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Volkswagen Tera High: detalhes do SUV popular em 40 fotos exclusivas

04/03/2025
Volkswagen Tera High: detalhes do SUV popular em 40 fotos exclusivas

Versão de topo do novo SUV de entrada da marca surpreende pelo visual e bom nível de equipamentos, mas preserva alguns vícios da marca O Volkswagen Tera tem dado o que falar. Desde que foi revelado durante o desfile das escolas de samba no Carnaval do Rio de janeiro (RJ), no último fim de semana, todos querem saber os detalhes completos sobre o novo SUV de entrada da marca, que chega no segundo trimestre para ser o sucessor legítimo do Gol.
Autoesporte preparou uma galeria com 40 fotos exclusivas que produzimos do Volkswagen Tera High, futura versão de topo do SUV de entrada, dotada do pacote opcional Outfit, que acrescenta elementos escurecidos à parte externa e itens exclusivos de acabamento interno, e do pacote Adas, que inclui assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego e câmera de ré.
Seu preço deve ficar na faixa entre R$ 130 mil e R$ 140 mil com todos os extras. O objetivo será brigar contra Fiat Pulse e Renault Kardian no recém-criado segmento de SUVs de entrada no mercado brasileiro. Clique aqui para ver a lista completa de versões e equipamentos do modelo.
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Além disso, confira abaixo a galeria com 40 detalhes registrados pelo fotógrafo Renato Durães, mostrando tudo do novo Volkswagen Tera High 1.0 TSI automático com pacotes opcionais Outfit e Adas:
Volkswagen Tera em 40 detalhes
Vale lembrar que o lançamento do Volkswagen Tera está previsto para o segundo trimestre de 2025. Sua produção será em Taubaté (SP), com preços entre R$ 100 mil e R$ 140 mil. Só com a chegada às lojas é que teremos a confirmação das versões e informações oficializadas sobre dimensões e todos os pacotes.
Algumas imagens de nossa galeria merecem um destaque à parte nos linhas abaixo. Confira:
Volkswagen Tera 2026: lateral dianteira
Renato Durães/Autoesporte
O Volkswagen Tera utiliza diversos truques visuais para aumentar a sensação de robustez, distanciar-se do estilo de Polo e Gol, afirmar-se como um SUV e até parecer maior do que de fato é: para-lamas bojudos, com vincos arqueados que aumentam sua linha de cintura nas extremidades, além de um capô bem elevado.
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Volkswagen Tera 2026: dianteira
Renato Durães/Autoesporte
A identidade visual do novo SUV é inspirada na terceira geração do Tiguan (ou Tayron, a depender do mercado). Os faróis lembram os do Nivus, mas são mais estreitos e têm luzes de posição seccionadas, a fim de gerar uma assinatura visual própria.
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Volkswagen Tera 2026: lateral
Renato Durães/Autoesporte
Quinto fruto da plataforma MQB A0 no Brasil — além de Polo, Virtus, T-Cross e Nivus —, o Tera aproveita a mesma base estrutural de Polo e Nivus, o que significa que compartilhará com eles o assoalho de carroceria e o entre-eixos de 2,57 metros. De resto, toda a estamparia do SUV é inédita entre os carros nacionais da Volkswagen.
Volkswagen Tera 2026: lateral traseira superior
Renato Durães/Autoesporte
Fabricante ainda não revelou oficialmente as dimensões do Tera, mas nossa aposta é em cerca de 4,13 metros de comprimento, mais de 1,75 m de largura e menos de 1,60 m de altura.
Volkswagen Tera 2026: traseira
Renato Durães/Autoesporte
Do ângulo acima, podemos observar como o novo Volkswagen Tera tem as laterais abauladas, em um estilo que lembra o elétrico ID.4. A tampa do porta-malas recortada mais para cima em relação aos para-lamas traseiros lembra o Chevrolet Tracker. Falando nisso, a barra horizntal em preto brilhante que você vê no centro do para-choque serve justamente para proteger a tampa em caso de colisão.
