Volkswagen pode ter 5 SUVs produzidos ao mesmo tempo no Brasil; entenda
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O calendário de novidades da Volkswagen reserva estreias de peso para os próximos anos e vem sendo inteiramente desvendado por Autoesporte nas últimas semanas. Desde então, já antecipamos detalhes sobre as próximas gerações de Nivus e T-Cross e, de quebra, revelamos qual será o futuro das linhagens atuais. Com isso, adiantamos que a marca alemã terá no total 5 diferentes SUVs produzidos ao mesmo tempo no Brasil, incluindo o Tera.
Será, na prática, a maior gama de utilitários esportivos nacionais do mercado. O feito colocará a Volkswagen em posição de destaque na categoria e será viabilizado pelo investimento de R$ 16 bilhões que a marca aplicará no Brasil até 2028. Com 5 modelos em linha, será possível explorar desde o nicho de entrada, com o Tera, até os andares de cima, com os novos Nivus e T-Cross híbridos. Abaixo, detalharemos mais sobre cada um.
Além disso, as opções de propulsão serão diversificadas, variando desde motores tradicionais sem assistência elétrica até conjuntos híbridos inéditos. Para dar conta de 5 diferentes SUVs, a Volkswagen dividirá a produção entre três fábricas.
Nivus e T-Cross atuais serão atualizados
Volkswagen T-Cross atual conviverá com o modelo de nova geração
Renato Durães/Autoesporte
Começando pelos modelos que já conhecemos, antecipamos com exclusividade no início da semana que o T-Cross atual será novamente reestilizado para continuar à venda ao lado da futura segunda geração. Nossa reportagem ouviu de fontes ligadas à marca que o SUV compacto tem potencial para ter um ciclo mais longevo no país.
O T-Cross foi lançado em 2019 e, desde então, é um dos carros mais vendidos da categoria. Como o objetivo da marca é “elevar o patamar” da próxima geração, o modelo atual permanecerá em linha como uma alternativa mais em conta. A produção seguirá concentrada na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
Volkswagen Nivus atual continuará em linha mesmo com a chegada da nova geração
Renato Durães
O Nivus, por sua vez, também continuará em linha mesmo com a chegada de seu sucessor. Assim como o primo T-Cross, manterá a plataforma modular MQB A0 e receberá atualizações no visual. A produção continuará na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
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Nova geração do T-Cross
Com o T-Cross atual mantido em linha, a nova geração crescerá e evoluirá tecnicamente para atuar em um novo patamar comercial. Autoesporte já antecipou que o modelo terá design inspirado no recém-apresentado ID.Cross europeu e chegará ao mercado em 2027. As linhas serão baseadas na mais recente filosofia estética da Volkswagen e virão acompanhadas de uma carroceria maior e mais parruda, conforme revela projeção de João Kleber Amaral.
Novo T-Cross terá design inspirado no conceito ID.Cross
Projeção: João Kleber Amaral/Autoesporte
Chamado, ao menos por ora, de T-Cross NF (nova geração), o projeto também é conhecido pelo codinome A-SUV ou VW226, conforme informação apurada pela Mobiauto. No carro final, há possibilidade de a Volkswagen adotar até mesmo outro nome, tendo em vista o alto grau de mudanças. Bom ainda destacar que o modelo, na prática, será um sucessor do Taos, que deve sair de linha em um futuro não tão próximo.
Volkswagen ID.Cross vai inspirar o próximo T-Cross
Divulgação
Mecanicamente, o novo T-Cross usará a plataforma MQB Evo, derivada do novo T-Roc europeu, e estreará no Brasil o motor 1.5 TSI Evo2, uma evolução do 1.4 TSI, já convertido para flex. Também da família EA211, opera em ciclo Miller.
No SUV, esse motor será usado em configuração híbrida leve de 48V, com cerca de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, ou híbrida plena, tal qual um Toyota Corolla Cross, com aproximadamente 170 cv e 31,6 kgfm.
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Novo Nivus
Da mesma forma que o T-Cross, o Nivus mudará radicalmente na próxima geração e conviverá com a linhagem atual. Como todos os futuros lançamentos, o modelo é tratado internamente por códigos e, nesta fase de projeto, atende por Nivus NF, Saga ou VW213. O lançamento está previsto para acontecer em 2028, ou seja, um ano depois do novo T-Cross. Até mesmo outro nome poderá ser adotado, levando em conta o grau de ruptura com o modelo atual.
Projeção do novo Volkswagen Nivus
João Kleber Amaral/Autoesporte
Visualmente, o novo Nivus terá identidade local e linhas assinadas pela equipe do brasileiro JC Pavone, “pai” do primeiro Nivus, do Tera e também do próximo T-Cross. A projeção de João Kleber Amaral mostra elementos como a caixa de roda traseira alargada, lanternas mais estreitas e com um filete ligando as peças e coluna C com uma tira da mesma cor da carroceria. Podemos esperar alguns elementos do T-Roc, mas com diversas alterações.
Plataforma MQB Evo e a motorização 1.5 TSI Evo2 MHEV e HEV do novo T-Roc europeu
Projeção: João Kleber Amaral/Autoesporte
Mecanicamente, o próximo Nivus compartilhará com o novo T-Cross a plataforma MQB Evo, derivada do novo T-Roc europeu, e o motor 1.5 TSI Evo2. Tal qual o primo, o SUV cupê também será oferecido com propulsão híbrida leve de 48V, com cerca de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Já fora das versões de topo, o projeto Saga pode manter o motor 200 TSI 1.0 turbo de 128 cv, sem eletrificação.
Apuração publicada em primeira mão por Autoesporte revela que tanto o motor 1.5 TSI Evo2 quanto o sistema elétrico de baixa e alta tensão em questão chegarão primeiramente importados do México. A nacionalização da produção na fábrica de motores de São Carlos (SP) está prevista apenas para 2031. E deve incluir tanto o conjunto elétrico quanto o sistema de transmissão.
Volkswagen Tera é o menor dos SUVs da marca no Brasil
Murilo Goes/Autoesporte
Por fim, o quinto SUV nacional da Volkswagen é o Tera, que tem produção concentrada na fábrica de Taubaté (SP) e chegou ao mercado há poucos meses. O modelo é o menor dos crossovers da marca no Brasil e deverá mudar apenas em 2028, recebendo uma leve atualização para se alinhar aos novos T-Cross e Nivus, que nesta data já estarão à venda.
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