Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300Grupo Sentinela_Logotipo_1_bc300
  • HOME
  • SERVIÇOS
  • ÁREA PCD
  • CONSULTAS
  • SOBRE NÓS
  • DOWNLOAD
  • SEGUROS
  • BLOG
  • NOTÍCIAS
✕

Volkswagen começa a testar nova Kombi elétrica como carro autônomo compartilhado

11/04/2023

ID.Buzz sem motorista vai substituir outra van da marca em serviço que já faz sucesso nas cidades alemãs Pluto dobra a esquina e para junto à calçada para o embarque. Sua porta elétrica abre, a pessoa entra, ocupa um dos seis bancos e a van parte silenciosamente. O passageiro pode relaxar com o ar-condicionado, vendo a paisagem da cidade que desfila pelos amplos vidros, trabalhar usando o Wi-Fi a bordo ou esticar as pernas (36 centímetros de espaço) e lutar contra o sono no assento confortável. O motorista, ou um substituto eletrônico quando o condutor não estiver mais ao volante, vai acordá-lo no destino.
O serviço é operado pela Moia, empresa criada pelo Grupo Volkswagen que estreou em outubro de 2017 na cidade alemã de Hannover. Era um projeto-piloto de ridepooling, ou corrida compartilhada, mas pode chamar de lotação. Hoje opera também em Hamburgo e, desde janeiro, passou a fazer parte do sistema público de transporte de Hannover.
Veja também
O conceito do Moia é muito simples: atender passageiros mais ou menos na mesma área que também compartilham um destino próximo. Grosso modo, o mesmo que era oferecido pelo Waze Carpool, suspenso pelo Google em setembro de 2022. A diferença para a carona paga oferecida por um dono de carro é que o Moia é um serviço com muito conforto e tecnologia explorado por uma empresa. Em tempo: Moia é palavra adaptada do hindu-sânscrito com significado próximo a “mágica”.
Vale começar apresentando o Pluto, baseado na van Crafter lançada em 2006 pela Volkswagen. Dez anos depois, o furgão de 6,8 metros recebeu a versão elétrica e-Crafter. É essa que circula nas ruas alemãs e ganhou o apelido. Parece o Pluto pra você? Segundo a Volkswagen, a van tem autonomia aproximada de 300 km e velocidade máxima de 90 km/h. Até 80% de sua bateria pode ser recarregada em cerca de meia hora.
Baseado na Crafter, furgão recebeu apelido de Pluto na Alemanha
Divulgação
No campo da conveniência, o veículo oferece seis assentos individuais para os passageiros, com luz de leitura e entrada USB. Até três assentos infantis podem ser fixados com Isofix. Sascha Meyer, diretor executivo da Moia, afirma que dos 565 Plutos elétricos circulando em Hamburgo e Hannover, essa segunda cidade tem 15 unidades com elevador na traseira a fim de atender cadeirantes.
Para obter uma viagem, a pessoa deve acionar um aplicativo no celular. As solicitações são combinadas por algoritmo, os pontos de embarque virtuais (mais de 15 mil) e os destinos e as rotas são agrupados. O usuário tem acesso à hora de chegada e ao custo da viagem no aplicativo.
Veículo elétrico e autônomo já faz parte do sistema de transporte público de Hannover
Divulgação
Na sala de controle, no enorme pátio de Plutos em Hamburgo, um monitor exibe pontos verdes. Cada um equivale a um veículo; muitos se deslocam, alguns estão parados – pausa do motorista para um café. Em paralelo à inteligência artificial, esse monitoramento ajuda a evitar a concentração de veículos em determinada área. Sascha Meyer afirma que também é possível bloquear uma região onde haverá um evento público. Por exemplo, uma maratona que leve à interdição de ruas e avenidas.
Como em uma viagem por carro de aplicativo no Brasil, o custo é debitado no cartão de crédito do passageiro. Segundo o executivo da Moia, a tarifa fica entre o transporte público e os táxis. Mas isso varia com a demanda, a distância, a hora e o dia da semana.
A Moia planeja expandir o atendimento para 15 cidades da região em 2025, ano para o qual está programada a grande mudança no serviço. Os Plutos serão substituídos pelo ID.Buzz de deslocamento autônomo. Christian Buhlmann, chefe de comunicações da área de veículos comerciais da Volkswagen, conta que a empresa está financiando parte dos veículos, avançando “passo a passo, provando que modelo pode funcionar”.
Atualmente os Plutos levam até seis passageiros com conforto
Divulgação
Esse modelo, explica o executivo, significa preparar os motoristas para novas funções à medida em que as Kombi elétricas autônomas entrarem em operação. Os testes estão em fase inicial, segundo Buhlmann “em lugares seguros, para transmitir confiança”. Ele afirma ainda que o custo das viagens deve cair e que a movimentação das vans autônomas “não exige infraestrutura”.
Segundo a municipalidade de Hamburgo, mais de 50 mil pessoas usaram o serviço da Moia desde agosto de 2018. A empresa e a Volkswagen têm ambição de transformar a cidade no que Buhlmann chamou de “campo de provas para mobilidade autônoma”. Em dois anos, vamos saber como as pessoas vão encarar a simpática Kombi elétrica dobrando a esquina, sem motorista.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Mais Lidas

Fonte: Read More 

Compartilhar
0

Artigos Relacionados

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras
04/12/2025

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos é aprovada; veja as regras


Leia mais
Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026
04/12/2025

Flagra: nova picape híbrida da BYD terá painel de Song Plus e chega em 2026


Leia mais
Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva
04/12/2025

Flagra: novo Nissan Versa aparece sem disfarces e com pegada esportiva


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Todos os Direitos Reservados a Sentinela Despachantes.
Elaborado por: Kamilla Ribeiro | Desenvolvido por: Sales Publicidade
      Precisa de ajuda?
      Sentinela Despachantes
      Olá,
      em que podemos te ajudar?
      Iniciar conversa
      Usamos cookies para oferecer uma experiência melhor no site. Mas respeitamos a sua decisão e você pode aceitar ou não em compartilhar a sua experiência em nosso site.