Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Volkswagen Nivus e T-Cross 2025 têm mudança em peça alvo de furtos

13/06/2024
Volkswagen Nivus e T-Cross 2025 têm mudança em peça alvo de furtos

Fixação do controle de cruzeiro adaptativo (ACC) foi reforçada no T-Cross e melhorias devem ser aplicadas em breve ao SUV cupê Roubos de emblemas de carros aumentaram nos últimos anos e proprietários de Volkswagen e Mercedes têm sido as maiores vítimas. No caso do Nivus, o objetivo dos ladrões é conseguir levar parte do módulo do controle do controlador de velocidade adaptativo (ACC) que fica acoplado ao símbolo. Isso eleva ainda mais o prejuízo que poderia ser apenas estético.
Por isso, a marca alemã precisou agir. A fabricante confirmou à reportagem de Autosporte que o Volkswagen T-Cross 2025 recebeu melhorias (confira mais abaixo). E o Nivus 2025, que deve ser lançado no final do ano com visual atualizado, seguirá pelo mesmo caminho.
Entenda o caso
Projeção do Volkswagen Nivus 2025: SUV cupê deve incorporar solução estreada pelo novo T-Cross
João Kleber Amaral
Quando os casos de roubo de emblema e radar do Nivus explodiram, a Volkswagen baixou os preços das peças que eram alvo dos criminosos. Agora, aproveitou a reestilização do T-Cross 2025 para fazer mudanças na região da grade com o objetivo de inibir os casos de furto do radar.
Considerando que esse é um ponto sensível também no Nivus, faz todo sentido esperar que os aprimoramentos também sejam aplicados ao SUV cupê. Consultada, a fabricante confirmou as atualizações no T-Cross, mas afirmou que “não comenta futuros lançamentos”, sem confirmar se a atualização será mesmo transferida para ele.
Renault Kardian é melhor que Nivus e Pulse? Comparamos desempenho e custos
Volkswagen T-Cross 2025: 3 itens mais legais e 3 piores que do SUV europeu
Novo Volkswagen T-Cross tem consumo pior sem mudar o motor; saiba por quê
O que mudou?
Segundo a Volkswagen, as mudanças no radar de ACC do T-Cross 2025 foram feitas em dois pontos. Primeiro, a fixação do radar passa a ser parafusada e não mais encaixada. Já o emblema da Volkswagen recebeu um reforço, impossibilitando a retirada sem que a peça seja danificada.
Ou seja, eventuais tentativas de furto ainda podem ocorrer, mas a peça será danificada a ponto de ficar inutilizada, o que deve inibir a ação de bandidos. Além disso, o radar passará a ficar “escondido” na parte interna do bocal, sendo impossível acessá-lo pelo lado de fora do SUV.
Como funciona o ACC?
O controlador de velocidade adaptativo é conhecido popularmente como ACC. Ele usa sensores e radar para medir em tempo real a distância do veículo que segue à frente. Com isso, consegue controlar acelerador e freio para manter a distância pré-programada pelo motorista.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.
A fixação desse sistema varia de acordo com as fabricantes. Para que o radar não fique tão aparente, algumas marcas optaram por embutir o módulo no próprio emblema. É exatamente o caso da Volkswagen.
Há quem use cola para fixar ACC no Volkswagen Nivus
Reprodução/Facebook
Por isso o emblema se tornou alvo de ladrões. O objetivo, na verdade, é roubar o módulo para revendê-lo no mercado paralelo. Sem ele, o ACC fica totalmente inativo. A fim de mitigar as chances de roubo, alguns proprietários chegaram a aplicar cola para reforçar o logotipo.
Além do sistema ACC, o sensor frontal faz parte do assistente de frenagem autônoma de emergência (AEB), que pode entrar em ação caso identifique que o motorista demorou para reagir em incidentes rápidos.
Prejuízo calculado
Quando casos de roubos do ACC surgiram na internet, a Volkswagen afirmou apenas que se tratava de um problema de segurança pública e não de um defeito do carro. Porém, a própria marca reduziu em até 90% o preço do módulo nas concessionárias, cujo valor caiu de R$ 15 mil para R$ 1,2 mil.
Initial plugin text
Roberto Merulla, diretor de pós-venda da Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen (Assobrav), apontou que a marca e a rede de concessionárias reduziram os preços da peça de reposição. “Temos ciência de que não se trata de qualquer problema ou vício de produto, mas sim uma questão de segurança pública”, afirmou.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.