Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Volkswagen Gol G8 tem bom consumo e mecânica robusta a partir de R$ 41 mil

25/10/2025
Volkswagen Gol G8 tem bom consumo e mecânica robusta a partir de R$ 41 mil


Lançado em 2018 como linha 2019, o Volkswagen Gol de última geração representou o último capítulo de uma história que atravessou quatro décadas de produção nacional. A linha final manteve a essência do carro que conquistou o público brasileiro: um hatch confiável, de manutenção simples e comportamento previsível no dia a dia.
Embora o projeto já mostrasse sinais de idade frente a rivais como Fiat Argo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20, o Gol ainda conquistava compradores pelo custo-benefício e pela tradição de durabilidade.
Devido ao tamanho, hatch compacto garante facilidade nas manobras e agilidade no trânsito
Raphael Munhoz/Autoesporte
Com base no Polo e Virtus em termos de componentes, mas sobre uma plataforma anterior (PQ24), o modelo recebeu atualizações de design, melhorias de segurança e versões mais equipadas até sair de linha em 2022. Este guia ajuda a entender quais versões do Gol entregam mais, como se comportam os motores e o que observar ao buscar um exemplar usado.
Características gerais do Volkswagen Gol
Com 3,89 metros de comprimento, 1,65 m de largura e 1,47 m de altura, o Volkswagen Gol é um dos hatches mais compactos de sua categoria, o que o torna fácil de estacionar e ágil no trânsito urbano. O entre-eixos de 2,47 m garante espaço razoável para quatro adultos, e o porta-malas de 285 litros se mantém dentro da média da categoria.
Por dentro, o Gol 2018–2022 oferece acabamento simples, mas com boa montagem e ergonomia elogiada. O painel herdado do Up! trouxe aparência mais moderna e comandos intuitivos. Nas versões de topo, como a 1.6 MSI automática, há volante multifuncional e central multimídia com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay. Apesar do interior enxuto, a durabilidade dos materiais é um ponto positivo, o que favorece o uso prolongado sem sinais precoces de desgaste.
+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte
Motorização
O Volkswagen Gol da última geração apostou em soluções conhecidas e confiáveis, equilibrando economia e robustez com motores consagrados da linha Volkswagen. Foram duas motorizações principais: 1.0 MPI e 1.6 MSI, além de duas opções de câmbio, manual e automático, que atenderam bem a perfis distintos de motorista.
Volkswagen Gol foi equipado com duas opções de motores principais: 1.0 MPI e 1.6 MSI
Fabio Aro/Autoesporte
O 1.0 MPI de três cilindros, com 84 cv e 10,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol é o típico motor urbano: esperto nas saídas, econômico e fácil de manter. Leve e silencioso, trabalha em conjunto com o câmbio manual de cinco marchas, de engates curtos e precisos, que contribui para o bom rendimento em cidade. De acordo com o Inmetro, o consumo fica em torno de 9,0 km/l com etanol e 13,3 km/l com gasolina na área urbana, chegando a 10,1 km/l e 14,4 km/l na estrada.
Já o 1.6 MSI de quatro cilindros é o mais indicado para quem roda com frequência em estrada ou carrega o carro cheio. Com 120 cv e 16,8 kgfm de torque com etanol (104 cv e 15,6 kgfm com gasolina), entrega respostas rápidas e acelerações mais consistentes. Ele foi oferecido tanto com câmbio manual de cinco marchas quanto com o automático de seis marchas, o mesmo usado em Polo, Virtus e T-Cross, conhecido pela suavidade nas trocas e pela durabilidade.
Nas medições do Inmetro, o Gol 1.6 manual faz 8,8 km/l (etanol) e 12,9 km/l (gasolina) na cidade, enquanto o 1.6 automático fica em 7,7 km/l e 11,1 km/l, respectivamente. Em estrada, as médias sobem para 10,5 km/l e 14,6 km/l no manual e 9,6 km/l e 13,8 km/l no automático.
