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Volkswagen Polo: donos relatam queda de nível do líquido de arrefecimento

28/11/2025
Volkswagen Polo: donos relatam queda de nível do líquido de arrefecimento


O Volkswagen Polo é o carro de passeio mais vendido do Brasil e, apesar de ser um hatch de entrada, é bom desempenho, segurança e conjunto mecânico. Desde o lançamento da atual geração, em 2017, e especialmente após a reestilização de 2022, o modelo consolidou presença nas garagens brasileiras, superando Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Mas, como ocorre com quase todo carro popular de alta produção, também surgiram reclamações recorrentes de uso.
Os principais pontos citados por proprietários envolvem ruídos internos em portas e porta-malas e queda do nível de líquido de arrefecimento, sobretudo em versões equipadas com o motor 1.0 turbo (TSI). A seguir, detalhamos esses problemas com base em registros do Reclame Aqui, fóruns de donos e apuração com oficinas independentes.
Barulhos internos e acabamento que decepciona
Um dos temas mais frequentes entre donos do Polo é o surgimento de ruídos no interior do carro, em especial no porta-malas e nas laterais de portas e colunas. Proprietários relatam que o problema costuma aparecer ainda nos primeiros meses de uso e tende a piorar com o tempo.
Teo Caique Policante Boroto, dono de um Polo TSI 2019, descreveu em grupo de Facebook: “O que fazia muito barulho era o triângulo que fica preso no acabamento interno da tampa. Coloquei dois pedaços de papelão bem dobrados forçando ele e parou a barulheira.”
Donos do hatch compacto reclamam de barulhos no interior do carro,
André Paixão/Autoesporte
No Reclame Aqui, Marieli, proprietária de um Polo Track 2024, contou que o carro apresentou ruído intenso “semelhante a panelas batendo” no porta-malas poucos dias após a compra. Mesmo após três visitas à concessionária, o problema voltou “em média de uma a duas semanas”. Outro consumidor relatou barulho “forte na parte de trás do carro logo após sair da loja”, enquanto em fóruns, usuários afirmam que “os Polos 18/19 realmente faziam muito barulho, não sei se arrumaram”.
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Para contornar o incômodo, muitos donos adotam soluções caseiras, instalando carpetes mais grossos, fitas antirruído ou feltros adicionais nas áreas do porta-malas. O método reduz a vibração, mas não elimina o problema de origem, ligado à fixação frágil das presilhas e à rigidez do plástico interno.
A Volkswagen não reconheceu oficialmente um defeito, mas oficinas autorizadas confirmam que o reforço de encaixes e a aplicação de espuma são práticas comuns em revisões. O custo médio para esse tipo de serviço varia entre R$ 300 e R$ 800, dependendo da extensão do trabalho.
Vazamento e sumiço do líquido de arrefecimento
Outro ponto recorrente atinge as versões 1.0 TSI do Polo. Diversos donos relatam que o líquido de arrefecimento do motor baixa rapidamente, sem sinais aparentes de vazamento. O motorista Jacson Lacerda descreveu o caso em grupo de proprietários: “Completo com água, dou uma volta de 10 a 20 km e no outro dia está seco. Já olhei o chão e as mangueiras, não tem indício de vazamento.”
Outro problema está no vazamento do líquido de arrefecimento do motor
André Paixão/Autoesporte
Queixas semelhantes se multiplicam no Reclame Aqui. Em um dos relatos mais vistos em que o dono afirma que o nível do fluido “desaparece” em poucos dias sem nenhum sinal visível de perda. Procurando assistência, o proprietário levou o carro à uma concessionária que realizou sangria e troca do líquido, mas o problema retornou após poucos dias.
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Segundo oficinas especializadas, o defeito costuma estar ligado a abraçadeiras frouxas, válvula termostática travada ou microvazamentos nas mangueiras que ligam o radiador ao bloco. Em casos mais sérios, pode haver falha na bomba d’água. Quando não corrigido, o defeito pode levar ao superaquecimento do motor e danos à junta do cabeçote.
O reparo normalmente envolve substituição de mangueiras, vedação e eventualmente da bomba d’água, com custo entre R$ 400 e R$ 1.200. Oficinas recomendam inspeção a cada 20 mil km e o uso exclusivo do fluido homologado VW G12 Evo, previsto no manual.
O que diz a Volkswagen
Procurada, a Volkswagen disse que “possui compromisso contínuo com a evolução e a qualidade dos produtos. Por isso investe constantemente em tecnologias e processos para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes. Estamos sempre atentos às percepções do mercado e trabalhamos para garantir que cada veículo reflita esse cuidado. A respeito dos questionamentos sobre o Volkswagen Polo, não foram encontradas falhas relacionadas ao processo produtivo, mas sim questões pontuais de acordo com cada uso e situação. A nossa rede de concessionárias está preparada para atender os consumidores que precisarem tratar quaisquer questões pontuais e solucioná-las o mais rápido possível”.
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O Volkswagen Polo mantém boa reputação em desempenho, consumo e segurança, mas os barulhos internos e o consumo anormal de líquido de arrefecimento estão entre as queixas mais citadas por donos. Ambos os problemas têm solução simples, mas exigem atenção e manutenção cuidadosa.
Ao comprar um usado, é recomendável verificar ruídos em piso irregular e examinar o nível do líquido de arrefecimento após alguns dias de rodagem. Se o histórico de manutenção estiver em dia e esses pontos já tiverem sido corrigidos, o Polo continua sendo uma boa compra entre os hatches compactos.
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