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Volkswagen Tera 2026: para-choque e grade frontal
Renato Durães/Autoesporte
A grade do Tera possui uma solução visual diferente de tudo que temos nos Volkswagen nacionais. A parte superior, interligando os faróis, ok, é quase igual à do Nivus —, mas sem barra iluminada, em nenhuma versão —, mas a tomada de ar central do para-choque frontal tem um formato trapezoidal e uma malha com divisórias em forma de L.
O uso de preto fosco no acabamento das peças ajuda a conter custos e só a versão High deve ter o discreto filete em prata acetinado no topo da grade, mas a Volkswagen oferece plástico com texturização mais criativa a fim de melhorar a percepção de qualidade.
Volkswagen Tera 2026: lanternas traseiras
Renato Durães/Autoesporte
Para cortar custos do projeto — afinal, será o SUV mais barato da Volkswagen no Brasil —, o Tera tem lanternas traseiras em peças únicas, sendo interligadas apenas por uma peça em preto brilhante que atravessa a tampa do porta-malas. O spoiler será mais comprido nas versões TSI.
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Volkswagen Tera 2026: faróis
Renato Durães/Autoesporte
Faróis do Tera devem ser sempre de LED com luzes diurnas divididas em dois filetes. Como podemos ver, as luzes dianteiras de indicação de direção ficam integradas ao próprio DRL.
GIF Volkswagen Tera click clack: lanterna traseira “click-clack”
Renato Durães/Autoesporte
A imagem em .gif acima ajuda a entender o funcionamento das lanternas traseiras do Tera. As luzes de freio e posição são de LED e criam um efeito que a marca chama de “click-clack” quando a frenagem é acionada. Já as luzes de setas e ré são halógenas, mas ficam na base da mesma peça. Ou seja, nada de luz de ré no para-choque.
Volkswagen Tera 2026: câmera de ré
Renato Durães/Autoesporte
Câmera de ré é item opcional no pacote Adas do Volkswagen Tera. Já os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro virão de série na versão High.
Volkswagen Tera 2026: emblema da marca com módulo de ACC
Renato Durães/Autoesporte
Emblema da marca possui o módulo de ACC (controle de cruzeiro adaptativo) na unidade que fotografamos. O item também virá de série na versão High, assim como frenagem autônoma de emergência. Contudo, alerta de ponto cego e assistente de permanência em faixa serão opcionais.
Volkswagen Tera 2026: entrada de ar no para-choque
Renato Durães/Autoesporte
Entradas de ar nas extremidades do para-choque frontal do Tera são similares às do Nivus e servem para melhorar a aerodinâmica do SUV, deixando-o nos parâmetros do Proconve L8 sem precisar de eletrificação (por enquanto). Por conta disso, já adiantamos que não, o modelo não terá faróis de neblina.
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Volkswagen Tera 2026: teto com racks funcionais
Renato Durães/Autoesporte
Teto do Tera possui faixas em alto revelo e racks de teto funcionais, visto que possuem entradas que permitem a conexão de barras transversais adicionais para transporte de carga.
Volkswagen Tera 2026: rodas de liga leve aro 17
Renato Durães/Autoesporte
Rodas de liga leve aro 17 com cinco raios são exclusivas do Tera High e vêm escurecidas no pacote Outfit. Versões com motor TSI terão cinco pontos de fixação e freios a disco nas quatro rodas. Já a MPI, naturalmente aspirada, de entrada, trará quatro furos por roda e freios traseiros a tambor.
Volkswagen Tera 2026: motor 1.0 TSI
Renato Durães/Autoesporte
O consagrado motor 1.0 TSI turbo flex de três cilindros, 12 válvulas e injeção direta de combustível. São até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. Será usado pelas versões TSI, Comfort e High. A configuração MPI terá o 1.0 aspirado flex da mesma família EA211, com até 84 cv e 10,3 kgfm. É o mesmo motor do Polo Track.
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Volkswagen Tera 2026: porta-malas
Renato Durães/Autoesporte
Marca ainda não revelou, mas nossa aposta é que o porta-malas do Volkswagen Tera fique em torno de 350 litros de volume. Compartimento não tem nenhum tipo de divisão por compartimentos e é todo forrado, com iluminação auxiliar do lado direito e tampão dotado de duas alças.
