Volkswagen T-Cross: o que muda no SUV para preço variar em R$ 70 mil

Versão de entrada Sense parte de R$ 119.990 na linha 2026 e é equipada com motor 1.0 turbo; veja o que mais, além da motorização, muda para a versão topo de linha Extreme O Volkswagen T-Cross chegou à linha 2026 com cinco versões disponíveis no mercado nacional. Isso porque, desde janeiro de 2024, a configuração de entrada (também disponível para compra com isenção para PCD) retornou ao catálogo, seguida pelo lançamento do T-Cross Extreme. Esta última foi apresentada em abril deste ano e hoje ocupa a posição de topo de linha no portfólio do SUV compacto, custando nada menos que R$ 188.990.
E já que a versão mais barata parte de R$ 119.990, há uma diferença de (impressionantes) R$ 69 mil no valor dos dois modelos. Além do conjunto mecânico, que vai do motor 1.0 turbo de três cilindros ao propulsor 1.4 turbo de quatro cilindros no opcional mais caro, o que mais justifica essa diferença nos preços? Autoesporte esclarece.
Volkswagen -Cross Sense tem lanternas traseiras em LED, mas barra iluminada na tampa do porta-malas só é oferecida em versões mais caras, como a Extreme
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Motor e consumo
Como mencionado, há uma transição de conjunto mecânico entre as versões de entrada e topo de linha do SUV compacto. Nesse caso, o T-Cross Sense é equipado com motor 200 TSI 1.0 turbo flex de três cilindros, que desenvolve até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.
Assim, a configuração é menos potente que a Extreme, que entrega 150 cv e 25,5 kgfm ao trazer o propulsor 250 TSI. Ou seja, o 1.4 turbo flex de quatro cilindros. Essa motorização está presente apenas nesta configuração e na Highline.
Volkswagen T-Cross Extreme tem apelo aventureiro, e por isso, traz apliques em laranja no para-choque dianteiro e adesivos exclusivos nas laterais
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Ambos os conjuntos são aliados à uma caixa de transmissão automática de seis velocidades. É importante dizer, que desde 2021 a opção de câmbio manual não está mais disponível para o modelo, que é o carro mais vendido do Brasil em sua categoria.
Quanto ao consumo, a versão de entrada se mostra mais econômica, chegando a registrar consumo de 14,5 km/l na estrada com gasolina. Nesse mesmo parâmetro, a configuração Extreme atingiu a marca de 14,2 km/l nas mesmas condições.
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Confira na tabela abaixo o consumo do Volkswagen T-Cross 2026 Sense e Extreme, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro:
Volkswagen T-Cross 2026 – consumo das versões de entrada e topo de linha
Enquanto Volkswagen T-Cross Extreme oferece bancos com revestimento em couro e pegada aventureira, versão Sense fica com revestimento em tecido
Autoesporte/Vitória Drehmer
Lista de equipamentos
Outro ponto levado em consideração na hora de escolher qual a versão ideal de um modelo para se ter na garagem é a lista de equipamentos, que envolve itens de assistência à condução e segurança, bem como itens de conforto.
Nesse cenário, o T-Cross Sense tem bem menos predicados listados do que a versão de topo, justamente para caber no preço de quase R$ 120 mil. Mesmo assim, a partir da linha 2026, todas as configurações do SUV já vem de série equipadas com a central multimídia VW Play Connect.
Vale dizer, que desde a versão de entrada, a tela interativa é compatível com Android Auto e Apple Carplay sem a necessidade de fio. São 15 aplicativos disponibilizados ao motorista, além de internet embarcada e conectividade para funções como travar e destravar o veículo, localização em tempo real, acionamento da buzina e pisca alerta, modo manobrista, controle de perímetro e outras. A única diferença é o tamanho: são 10,1 polegadas na versão Sense, contra 10,25″ na Extreme.
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Acabamento entre as versões de entrada e topo de linha do Volkswagen T-Cross não é tão diferente, mas central multimídia é de 10,25 polegadas na opção mais cara
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Importante ressaltar também que a configuração de entrada não oferece ar-condicionado digital, bem como saída para os ocupantes da segunda fileira; itens oferecidos no T-Cross Extreme. No mais (como mostram as fotos da cabine acima), percebe-se que o acabamento interno em ambas as versões têm bastante plástico rígido.
Minúcias como contornos cromados no volante, nas saídas de ar-condicionado, bem como o revestimento dos bancos e da manopla de câmbio em couro, são detalhes extras na opção de quase R$ 190 mil.
Volkswagen T-Cross Sense não oferece saída de ar-condicionado para os ocupantes da segunda fileira, como acontece na versão mais cara
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Outro destaque é que, a partir da versão Highline, os faróis passam a ser unidos por uma barra de LED na grade dianteira, mas outros detalhes do visual mantêm o padrão da reestilização apresentada na linha 2025 do SUV compacto.
Carregador de celular por indução com refrigeração é mais um item de conforto que agora vem de série nas duas versões mais caras, além da disponibilização do pacote ADAS como opcional, que acrescenta ao veículo assistentes de condução ativa e de permanência em faixa.
Diferenças entre Highline e Extreme
Por fim, devemos mencionar que o T-Cross Extreme possui a mesma lista de equipamentos e oferece os mesmos pacotes opcionais disponíveis para a versão Highline, que custa R$ 184.490.
A única diferença entre as duas versões mais caras do portfólio do SUV é o acabamento com pegada aventureira da configuração de R$ 188.990. Inclui opção de pintura fosca, costura laranja nos bancos, apliques em laranja no para-choque frontal, badge e adesivos com o logo Extreme, rack de teto preto e rodas de liga leve de 17″ diamantadas — na Highline, são diamantadas e escurecidas, e na versão de entrada são oferecidas calotas.
Volkswagen T-Cross Sense não oferece rodas de liga leve diamantadas, como acontece na versão topo de linha
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Veja abaixo os equipamentos do Volkswagen T-cross Sense e Extreme 2026:
Volkswagen T-Cross Sense (R$ 119.990): seis airbags (frontais, laterais e cortina), sensores de estacionamento traseiros, assistente para partida em subidas e controlador de velocidade, ajuste de altura e de profundidade do volante, direção elétrica, faróis e lanternas de LED, vidros elétricos, alarme, chave canivete, ar-condicionado, painel de instrumentos de 8 polegadas, central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas e conexões Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de fio;
Volkswagen T-cross Extreme (R$ 188.990): itens da versão Sense + controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, detector de fadiga, maçanetas na cor da carroceria, carregador de celular por indução com refrigeração, seletor de modos de condução, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, ar-condicionado digital, retrovisores rebatíveis, painel digital de 10,25 polegadas, bancos com revestimento parcial em couro, retrovisor interno antiofuscante, sensor de chuva e estacionamento automático, rodas de 17 polegadas diamantadas, rack de teto em preto, bancos em couro com costura aparente em laranja, apliques em laranja no para-choque frontal e badge com o logotipo da versão. Opcionais: Pacote ADAS (R$ 3.550) inclui alertas de ponto cego e de saída de faixa com correção no volante e pneus auto selante; Pacote Bi-color (R$ 2.650) inclui rodas de 17 polegadas diamantadas e escurecidas, logotipos, teto e retrovisores pintados de preto e pneus auto selantes; Pacote Sky View (R$ 7.550) inclui teto solar panorâmico.
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