12 válvulas da família EA211. MPI, lembremos, é uma sigla em inglês para a expressão “injeção multiponto”, indicando uma das características desse propulsor: ter injeção de combustível indireta e multiponto.
Conforme demonstram os flagras, o Tera MPI preservará alguns itens de versões mais caras, como faróis e lanternas de LED, o conjunto de suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, e as dimensões estimadas por Autoesporte: 4,13 metros de comprimento, 2,57 m de entre-eixos, pouco mais de 1,75 m de largura e pouco menos de 1,60 m de altura. O porta-malas também deve ficar na casa de 350 litros, fazendo deste um dos pontos mais positivos do modelo.
Projeção lateral do Volkswagen Tera MPI
João Kleber Amaral/Autoesporte
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Por dentro, o volante e o desenho dos painéis, tanto central quanto das portas, e do console serão os mesmos do Tera High, mas obviamente com acabamento mais simples. Vão-se embora os revestimentos de vinil, entram no lugar tecido (inclusive nos bancos) e peças de plástico em preto fosco, com um ou outro detalhe em prata acetinado para contrastar e deixar o interior do Tera MPI um pouco menos espartano que o do Polo Track.
Ainda não está claro se o Tera MPI usará um quadro de instrumentos analógico com computador de bordo monocromático digital ou se já aproveitará o cluster digital de 8 polegadas do Polo MPI, bem como se terá a central multimídia VW Play Connect de 10 polegadas de série ou apenas opcionalmente, adotando um sistema de entretenimento mais simples de fábrica.
Initial plugin text
Painel do Volkswagen Tera MPI deve ser muito mais simples que este, da versão High com pacote Outfit
Renato Durães/Autoesporte
Fato é que muitos detalhes externos vão mudar: todos os apliques dos para-choques e as capas dos retrovisores externos devem ser em preto fosco. O spoiler traseiro será mais curto que o das versões com motor TSI e as rodas serão de aço com calotas escurecidas aro 15, o mesmo conjunto do Polo Track, o que significa que terão quatro e não cinco pontos de fixação. Um jogo de liga leve deve ser oferecido opcionalmente.
Os freios traseiros do Volkswagen Tera MPI serão a tambor e não espere nenhum item de segurança ativa de pacote Adas. Por outro lado, assim como as demais configurações, a versão de entrada do Tera também deve contar com seis airbags (frontais, laterais e de cortina).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