Volkswagen Gol 1.6 MSI Automático destaca-se pelo conforto na condução
Fabio Aro/Autoesporte
Na prática, o Gol 1.0 é o mais racional, ideal para o uso urbano e rotinas leves, enquanto o 1.6 MSI oferece um comportamento mais vigoroso e confortável, especialmente na versão automática. Ambos compartilham o mesmo acerto de suspensão firme e direção direta, que garantem boa estabilidade e segurança mesmo em pisos irregulares. É justamente essa combinação de mecânica simples, câmbios confiáveis e consumo equilibrado que o mantém entre os hatches compactos mais valorizados do mercado de usados.
Volkswagen Gol: versões e equipamentos de série
Durante o período entre 2018 e 2022, o Gol foi oferecido em configurações 1.0, 1.6 MSI e 1.6 automático. A versão de 1.0 trazia ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, computador de bordo e som com Bluetooth. O controle de estabilidade (ESC) e o assistente de partida em rampa tornaram-se obrigatórios a partir de 2020, elevando o padrão de segurança do modelo.
Pacote de equipamentos é básico comparado com o de rivais, mas modelo se destaca pelos preços acessíveis
Fabio Aro/Autoesporte
As versões 1.6 e 1.6 automática diferem somente no câmbio, e adicionavam volante multifuncional, faróis de neblina, retrovisores elétricos, sensores de ré e central multimídia com tela de 6,5 polegadas. Airbags frontais e freios ABS eram itens de série em toda a linha. Embora o pacote de conforto fosse básico diante de rivais mais novos, o Gol compensava pela confiabilidade e pelo baixo custo de manutenção.
Para marcar o fim da produção do modelo após mais de 40 anos de história, a Volkswagen lançou em 2022 a edição especial Gol Last Edition, limitada a 1.000 unidades numeradas. Produzida na fábrica de Taubaté (SP), ela homenageou a trajetória do hatch mais vendido do país com uma configuração exclusiva e acabamento diferenciado.
Baseada na versão 1.0 MPI, a Last Edition traz pintura vermelha Sunset, rodas de liga leve aro 15 com acabamento diamantado, retrovisores e teto em preto, além de adesivos laterais e o emblema “Last Edition” na tampa traseira. Por dentro, recebeu bancos com costuras vermelhas, painel escurecido e plaqueta numerada no console central, identificando cada exemplar.
Initial plugin text
Por ser uma série de despedida, a Gol Last Edition se tornou item de colecionador, com poucas unidades disponíveis no mercado de usados e tendência de valorização. Além do simbolismo histórico, é também um resumo das virtudes que consolidaram o sucesso do modelo: simplicidade, durabilidade e design atemporal.
Volkswagen Gol G8 vale a pena?
O Volkswagen Gol G8 segue como uma escolha racional no mercado de usados. Seu conjunto mecânico é simples, confiável e barato de manter, com ampla oferta de peças e mão de obra especializada. O consumo é competitivo e o desempenho, suficiente para o uso urbano e rodoviário.
Os exemplares com motor 1.6 e câmbio automático oferecem o melhor equilíbrio entre desempenho e conforto, enquanto as versões 1.0 são mais voltadas à economia e custo de uso. Embora já ultrapassado em tecnologia e espaço interno, o Gol ainda é referência em robustez e valor de revenda.
Preços na Tabela FIPE
Linha 2019:
Volkswagen Gol 1.0 12v: R$ 41.679
Volkswagen Gol 1.6 MSI: R$ 46.626
Volkswagen Gol 1.6 MSI (Aut): R$ 54.965
Linha 2020:
Volkswagen Gol 1.0 12v: R$ 44.738
Volkswagen Gol 1.6 MSI: R$ 49.998
Volkswagen Gol 1.6 MSI (Aut): R$ 56.340
Linha 2021:
Volkswagen Gol 1.0 12v: R$ 47.453
Volkswagen Gol 1.6 MSI: R$ 52.391
Volkswagen Gol 1.6 MSI (Aut): R$ 57.749
Linha 2022:
Volkswagen Gol 1.0 12v: R$ 51.365
Volkswagen Gol 1.6 MSI: R$ 57.201
Volkswagen Gol 1.6 MSI (Aut): R$ 59.552
Linha 2023:
Volkswagen Gol 1.0 12v: R$ 55.373
Volkswagen Gol 1.0 Last Edition: R$ 84.166
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.