Volkswagen Polo aspirado ou turbo: qual o mais econômico? Veja consumo

Em duelo de eficiência, motores MPI e TSI do Polo revelam médias de consumo bastante distintas; confira Carro de passeio mais vendido do Brasil, o Volkswagen Polo está disponível no mercado com duas opções de conjunto mecânico: 1.0 MPI aspirado de 84 cv e 1.0 TSI turbo de 116 cv. O primeiro equipa as versões de entrada com foco em preço, enquanto o segundo é adotado nas configurações intermediária e topo de linha, com proposta voltada para o conforto. Mas e no quesito consumo de combustível, qual é o mais econômico?
Autoesporte avaliou o Polo equipado com os dois motores e aferiu as médias de consumo de cada um. O teste foi realizado com uma unidade do Polo Track MPI e outra do Polo Comfortline TSI, ambas abastecidas com gasolina.
Volkswagen Polo 1.0 MPI
Volkswagen Polo 1.0 aspirado rende 84 cv de potência máxima
Renato Durães/Autoesporte
Equipado com o motor 1.0 aspirado MPI, o Polo entrega 84 cv de potência com etanol e 77 cv com gasolina, além de 10,3 kgm e 9,6 kgfm de torque, respectivamente. O câmbio é sempre manual de cinco marchas. Em nossos testes, o modelo registrou 9,7 km/l de consumo na cidade e 16,6 km/l na estrada. Para efeito de comparação, as médias do Inmetro são ligeiramente diferentes: 13,7 km/l e 15,2 km/l, nesta ordem.
Initial plugin text
A aceleração de 0 a 100 km/h também foi medida, embora não seja o foco do teste (o motor turbo, obviamente, entrega números bem melhores nesse aspecto). No caso do MPI, foram gastos 15,9 segundos, contra os 13,8 segundos divulgados pela Volkswagen.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
Volkswagen Polo 1.0 TSI
Volkswagen Polo com motor TSI fez quase 21 km/l em nossos testes
André Paixão/Autoesporte
Já quando falamos do 1.0 TSI, são entregues 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol, bem como torque de 16,8 kgfm com os dois combustíveis. A versão Comfortline testada sai de fábrica sempre com câmbio automático de seis marchas. Em nossos testes, as médias foram de 11,1 km/l na cidade e 20,8 km/l na estrada. Por outro lado, na tabela do PBEV, os números homologados são de 12,5 km/l e 15,1 km/l, respectivamente.
No 0 a 100 km/h, o Polo TSI acelerou em 11,5 segundos e ficou bem próximo do tempo oficial divulgado pela Volkswagen, de 11,1 segundos.
Os 10 carros automáticos mais econômicos do Brasil em 2025
Veja 6 carros que ficaram mais econômicos em 2025
Motor turbo é mais econômico
Motor 1.0 TSI da Volkswagen tem injeção direta de combustível
Renato Durães/Autoesporte
Diante dos números, fica evidente a vantagem do motor turbo sobre o aspirado. Ambos têm números relativamente próximos na tabela do Inmetro (média de 15 km/l na estrada com gasolina), mas acabam entregando consumo diferente no uso real. O TSI leva a melhor principalmente por conta do nível de tecnologia embarcada e da construção mais moderna.
Entre outros atributos, conta com o sistema de injeção direta de combustível (contra a injeção multiponto do MPI) e oferece ganhos adicionais em economia e potência. O recurso permite um controle mais preciso da entrada de combustível na câmara, melhorando a queima e otimizando o rendimento do motor.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas
Fonte: Read More