Volkswagen Tera 2026: painel
Renato Durães/Autoesporte
Painel do Volkswagen Tera é bem diferente do que estamos acostumados a ver nos demais carros nacionais da marca. Até uma pequena faixa suave ao toque revestida de vinil foi aplicada ao centro da peça. Sim, o plástico ainda é quase todo rígido, mas sem as rebarbas do Fiat Pulse e com texturas mais criativas, o que reduz a sensação de simplicidade.
Volkswagen Tera 2026: quadro de instrumentos digital
Renato Durães/Autoesporte
Famoso painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, o Active Info Display, foi aproveitado pelo Tera High. Versões intermediárias devem usar um cluster de 8 polegadas, enquanto a de entrada, MPI, tende a ficar com a instrumentação analógica do Polo Track, munida apenas de um computador de bordo digital e monocromático ao centro.
Volkswagen Tera 2026: central multimídia
Renato Durães/Autoesporte
Central multimídia VW Play Connect é uma evolução do sistema estreado pelo Nivus e que foi muito criticado à época, devido às falhas. Disposto em estilo flutuante no painel do Tera, fica menos suscetível a superaquecimentos e a interface melhorou muito.
Há Android Auto e Apple CarPlay sem fio, com direito até a alguns joguinhos nativos, como campo minado, memória e o famoso jogo da cobrinha dos antigos celulares Nokia.
Volkswagen Tera 2026: ar-condicionado digital
Renato Durães/Autoesporte
Ar-condicionado da versão High é o automático digital Climatronic Touch, controverso por seu sistema sensível ao toque e que funciona por deslizamento dos dedos.
Volkswagen Tera 2026: console central
Renato Durães/Autoesporte
Manopla de câmbio do Tera TSI automático é conhecida do T-Cross. No console, destaque para o carregador de celular por indução com duto de ventilação, para que o celular não superaqueça ao ser carregado. Outro vai para as duas tomadas USB-C, realocadas para uma posição menos escondida. Mas perceba que o freio de estacionamento ainda é manual.
Volkswagen Tera 2026: bancos dianteiros
Renato Durães/Autoesporte
Com o pacote Outfit, bancos passam a ser de couro sintético com faixas em preto e cinza claro, além de costuras azuis, e com o nome do pacote opcional inscrito em baixo relevo nos encostos lombares dianteiros. Sim, são os bancos do Polo, com estofamentos e revestimentos exclusivos, mas mantendo os encostos de cabeça dianteiros integrados.
Volkswagen Tera 2026: puxador da porta dianteira
Renato Durães/Autoesporte
Painéis das portas são inéditos e também fazem uso de texturas criativas nos plásticos rígidos. A parte mais clara do acabamento é revestida de vinil e suave ao toque. Puxadores das portas ficam em posição ergonômica.
Volkswagen Tera 2026: maçaneta
Renato Durães/Autoesporte
Maçanetas ficam na parte superior dos painéis de porta, com direito a um simpático easter egg “See you soon” (“te vejo em breve”, na tradução do inglês) para o motorista.
Volkswagen Tera 2026: espaço no banco traseiro
Renato Durães/Autoesporte
Fileira traseira tem espaço similar ao de Nivus e Polo, afinal estamos falando de carros com os mesmos entre-eixos e base estrutural. O banco traseiro é muito parecido com o do Polo, mas, no Tera, além de o desenho das portas laterais traseiras ser diferente, há alças de teto (!) e luz de cortesia. Só não espere encontrar saídas de ar ali.
Volkswagen Tera 2026: tomadas USB traseiras
Renato Durães/Autoesporte
Passageiros que vão atrás também têm direito a duas tomadas USB do tipo C no Volkswagen Tera.
Volkswagen Tera 2026: easter egg com imagens de Fusca e Gol
Renato Durães/Autoesporte
Por fim, o easter egg com a silhueta de um Fusca, um Gol e um Tera no vidro traseiro do novo SUV. Mostra como a expectativa da Volkswagen para com seu novo produto está elevada.
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