Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Volkswagen Polo vai sair de linha com a chegada do Tera?

28/05/2025
Volkswagen Polo vai sair de linha com a chegada do Tera?

Há muitas dúvidas sobre o futuro do hatch, que atualmente é o carro mais vendido da VW no Brasil; explicamos se resiste, ou não, à chegada do SUV de entrada O Polo, ao menos por ora, é o carro mais vendido da Volkswagen no Brasil. No mês passado, por exemplo, liderou o ranking de emplacamentos no país, com 10.932 licenciamentos. No acumulado do ano, 32.813 unidades do hatch compacto foram comercializadas — perdendo apenas para os 39.973 emplacamentos da Fiat Strada. Os dados são da Fenabrave, entidade que representa as concessionárias.
É um modelo absolutamente estratégico para a montadora alemã no Brasil. Afinal, o Polo é um carro que vai bem tanto nas vendas diretas (18.832 licenciamentos no acumulado) como no varejo (14.431 emplacamentos).
Mesmo assim, com a chegada do Volkswagen Tera por preço sugerido a partir de R$ 99.990, uma dúvida paira sobre a cabeça de muitos consumidores: será que, com a chegada do SUV compacto derivado do próprio Polo, o hatch vai sair de linha?
O Volkswagen Polo vai sair de linha?
Embora as dúvidas sejam justas, a resposta, pelo menos por enquanto, é a seguinte: não, o Volkswagen Polo não irá sair de linha com a chegada do Tera. O hatch ainda é fundamental para que a montadora alemã mantenha a liderança (hoje apertada) sobre a Fiat no segmento de automóveis — isso sem considerar os comerciais leves.
No ano passado, a VW fechou o ano com 17,3% de participação de mercado, contra 14,9% da rival italiana no mesmo segmento. E segue líder no período entre janeiro e abril de 2025, porém com menor margem: 16,4% ante 15,8% da concorrente que pertence ao grupo Stellantis. Desse modo, a alemã precisa de dois modelos competitivos.
Para manter o Polo em boas condições de jogo, sem que seja atropelado pelo Tera e continue vendendo bem, a Volkswagen teve de cortar algumas versões do hatch. O modelo chegou a ter oito configurações e passa agora a quatro: Track, Robust, Sense e Highline, tendo perdido as opções MPI, TSI, Comfortline e, claro, a GTS — que abriu espaço para o Nivus GTS.
Initial plugin text
Volkswagen Tera Comfort tem preço de lançamento sugerido de R$ 126.990
Divulgação/Volkswagen
Com o novo esquema, o Polo parte de R$ 95.790,00 e vai a R$ 131.650. O Tera, por sua vez, tem preços entre R$ 99.990 e R$ 139.990. Em suma, ainda que a Volkswagen tenha conseguido formar uma escada adequada, os valores das duas linhas seguem próximos. Isso mesmo levando em consideração o reajuste de R$ 4 mil que a fabricante irá promover na versão de entrada do SUV, que passará a custar R$ 103.990 após a 999 unidade vendida.
Compare, abaixo, os preços e versões de Volkswagen Polo e Tera:
Preços do Volkswagen Polo
Volkswagen Polo Robust (voltado para o Agro) – R$ 95.790
Volkswagen Polo Track – R$ 95.970
Volkswagen Polo Sense – R$ 107.990
Volkswagen Polo Highline – R$ 131.650
Preços do Volkswagen Tera
Volkswagen Tera MPI MT – R$ 99.990 – (R$ 103.990 após 999 unidades)
Volkswagen Tera TSI MT – R$ 116.990
Volkswagen Tera Comfort – R$ 126.990
Volkswagen Tera High – R$ 139.990
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Concessionários ouvidos por Autoesporte dizem confiar na força do Polo. Ninguém duvida da capacidade comercial do produto. No entanto, temem que sua configuração de topo, Highline, comece a encalhar nas lojas caso não tenhamos futuros reajustes nos preços das versões do Tera.
O Volkswagen Polo Highline vem com o mesmo motor 170 TSI, 1.0 turbo flex, três-cilindros, que também se faz presente nas opções mais caras do Tera. A calibração, inclusive, é a mesma: o conjunto rende até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque com etanol. O câmbio é automático de seis marchas.
Na lista de equipamentos, o Polo Highline tem rodas de liga leve de 16 polegadas, quadro de instrumentos digital de 10,25″, central multimidia VW Play com tela de 10,1″ e carregamento de smartphone por indução como destaques.
Tera e Polo têm o mesmo motor, com calibração idêntica
Autoesporte/Murilo Goes
Concessionários dizem que esperam que a Volkswagen passe a dar ainda mais ênfase na comercialização do Polo na modalidade venda direta. Assim, as versões Robust e Track, que ainda constam no configurador como linha 2025, serviriam como catalisadoras dos emplacamentos do carro.
“O brasileiro gosta de SUV”, rapidamente apontou uma fonte. “O Polo e o Tera até podem ter dimensões parecidas, mas vejo o primeiro como uma solução voltada para a venda direta e o segundo como uma opção para o consumidor ‘real’, o ‘gente como a gente'”, completou.
De fato, por compartilharem a mesma plataforma, a MQB A0, os dois carros têm o mesmo entre-eixos: 2,57 metros. Todavia, o porta-malas do Tera, o “SUV da família ou do solteirão”, tem capacidade para 350 litros — 50 a mais que o bagageiro do Polo.
Veja as diferenças no interior das versões de entrada de Polo e Tera
Initial plugin text
E o futuro?
A Volkswagen não esconde de ninguém que deseja que o Tera se torne o carro mais vendido do Brasil. E nesse cenário? Como o Polo se encaixaria?
Aqui o redator abre espaço para conjectura. É provável que segmento de hatches se eletrifique e dê margem para o crescimento da seara de SUVs compactos. Estes podem até vir da costela dos hatchbacks, mas entregam experiência de condução pouco mais elevada e próxima a de utilitários esportivos de “verdade”.
Volkswagen Tera MPI é a versão de entrada do SUV
Divulgação/Volkswagen
No momento, o Polo é importante para a manutenção da liderança da Volkswagen. Daqui a alguns anos, contudo, existe a possibilidade de que, tal qual o Gol, o modelo suba no telhado graças ao Tera. Há, sim, uma chance de que o hatchback olhe para o SUV em breve e dispare um “Até tu, Brutus?”, ofegante, espantado e melancólico. A aguardar cenas da trama.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.